Pular para o conteúdo principal

SABEDORIA PARA PROSPERAR


SABEDORIA PARA PROSPERAR
 Sabedoria é a coisa principal
Sabedoria é:
 A escritura te mostrando o que você pode resolver
 Discernir o certo do errado na hora de decidir
 Ver a vida do ponto-de-vista de Deus
“A sabedoria é a coisa principal. Com tudo o que vc possui, adquire o entendimento”
(Pv 4:7) - Este é um dos versículos mais importantes da Bíblia. Responde 10.000 perguntas.
Sl 112:1-3 – “Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus
mandamentos. A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração
dos justos. Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para
sempre”.
AUMENTANDO O SEU VALOR
Você não pode aumentar o salário ou sua renda na hora que quiser,
mas pode aumentar o seu valor. Como?
 Ec 9:10  Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças...
 Cl 3:23  E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não
aos homens.
 Lc 17: 9-10 Assim também vós, depois de haverdes feito tudo quanto vos foi
ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos
fazer.
Alguém que não cumpre com exatidão e zelo os comandos, É NEGLIGENTE
Alguém que cumpre apenas o que lhe mandam fazer É MEDÍOCRE
(Jesus chamou de “inútil” – Lc 17:9-10)
O seu valor depende de você. Então...
• Faça tudo com muito amor e zelo – “E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o
coração, como ao Senhor e não aos homens” Cl 3:23 .
• Procure sempre fazer o máximo (e não o mínimo que lhe é exigido)
“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças...” Ec 9:10 .
VOCÊ GOSTA DE PROBLEMAS?
O seu VALOR está relacionado aos PROBLEMAS que você pode resolver
Quem resolve pequenos problemas – tem MENOS VALOR
Se você resolve PROBLEMAS MAIORES  MAIOR VALOR
COMO RESOLVER PROBLEMAS MAIORES, CADA VEZ MAIS
 Aprendendo bem o básico da situação
 Praticando e melhorando a qualidade
 Estudando e aprimorando
 Pesquisando e Aprendendo sempre...
Cada desafio é uma oportunidade para superar problemas
ANTECIPE OS PROBLEMAS
Não espere os problemas acontecerem – antecipe-os
Seja prudente e Previdente
• AMPLIE A VISÃO
• MAXIMIZE O SEU POTENCIAL
• APROVEITE BEM ESSA OPORTUNIDADE (Deus colocou você neste lugar com
propósito)SABEDORIA PARA PROSPERAR
1) VALORIAZE OS SEU SONHOS – verifique o que Deus colocou o no seu coração para vc
realizar (Sl 37:4)
Marque bem o que Deus lhe prometeu e prossiga para o alvo da sua vida.
A mente é muito poderosa; ela tem duas funções: a memória (aponta para o
passado) e a imaginação (aponta para o futuro).
O desejo por Canaã (futuro) deve ser tão grande que a dor do Egito (passado) deve
fugir de você.
• Toda experiência é tão grande quanto você quer que ela seja.
• Você pode pegar uma pequena experiência de dor e transforma-la em algo grande em
sua vida.
2) Um lugar importante em sua casa é o LUGAR SECRETO PARA ORAÇÃO
reservado para a sua intimidade com o Espírito Santo
• Tenha alvo de passar tempo com ele. Comece com apenas 15 minutos por dia.
• O sucesso é uma coleção de pequenas coisas completas.
• Pegue uma montanha de sonhos e quebre em pequenas pedras.
• Pegue como que um grande prédio sendo o seu sonho, quebre-o em pequenas
partes que vc vai construindo.
A primeira coisa a fazer quando vc acorda, é falar com o Espírito Santo.
Ele é o Espírito da verdade, espírito da vida
• Jesus com fiou tanto nele que até aceitou morrer sabendo que o Espírito Santo iria
ressuscitá-lo.
• Ele é a única pessoa capaz de estar continuamente com você
• Nunca houve ninguém como você. Por isso ninguém lhe entende. Somente o
Espírito Santo pode lhe entender.
3ª. coisa importante a fazer é APRENDA A SEMEAR COM FÉ,
NA EXPECTATIVA DE UM MILAGRE
• O tamanho do milagre é proporcional ao tamanho e qualidade da oferta.
A IMPORTÂNCIA DAS OFERTAS
• O propósito das ofertas é criar suprimento para o povo
• O propósito do povo semear é para criar a sua colheita
SE A SEMENTE FICAR NA MINHA MÃO, ELA SE PERDE –
MAS, SE EU COLOCAR NAS MÃOS DE DEUS, MULTIPLICA!
Tudo o que coloco na mão de Deus vai multiplicar.
 Tudo o que você quer está na sua semente.
 Eu posso criar qualquer futuro que eu queira com o que está na minha mão.
Quando eu deixo sair o que está na minha mão,
Deus deixa sair o que está nas mãos dele.
A semente tem que conter a expectativa do milagre.
A equação financeira inclui a expectativa.
“Aquele que vem à Ele, tem que acreditar que Ele é o galardoador dos que o buscam” (Hb
11:6).  Deus responde à sementes que vêm com expectativa e fé.
A MINHA SEMENTE NÃO GARANTE A COLHEITA.
O QUE GARANTE A COLHEITA É A MINHA FÉSABEDORIA PARA PROSPERAR – Resumo das palestras –
 Como experimentar a prosperidade de Deus?
 As suas finanças não são a medida do amor de Deus, nem do Seu respeito por você.
 Também as suas finanças não são a prova da sua piedade ou fervor espiritual.
 Para prosperar, você tem que aplicar a lei do crescimento.
A Lei do crescimento pode ser melhor entendida através das  Sete  leis da riqueza
 1ª Lei da riqueza - A LEI DA CRENÇA
 2ª A LEI DA DIFERENÇA
 3ª A LEI DA HONRA
 4ª A LEI DA TROCA
 5ª A LEI DA RECOMPENSA
 6ª A LEI DO RELACIONAMENTO
 7ª A LEI DA SEMENTE
 20% do que Jesus ensinou foi sobre dinheiro.
 É a oração que traz dinheiro, ou a aplicação dos princípios de Deus?
 Os princípios de Deus são  o caminho para a sua prosperidade.
o Deus não decide as suas riquezas.
o As suas decisões é que decidem o nível da sua prosperidade.
o Você vai ter que decidir o que vai fazer para mudar o seu futuro.
 Deus é fonte de toda a riqueza, mas como Ele a distribui?
 Ele recompensa a cada um conforme a sua PRODUTIVIDADE.
Veja Mt 21:19 (a figueira estéril) e 25:14-29 (os talentos)
PRODUTIVIDADE É IMPORTANTE PARA DEUS
1ª Lei da riqueza - A LEI DA CRENÇA
 A religião neutralizou o conhecimento da prosperidade
 Alguém sem dinheiro, é alguém sem poder
 Você está onde está hoje, porque um dia acreditou em alguém
Uma mentira pode lhe destruir pelo resto da sua vida.
 A maioria das famílias mais honestas e piedosas sempre foram tão carentes por
causa de Um sistema de crenças.
 Mas a Bíblia diz nos Salmos 112:1-3 que
“o homem que ama a Deus, a riqueza não se apartará da sua casa”.
 Não há problemas financeiros na terra. Somente há falta de sabedoria.
 Mudou a sabedoria, mudou as finanças.
Finanças é o produto da sabedoria
2ª Lei da riqueza é a LEI DA DIFERENÇA SABEDORIA PARA PROSPERAR – Resumo das palestras – IEAB – SCS  4
 O que você ganha é definido pela sua diferença entre os outros
 Qual tipo de problema que você pode resolver com a sua diferença
 O quanto você quer investir para que as pessoas conheçam a sua diferença
Você conhece e valoriza a sua diferença dos outros?
3ª - A LEI DA HONRA
Cinco pessoas estão envolvidas em sua prosperidade:
1. Deus
2. Seu pais
3. Seu patrão
4. As pessoas que estão abaixo de você
5. Sua autoridade espiritual
4ª - A LEI DA TROCA
 Quanto maior o seu futuro, maior o custo.
 Deus não decide as suas riquezas.
 As suas decisões é que decidem a sua riqueza.
 Eu tenho que trocar algo valioso no presente para ganhar valioso no futuro.
Eu tenho que dar algo, para o futuro que eu quero.
5ª A LEI DA RECOMPENSA
Tudo na vida é um teste ou uma recompensa.
 O que você não gosta, é um teste.
 O que lhe alegra, é uma recompensa.
Dois Princípios Importantes:
1) Deus é a nossa fonte principal e e vai usar outras fontes para nos suprir.
2) Deus vai usar quem Ele quiser para nos
 Gênesis 41 – José foi recompensado pelos problemas que ele resolveu.
 Procure problemas para você resolver.
Quando você vê um problema, você se move rapidamente para resolvê-lo?
6ª - A Lei do RELACIONAMENTO
 Algo que você precisa está na vida de alguém que você não gosta.
 Deus esconde os Seus segredos nos vasos mais desqualificados pra que você
possa descobrí-los.SABEDORIA PARA PROSPERAR –
1.  Davi foi esquecido pelo pai e desprezado pelos seus irmãos.
2. Os irmãos de José o venderam por 20 peças de prata
Sempre procure o depósito divino nas pessoas que estão ao seu redor.
7ª - A LEI DA SEMENTE
 Você é um deposito ambulante de semente.
O que é uma semente?
 A semente é qualquer coisa que cria um futuro
 É qualquer coisa que produz mudança
 É qualquer coisa que pode crescer.
Toda semente contém um futuro diferente.
Eu semeio para baixo (aos necessitados), para ter saúde. (Sl 41:1-3 e Is 58:7-11)
Eu semeio para cima (aos que me abençoam espiritualmente), para ter prosperidade.
(Ez 44:30 e Lv 23:10)
Cada semente deve reproduzir conforme a sua espécie. (Gn 1:11-30)
Quando você semeia em alguém que é um bom solo, a semente vai voltar para você. 
Perdão é uma semente
Dinheiro
Palavras
Tempo gasto com pessoas
Carinho
Etc.
Algo na minha mão vai criar qualquer coisa que quero no meu futuro.
O que falta na mensagem da semeadura NÃO É O DAR.
(Isto já estamos fazendo)
O que falta é: ESPERAR UMA COLHEITA.
•  Nunca venda nada que você seja capaz de semear.
    (Se você vender, vai pegar apenas um preço)
•  Se você semear, recebe até cem vezes mais da parte de Deus.
•  Semeie na expectativa de uma colheita específica.
Sempre procure uma  oportunidade para semear
Por que semear o dinheiro?
O DINHEIRO é uma COMBINAÇÃO de MUITAS SEMENTES em sua vida.
Deus não pede 10% do nosso tempo, nem da nossa energia.
Quando trago O MEU DINHEIRO COMO OFERTA a Deus, estou trazendo o melhor:
da minha inteligência
da minha experiência,
do meu tempo 
do meu trabalho
da minha energia
do meu relacionamento SABEDORIA PARA PROSPERAR
o suor do meu corpo
Enfim, o melhor da minha vida.
Por que semeamos?
 Não semeamos por causa de uma necessidade
 Semeamos para criar uma colheita.
Exemplo: 1 Reis 17:8-16
– A viúva de Sarepta estava em grande necessidade, ao ponto de morrer de fome.
– Elias não lhe falou das suas necessidades pessoais
– Mas disse respeito do futuro dela: a farinha e o óleo jamais faltariam enquanto não
chovesse sobre a terra.
• Nada sai do céu, sem que antes saia da terra.
• Assim diz o Senhor: “Quando você abre a sua mão, Eu abro as minhas janelas!”
Guarda isto no teu coração:
A semente que sai da sua mão, NUNCA SAI DA SUA VIDA.
Ela sai da sua mão e VAI PARA O SEU FUTURO E COMEÇA A MUTIPLICAR-SE
 Tudo o que você quer está na sua semente.
Quando eu deixo sair o que está na minha mão, Deus deixa sair o que está nas mãos dele.
Resumindo:
 Posso criar qualquer tipo de futuro através da minha semente.
 Algo em minha mão vai criar algo que eu quero no meu futuro.
A colheita não é por acaso. É planejada. É semeada. Depois colhida.
Concluindo:
O MEU FUTURO NÃO ESTÁ NO BOLSO DO MEU PATRÃO.
O MEU FUTURO NÃO DEPENDE DOS OUTROS.
O MEU FUTURO ESTÁ NA MINHA SEMENTE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A DIVISÃO DOS DONS ESPIRITUAIS

Os 9 Dons do Espírito Santo Vamos dividi-los da seguinte maneira: Três Dons de  Revelação   (que revelam algo); Três Dons de  Poder  (que fazem algo); Três Dons    Vocais ou inspiracionais  (que dizem algo). 1° Três Dons deRevelação: - A Palavra da Sabedoria -A Palavra do Conhecimento -O Discernimento de Espíritos SABEDORIA O Dom da Sabedoria nos dá uma revelção da mente de Deus e trata do Futuro. (Gen.6:8-22)    Noé. ( História de Noé,destruição da Terra e    Construção da Arca) CONHECIMENTO O Dom do Conhecimento nos dá uma revelação das coisas do presente ou do passado. (Atos.9:10-11) Ananias vai até Saulo e ora por ele. (Apc.1:10-20) João tinha intimidade com Deus DISCERNIMENTO O Dom do Discernimento lida com espírito que existem na dimensão espiritual,quer ser Espírito Santo, espírito satânico ou espírito humano. (Atos.1:16-18) Paulo discerene o espírito da jovem adivinhadora 2° TRÊS DONS DE PODER: -O Dom da Fé; -Dom de Operação de Milagres; -Dons de Cura . O DOM DA FÉ O Dom da

SIGNIFICADOS DO TABERNÁCULO!

O TABERNÁCULO, SÍMBOLO DO CÉU 1. INTRODUÇÃO                 O Tabernáculo era o  centro da vida religiosa  dos judeus no deserto e  base para o desenvol-vimento espiritual  do povo, isto é, ensinando-lhes um meio definido de buscarem a Deus, e nos primeiros séculos após a sua chegada a Canaã até à construção do Templo de Jerusalém. Para nós, hoje, a base para o nosso desenvolvimento espiritual é: a Bíblia, a igreja, Cristo e a vida dos apóstolos.                 Entre o lugar onde estava situado o Tabernáculo e o acampamento dos israelitas havia uma cerca de linho branco com mais ou menos 2,70 metros de altura, pendurada em pilares. Isso diz respeito à santidade de Deus.                 Foi erguido no deserto no 1º dia do 1º mês do 2º ano do livramento de Israel (Ex 40.2).                 Conforme Ex 25.9 a 26.30 Moisés deveria construir o Tabernáculo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte.                 A Epístola aos Hebreus (8.5) nos informa que o Taberná

KAVOD E SHEKINAH

A Presença do Senhor enchia o  Santo dos Santos Ex 40:34-35 " Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o  tabernáculo ; De maneira que  Moisés  não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo." Quando a glória do Senhor desceu e encheu o tabernáculo pela primeira vez, deve ter sido um espetáculo temeroso. Deus se agradou do seu povo, não por causa da sua bondade, mas porque os seus pecados foram cobertos e eles um dia seriam pagos por Cristo um dia. Creio que o  sumo sacerdote  sentiu prazer de entrar na presença do Senhor no Santo dos Santos. A palavra hebraica para habitação ou presença de Deus é " Sh'cheenah " ou, como nós pronunciamos: Shekinah (Chequiná). O termo Shekinah era muitas vezes usado na palavra Deus. Na mente judaica, vinha do fato que Ele " habitou " ou " descansou " entre o seu povo, seja um indivíduo, uma tr