Pular para o conteúdo principal

SABEDORIA PARA PROSPERAR 2



Mensagem: Prosperidade na visão bíblica
Texto Base: São João 10:10b
Textos de Apoio: Efésios 3:20; Ecl. 5:10; Lc 12:15 




Introdução:
Prosperidade no sentido bíblico é a medida das bênçãos de Deus segundo a Sua vontade. Não se trata apenas de “ser rico” ou ter “ótima saúde”, mas possuir: sabedoria, dons, bom esposo, boa esposa, filhos obedientes e fiéis a Deus, honras, paz, segurança, o cristão deve considerar prospero quando tem uma família abençoada, esposa e filhos, quando esta empregado, quando tem uma casa, um carro por mais simples que seja, quando exerce alguma função ministerial, quando é batizado no Espírito Santo, pelo fato de ser sal da terra e luz do mundo. Alguns termos bíblicos que descrevem a prosperidade: “bênçãos”, “bem-aventurado”, “colheita”, “abundância”, “prosperar”.
Ao longo da história humana, Deus tem usado de pessoas prósperas para abençoar seu povo: Isaque, José (do Egito), Davi, Salomão, etc.
1)      
C 1) Como obter prosperidade?
Sendo obediente:
Ex 23.25 – Servir a Deus e Ele vos abençoará;
Dt 7.12-13 – Se der ouvido aos seus juízos sereis abençoado;
Dt 11.13-15 – Se diligentemente obedecerdes aos seus mandamentos;
Pv 28.20 – O homem fiel acumula benção, o que apressa para a riqueza será castigado;
Ap 22.4 – Bem-aventurado aquele que guarda as palavras desta profecia.

A obediência á vontade de Deus leva o homem a gozar paz, harmonia, segurança, e usufruir os benefícios que Deus tem reservado aqueles que O amam (2 Cr 26.5; Sl 1.3 – Será como árvore plantada junto a ribeiros de águas...). Exemplo: as promessas feitas aos dizimistas fazem parte da bênção pela obediência (Ml 3.10,11 – Trazei todos os dízimos a casa do tesouro.). Isaque foi obediente, ficando em Gerar e Deus lhe abençoou muitíssimo (Gn 26.2, 6 – Não desças ao Egito fique em Gerar, 12-14).

2) Podemos pedir prosperidade para Deus?

Sem dúvida, Ele nos quer abençoar sempre! (Mt 6.33 – Buscai primeiro o reino dos céus e as demais coisas... ; Fp 4.19 – E o meu Deus suprirá todas as suas necessidades....). O que ocorre, com freqüência, que a prosperidade é vista egoisticamente, para o próprio deleite da pessoa que a recebe, enquanto devemos ajuntar tesouros nos céus. Ai então ocorre o engano da “prosperidade sem responsabilidade”.

3) Que é voto de prosperidade?

É um voto feito á Deus, propondo-se a ser um canal de suas bênçãos. O voto é o seguinte: quanto mais bênçãos receber, mais a pessoa dará para outros (At 20.35 – mais bem aventurada coisa é dar do que receber..). Pessoas que fizeram este voto:
Abraão - (Gl 3.14 - para que aos gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo),
Jacó - (Gn 28.22 - e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.),
Salomão - (1 Reis 3.8-9 - Dá, pois, a teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal) etc.

4) A prosperidade pode cessar?

Não de todo. Mas, por motivos especiais, Deus pode fazer cessar alguma prosperidade em particular. O caso mais conhecido é o de Jô: perdeu bens, família e saúde, para alcançar uma benção maior: conhecer Deus de perto! (Jô 42.5 - Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos). Todas as coisas cooperam para o bem....(Rm 8.28 - E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus).

5) Qual a nossa responsabilidade diante da prosperidade a nós concedida?

·      Será proporcional ao que recebermos (Mt 25.14-30 - a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade). 
·       Especificamente, aos que receberam bênçãos materiais, estará a responsabilidade de ministrar misericórdia (1 Tm 6.17-19 - manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que nos concede abundantemente todas as coisas para delas gozarmos; que pratiquem o bem, que se enriqueçam de boas obras, que sejam liberais e generosos, entesourando para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a verdadeira vida). 
·       Aos que receberem grande sabedoria, será cobrado responsabilidade extra pelo seu uso. É propósito de Deus que haja diligência (cuidado) com o que recebermos: o que pouco recebe, pouco será cobrado, o que muito recebe, muito será exigido (Lc 12.48b - Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá). 
·       Haverá um tribunal especial para nós, cristãos, para avaliar nossa fidelidade em relação aquilo que recebemos de Deus. (Tribunal de Cristo: Rm 14.10 - Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus; 2Cor 5.10 - Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal).

REFUTAÇÕES BÍBLICAS DO “EVANGELHO DA PROSPERIDADE”

Heresia segundo a qual o crente “deve ser rico”, “sempre ter saúde”, senão não está abençoado. Dizem que por ser filho de Deus, temos o “direito” de termos o que quisermos! Vejamos as refutações bíblicas:

·   Salomão não pediu riquezas.....1 Reis 3:9 (pediu um coração sábio)
·   O mendigo Lázaro era salvo, porém...Lc 16.20-23 (o rico foi condenado)
·   Jesus não tinha onde reclinar a cabeça....Mt 8.20 (não tinha onde ficar)
·   Paulo viveu em constante pobreza....Fp 4.11 (aprendi a contentar-me com tudo)
·   Porque Jesus pediu ao rico para desfazer-se dos bens? Lc 18.22 (repartir c/ pobres)
·   Os que querem ficar ricos caem em tentações...1 Tm 6.9 (caem em concupiscências)
·   Não podemos servir a Deus e as riquezas....Lc 16.13 (não podemos servir a dois enhores)
·   Igreja apostólica não tinha membros que se diferenciassem entre si nas posses: At 2.44-45. (tinham tudo em comum)
·   A recomendação para os discípulos: não terá 2 túnicas...Mt 10.9-10 (digno é o trabalhador do seu alimento)
·   A pobreza como honra. Tg1.9 (o irmão de condição humilde glorie-se na sua exaltação)
·   A oração que não é atendida: para gastar com luxo: Tg 4.3 (Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites)
·   Na oração do Pai Nosso não há indicação de pedirmos além do necessário – (Mt 6.11 – O pão nosso de cada dia nos dá hoje)
·   A colheita de cem por um é de natureza espiritual! (Mt 13.23 e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta).
·   A bíblia exorta a procurar os melhores dons (1 Cor 12.31), á buscar a Deus e Seu Reino (Is 55.6, Mt 6.33), etc. Não há passagem recomendando o acúmulo de bens (veja Pv 30.8-9, Sl 62.10, 1 Tm 6.8 - tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes)
·   O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males...(1 Tim 6:10)
·   O servo de Eliseu pegou lepra pela cobiça... 2 Rs 5.20-17
·   Cobiça como pecado: (Lc 12.15-21 - E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui), (1 Jo 2.16 - Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre).
·   Não amar as coisas do mundo, significa não desejá-las! (1 João 2.15 - Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele).
·   Não ajunteis tesouro na terra..... (Mt 6.19 - Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam).
·   José e Maria eram humildes. Sua oferta de sacrifício no templo foi um par de rolas (Lc 2.22-24 - e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos).
·   A mais simples oferta (veja Lv 12.6-8 - e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos)
·   A fascinação da riqueza sufoca o crescimento espiritual...(Mc 4.19 - mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera).
·   O amor ás riquezas, raiz dos males....(1 Tm 6.10)
·   Riqueza como serviço...(1 Tm 6.17-19 - que pratiquem o bem, que se enriqueçam de boas obras, que sejam liberais e generosos).
·   Pedro e João não tinham oferta para dar ao paralítico: (At 3.6 - Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda).
·   Transitoriedade e vaidade (Pv 23.5 - Fitando tu os olhos nas riquezas, elas se vão; pois fazem para si asas, como a águia, voam para o céu, Ecl 5.10 - Quem ama o dinheiro não se fartará de dinheiro; nem o que ama a riqueza se fartará do ganho; também isso é vaidade).
·   Pobres no mundo, mas ricos para Deus...(Tg 2.5 - Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?)
·   Moisés abandonou sua riqueza e “status”, para servir a Deus e ao Seu povo...(Hb 11.24-26 - tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa).
·   Prosperidade como resultado da obediência, e não dos “direitos”... (Dt 7.12,13 - Sucederá, pois, que, por ouvirdes estes preceitos, e os guardardes e cumprirdes, o Senhor teu Deus te guardará o pacto e a misericórdia que com juramento prometeu a teus pais; ele te amará, te abençoará e te fará multiplicar; abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, o teu mosto e o teu azeite, a criação das tuas vacas, e as crias dos teus rebanhos, na terra que com juramento prometeu a teus pais te daria)
·   A cobiça levou o povo de Israel a desobedecer e ser derrotado...(Js 7.1-26 - Mas os filhos de Israel cometeram uma transgressão no tocante ao anátema, pois Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema; e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel). 
·   Deus usou Gideão, da família mais pobre de Manasses, para libertar Israel: (Jz 6.15 - Replicou-lhe Gideão: Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai).
·   Jô, um justo, passou por um período de pobreza total: Jô 1.9-12).
· “Ganhar o mundo inteiro” ou “perder sua alma”? (Mc 8.36 - Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida?). Veja também (Lc 12.34 - Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração).
·   Qual o objetivo do evangelho? Prosperidade ou salvação? Veja João 20.31 - estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
·   Mais fácil é um camelo passar no fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus (Mt 19.24 - E outra vez vos digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus).



Comentários finais:

Entre os anos 1995 e 2004 um certo “banco” se formou em minha cidade, neste estabelecimento os investidores aplicavam dinheiro a juros mensais de 5% a 7% enquanto que outras instituições financeiras os juros não chegavam a 0,80%, isto provocou uma grande “tentação” para os correntistas e investidores da cidade.
Em pouco tempo a noticia generalizou por outros lugares, milhares e milhares de pessoas procuram este “banco” para fazer os seus investimentos, inclusive muitos evangélicos que sem a direção de Deus caíram no laço. Muitos vendiam suas propriedades: casas, carros, acerto de contas, faziam até mesmo empréstimo para aplicarem. Em 2004 este “banco” quebrou, milhares de aplicadores não puderam após esta data receber de volta nem o valor inicial que ali foi depositado, entre eles estão centenas de evangélicos que também caíram neste laço por motivo de estarem procurando um meio de ganhar dinheiro fácil e o mais triste é que muitos venderam propriedades, e hoje estão sem dinheiro e sem as propriedades.
Quando o homem procura a sua prosperidade a todo custo ele cai em laços, enquanto que o melhor é esperar em Deus, Ele vai agir mediante a sua vontade na nossa vida, quando Ele quiser dar, Ele vai dar, quando Ele quiser tirar, Ele também vai tirar.
Um fato é certo como diz o rei Davi: Fui moço, agora sou velho, contudo não vi desamparado o justo e nem a sua descendência a mendigar o pão. Sl 37:25.
Muitos evangélicos têm medo de passar necessidade e procuram de todas as maneiras meios seguros para sobreviverem, estabilidade nas coisas materiais, até mesmo mudam de igrejas porque uma faz trabalho de prosperidade e a outra não, ficam iludidos com os grandes testemunhos. Ouvimos através dos meios de comunicação um grande marketing em cima deste assunto, tentando arrastar pessoas de todas as maneiras, eu creio que um dia poderemos ver nos meios de comunicação pessoas que realmente estão servindo a Deus por amor e não por dinheiro, saúde ou bens materiais simplesmente, mas assim dirão: “Quando eu aceitei Jesus como o meu Salvador eu encontrei a Salvação para minha alma, mas estou pagando um alto preço, pois estou negando a mim mesmo, tomando a minha pesada cruz e seguindo estou a Jesus”. 
Deus fala ao povo de Israel por intermédio do profeta Isaias no seu livro no capitulo 41:10 - Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça; Ele também fala ao seu coração não tenhas. medo fique tranquilo, nada vai nos faltar, Ele sempre nos socorre nos nossos momentos difíceis, tudo que vem sobre nós é permitido por Ele, as vezes não entendemos o seu modo de trabalhar, mas no final o Espírito Santo sempre nos mostra que houve necessidade de nós passarmos pelas provas para amadurecermos.


Autor: Pb Antonio Valdecir Vera
Igreja O Brasil para Cristo em Lençóis Paulista SP





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A DIVISÃO DOS DONS ESPIRITUAIS

Os 9 Dons do Espírito Santo Vamos dividi-los da seguinte maneira: Três Dons de  Revelação   (que revelam algo); Três Dons de  Poder  (que fazem algo); Três Dons    Vocais ou inspiracionais  (que dizem algo). 1° Três Dons deRevelação: - A Palavra da Sabedoria -A Palavra do Conhecimento -O Discernimento de Espíritos SABEDORIA O Dom da Sabedoria nos dá uma revelção da mente de Deus e trata do Futuro. (Gen.6:8-22)    Noé. ( História de Noé,destruição da Terra e    Construção da Arca) CONHECIMENTO O Dom do Conhecimento nos dá uma revelação das coisas do presente ou do passado. (Atos.9:10-11) Ananias vai até Saulo e ora por ele. (Apc.1:10-20) João tinha intimidade com Deus DISCERNIMENTO O Dom do Discernimento lida com espírito que existem na dimensão espiritual,quer ser Espírito Santo, espírito satânico ou espírito humano. (Atos.1:16-18) Paulo discerene o espírito da jovem adivinhadora 2° TRÊS DONS DE PODER: -O Dom da Fé; -Dom de Operação de Milagres; -Dons de Cura . O DOM DA FÉ O Dom da

SIGNIFICADOS DO TABERNÁCULO!

O TABERNÁCULO, SÍMBOLO DO CÉU 1. INTRODUÇÃO                 O Tabernáculo era o  centro da vida religiosa  dos judeus no deserto e  base para o desenvol-vimento espiritual  do povo, isto é, ensinando-lhes um meio definido de buscarem a Deus, e nos primeiros séculos após a sua chegada a Canaã até à construção do Templo de Jerusalém. Para nós, hoje, a base para o nosso desenvolvimento espiritual é: a Bíblia, a igreja, Cristo e a vida dos apóstolos.                 Entre o lugar onde estava situado o Tabernáculo e o acampamento dos israelitas havia uma cerca de linho branco com mais ou menos 2,70 metros de altura, pendurada em pilares. Isso diz respeito à santidade de Deus.                 Foi erguido no deserto no 1º dia do 1º mês do 2º ano do livramento de Israel (Ex 40.2).                 Conforme Ex 25.9 a 26.30 Moisés deveria construir o Tabernáculo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte.                 A Epístola aos Hebreus (8.5) nos informa que o Taberná

KAVOD E SHEKINAH

A Presença do Senhor enchia o  Santo dos Santos Ex 40:34-35 " Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o  tabernáculo ; De maneira que  Moisés  não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo." Quando a glória do Senhor desceu e encheu o tabernáculo pela primeira vez, deve ter sido um espetáculo temeroso. Deus se agradou do seu povo, não por causa da sua bondade, mas porque os seus pecados foram cobertos e eles um dia seriam pagos por Cristo um dia. Creio que o  sumo sacerdote  sentiu prazer de entrar na presença do Senhor no Santo dos Santos. A palavra hebraica para habitação ou presença de Deus é " Sh'cheenah " ou, como nós pronunciamos: Shekinah (Chequiná). O termo Shekinah era muitas vezes usado na palavra Deus. Na mente judaica, vinha do fato que Ele " habitou " ou " descansou " entre o seu povo, seja um indivíduo, uma tr