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A ONIPOTÊNCIA, ONIPRESENÇA E ONISCIÊNCIA DE DEUS

A Onipotência, onipresença e onisciência de Deus 


A Onipotência, Onipresença e Onisciência de Deus

A Onipotência de Deus:

A palavra onipotência deriva de dois termos latinos, “omnis” e “potentia” que, juntos, significam “todo poder”. Este atributo aplicado a Deus, mostra que Seu poder é ilimitado; Ele tem poder de fazer qualquer coisa que queira. A onipotência de Deus é aquele atributo pelo qual Ele pode levar a efeito qualquer coisa que deseje.

Depoimento Bíblico quanto à Onipotência de Deus:

Gn.18.14.: “ACASO, PARA O SENHOR HÁ COUSA DEMASIADAMENTE DIFÍCIL?”
Jó.42.2.: “BEM SEI QUE TUDO PODES, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.”
Sl.93.4.: “... O SENHOR NAS ALTURAS É MAIS PODEROSO do que o bramido das grandes águas, do que os poderosos vagalhões do mar.”
Sl.115.3.: “No céu está o nosso DEUS E TUDO FAZ COMO LHE AGRADA.”
Jr.32.17.: “Ah! SENHOR DEUS, EIS QUE FIZESTE OS CÉUS E A TERRA COM O TEU GRANDE PODER E COM O TEU BRAÇO ESTENDIDO; cousa alguma te é demasiadamente maravilhosa.”

O que a Onipotência de Deus não é:

A onipotência de Deus não significa o exercício de Seu poder para fazer aquilo que é incoerente aos Seus atributos e à natureza das coisas, como, por exemplo, fazer com que um acontecimento histórico passado volte a acontecer. Fazer duas montanhas próximas uma da outra sem um vale no meio, ou traçar entre dois pontos uma linha mais curta do que uma reta. Para Deus é impossível mentir, pecar, morrer, fazer com que o errado mude em certo. Fazer tais coisas não seria demonstração de poder, mas de incapacidade. Toda forma de poder de Deus, do início ao fim é exercida de forma coerente com a Sua infinita perfeição. Pelo Seu poder, Deus realiza só o que é digno de Si. As aparentes incoerências vêm da nossa incapacidade e ignorância quanto a entender os caminhos de Deus.

A Onipotência de Deus aplicada:

De acordo com a Bíblia sagrada, a onipotência de Deus esta aplicada,

a)No domínio da natureza: (Gn.1.1-3) Todas as forças da natureza, como sejam: o vento, a chuva, o terremoto, o maremoto, o trovão e o relâmpago, estão sujeitas ao poder de Deus e ao mando da Sua voz.
b)No domínio da experiência humana, segundo ilustrado por: José (Gn.39.2,3,21); Nabucodonosor (Dn.4.19-37); Daniel (Dn.1.9); Faraó (Ex.7.1-5); aos homens em geral (Sl.75.6,7)
c)Nos domínios das coisas celestiais: (Dn.4.35)
d)No domínio dos espíritos malignos: (Jó.1.12)

Satanás não tem poder sobre os fiéis de Deus, a menos que Deus o permita, como vemos nas passagens bíblicas de Jó 1.12; 2.6; 1Rs.22.21,22; Lc.22.31.

A Onipresença de Deus:

O atributo da onipresença de Deus está intimamente ligado à Sua onisciência e onipotência. Só Deus possui estes três “onis”. Por sua onipresença, é que Deus está em todos os lugares. Ele age em todos os lugares e possui pleno conhecimento de tudo quanto ocorre em todos os lugares. Isto não significa, contudo, que Deus esteja presente, localizado e limitado em qualquer lugar como acontece com o homem, isto é, corporalmente, pois Deus é um Ser espiritual.

Depoimento Bíblico quanto à onipresença de Deus:

(Sl.139.7.12)

Deus está no inferno?

Evidentemente Deus não está em todos os lugares num mesmo sentido e com o mesmo propósito. Ele está presente em alguns lugares num determinado sentido, e, está noutros, tendo objetivos específicos. Ele está no céu como lugar de sua eterna habitação e como local do seu trono. Ele está na terra abençoando os homens e mantendo viva a natureza; já sua presença no inferno tem a ver com a Sua justiça, maldição e castigo.

A onipresença de Deus aplicada:

Aplicada à vida e experiências humanas, a onipresença de Deus

a)Tem a ver coma verdade consoladora que anima os corações dos crentes. A infalível presença de Deus no mundo, se constitui em gloriosa porção e possessão.
Charlmers escreveu: “Quando sigo pelo caminho, ele vai comigo. Quando estou na companhia de amigos, em meio a todo o meu esquecimento dEle, Ele nunca se esquece de mim. Nas vigílias silenciosas da noite quando se me cerram as pálpebras e meu espírito recua até a inconsciência, o olho observador daquEle que jamais dormita está sobre mim. Não posso fugir da sua presença para onde quer que me vá; Ele me guia, me vigia e cuida de mim. O mesmo ser que opera nos domínios mais remotos da natureza e da providência está também ao meu lado, entregando-me um a um os momentos da minha existência, sustentando-me no exercício de todos os meus sentimentos e de todas as minhas faculdades”.
b)A onipresença de Deus trata da verdade sondadora. Há um pensamento árabe que diz: “uma pula preta, sobre uma mesa de mármore preto, numa noite sombria, Deus a vê”. Assim como no império romano o mundo inteiro era para o malfeitor uma vasta cadeia, pois, ainda que fugisse para as terras mais distantes, podia ser alcançado pelas legiões do imperador, assim, no governo de Deus, o pecador não pode escapar aos olhos do Juiz de toda a terra (Gn18.25). A declaração bíblica, “tu és Deus que vê”, deve servir de advertência para evitarmos o pecado.

A Onisciência de Deus:

O Deus da Bíblia é não só um ser pessoal, existente em si mesmo, eterno e imutável; Ele é também o Deus perfeito em ciência e sabedoria. Isaías disse que o entendimento de Deus não se pode medir (Is.40.28). Ele não só possui a perfeita sabedoria, pois Ele mesmo é o manancial de toda ela.

Depoimento Bíblico quanto à onisciência de Deus:

Jó.11.7,8.: “Porventura, desvendarás os arcanos de Deus ou penetrarás até a perfeição do Todo-Poderoso? COMO AS ALTURAS DOS CÉUS É A SUA SABEDORIA; que poderás fazer? MAIS PROFUNDA É ELA DO QUE O ABISMO; que poderás saber?”

Sl.147.5.: “grande é o Senhor nosso e mui poderoso; O SEU ENTENDIMENTO NÃO SE PODE MEDIR.”

Rm.11.33.: “Ó PROFUNDIDADE DA RIQUEZA, TANTO DA SABEDORIA COMO DO CONHECIMENTO DE DEUS! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!”

Definição de Onisciência:

A palavra onisciência deriva de duas palavras latinas, “Omnis” que significa “tudo”, e “scientia”, que significa conhecimento”. Assim, a onisciência de Deus tem a ver com sua capacidade de tudo saber. De fato, as Escrituras ensinam do começo ao fim que Deus é onisciente; Sua compreensão é infinita, e Sua inteligência é perfeita.
Diz William Jones: “Quem não puder enxergar a demonstração de uma sabedoria divina na ordem dos céus, na mudança das estações, no fluxo das marés, na operação do vento e demais elementos, na estrutura e funções do corpo humano, na circulação do sangue por uma infinita variedade de vasos sangüíneos maravilhosamente dispostos e conduzidos, no instinto dos animais irracionais seu comportamento e disposições, e no crescimento das plantas; quem não puder enxergar nessas e em muitas outras coisas, o evidente efeito de uma sabedoria divina, é estupidamente cego, e indigno de nome de homem”.

A onisciência de Deus aplicada:

Para o crente há grande conforto na declaração de Jesus: “... o vosso Pai, sabe...” (Mt.6.8)
No âmbito geral,

a)A onisciência de Deus inclui tudo; Seu conhecimento é universal incluindo tudo quanto pode ser conhecido (Jo.3.12)
b)Deus conhece desde a eternidade aquilo que será durante toda a eternidade (At.15.18)
c)Deus conhece o plano total dos séculos, bem como a parte que cada homem ocupa nele (Ef.1.9-12).
d)Deus sabe tudo quanto ocorre em todos os lugares; tanto o bem como o mal (Pv.15.3)
e)Deus conhece todos os filhos dos homens, seus caminhos e suas obras (Pv.5.21)

Pela sua onisciência, ou capacidade de saber todas as coisas, Deus conhece o que está particularmente relacionado à criação e cada criatura. Deste modo,

1)Deus conhece tudo na natureza, cada estrela e cada passarinho (Sl.147.4; Mt.10.29).
2)Deus conhece tudo no terreno do procedimento humano (Sl.139.1-4; 1Cr.29.19; Ex.3.7).

Não há uma cidade, uma vila, uma casa sobre a qual não estejam os olhos de Deus. Não existe uma só emoção, impulso ou pensamento dos quais Ele não tenha conhecimento. Ele conhece toda ocorrência ou aventura, que envolve alegria ou tristeza, dor ou prazer, adversidade ou prosperidade, sucesso ou fracasso, vitória ou derrota. “... não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as cousas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas”. (Hb.4.13).

Pb. MARCUS VINICIUS
(12)8876-5996
(12)8127-7847

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