Pular para o conteúdo principal

DEMÔNIOS: MITO OU REALIDADE?

Demônios: Mito ou realidade? 


Demônios: Mito ou realidade?

Segundo o uso clássico, refere-se a deuses e semi-deuses.

Diz Platão: A divindade não tem intercâmbio  com o homem; mas todo intercâmbio e conversação que haja entre os deuses e os homens é efetuado através da mediação de demônios.”     

 Há muitos “demônios”, mas existe um único “diabo”. E diabo é a transliteração do vocábulo grego “diábolos”, nome sempre usado no singular, que significa “acusador” e é aplicado nas Escrituras exclusivamente a Satanás.
Demônio é transliteração de “daimon” ou “daimonion”; o plural é “daimonia”.

A- Sua Existência.

1Reconhecida por Jesus.   Mt 12. 27,28  Ver: Mt 8.28-32 , Mt 10.8.

E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Por isso eles mesmos serão os vossos juízes. Se, porém eu expulso os demônios, pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.

Jesus reconheceu a existência dos demônios, falando a respeito deles e para eles.

2- Reconhecida pelos setenta.   Lc 10.17

Então regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome !


3- Reconhecida pelos apóstolos.

1- Por Paulo.   1 Co 10.20,21 – Atos 16.14-18

Antes digo que as cousas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam, e não a Deus, e eu não quero que vos torneis associados aos demônios: Não podeis beber a cálice do Senhor e o cálice dos demônios: não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.


2- Por Tiago.   Tg 2.19

Crês, tu, que Deus é um só ? Fazes bem. Até os demônios crêem, e tremem.


B- Sua Natureza.

1- Inteligências pessoais.  Mt 8.29,31

E eis que gritaram. Que temos nós contigo, Ò Filho de Deus! Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo ?... Então os demônios lhe rogavam:
Se nos expeles, manda-nos para a manada dos porcos.

Características e ações pessoais são atribuídas aos demônios, o que demonstra  que possuem personalidade e também inteligência.

2- Seres espirituais.   Lc 9.38,39, 42.

Mestre, suplico-te que vejas meu filho, porque é o único; um espírito se apodera dele e, de repente,  grita e o atira por terra, convulsiona-o até espumar, e dificilmente o deixa, depois de o ter quebrantado...

3- Ao que parece, espíritos destituídos de seus corpos.    Mt 12.43,44

Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada.

 4- Muitos em números.  Mc 5.9

E perguntou-lhe: Qual é o teu nome ? Respondeu ele : Legião é o meu nome, porque somos muitos.


Uma legião, no exército romano, totalizava, seis mil soldados; aqui é usado como um numero indefinido.

2- Natureza moral.

1- São maus e maliciosos – degenerados em seu caráter.  MT 8.28

Tendo ele chegado à outra a margem, à terra dos gadarenos, vieram-lhe ao encontro dois endemoninhados, saindo dentre os sepulcros, e a tal ponto furiosos, que ninguém podia passar por aquele caminho.

2- São vis e perversos – Baixos em sua conduta.   Lc 9.39

     Um espírito se apodera dele e, de repente, grita e o atirar por, convulsiona- o até espumar, e dificilmente o deixa, depois de o ter quebrantado.

     3- São servis – degradados em seu serviço- o serviço que prestam a      Satanás

      Ver Mateus 12. 24-27.   Sobre uma questão levantada pelos fariseus.


C- Suas atividades

1-     Apossam-se dos corpos dos seres humanos e dos irracionais.

      Marcos 5.8,11-13 ,  Mt 4.24 ; 8.16,28,33, Actos 8.7

      2- Trazem aflição mental e física aos homens.

Mt 12.22 -  Então lhe trouxeram um endemoninhado, cego e mudo; e ele o curou, passando o mudo a  falar e a ver.

Ver Marcos 5. 4,5 O endemoninhado geraseno.

       3- Produzem impureza moral.

Mc 5.2   Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo.

Ver : Ef 2.2  2 Pedro 2.10-10-12.

O irmão e pastor Nevius , teve muitas experiências nesta área e chegou a convicção de que existem cinco aspectos ou fases nas relações dos demônios com os homens.

     1- Tentação, na forma de sugestão espiritual . Ef 6.11,12 ,. 1Jo 4.1

2- Obsessão : trata- se domínio demoníaco que é resultado da entrega voluntária e habitual à tentação ou as tendências pecaminosas. Ef 4.17-19.

3- Crise ou transição, a fase caracterizada por uma luta em torno da posse, quando o indivíduo resiste, algumas vezes sendo bem sucedido. Mt 15.22-28. Tiago 4-7, Ef 4. 26,27.

4- Possessão, que com referência à pessoa, pode ser designada como sujeição e subserviência,e, com referência ao demônio, treinamento e desenvolvimento. Mc 9.17-27, 5-2-13 .

5- Capacidade demoníaca, quando a pessoa já desenvolveu capacidades para ser usada, e se dispõe para isso. Já é o escravo do demônio.

Fonte consultada:  Teologia Elementar de Bancroft
Bíblia Sagrada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A DIVISÃO DOS DONS ESPIRITUAIS

Os 9 Dons do Espírito Santo Vamos dividi-los da seguinte maneira: Três Dons de  Revelação   (que revelam algo); Três Dons de  Poder  (que fazem algo); Três Dons    Vocais ou inspiracionais  (que dizem algo). 1° Três Dons deRevelação: - A Palavra da Sabedoria -A Palavra do Conhecimento -O Discernimento de Espíritos SABEDORIA O Dom da Sabedoria nos dá uma revelção da mente de Deus e trata do Futuro. (Gen.6:8-22)    Noé. ( História de Noé,destruição da Terra e    Construção da Arca) CONHECIMENTO O Dom do Conhecimento nos dá uma revelação das coisas do presente ou do passado. (Atos.9:10-11) Ananias vai até Saulo e ora por ele. (Apc.1:10-20) João tinha intimidade com Deus DISCERNIMENTO O Dom do Discernimento lida com espírito que existem na dimensão espiritual,quer ser Espírito Santo, espírito satânico ou espírito humano. (Atos.1:16-18) Paulo discerene o espírito da jovem adivinhadora 2° TRÊS DONS DE PODER: -O Dom da Fé; -Dom de Operação de Milagres; -Dons de Cura . O DOM DA FÉ O Dom da

SIGNIFICADOS DO TABERNÁCULO!

O TABERNÁCULO, SÍMBOLO DO CÉU 1. INTRODUÇÃO                 O Tabernáculo era o  centro da vida religiosa  dos judeus no deserto e  base para o desenvol-vimento espiritual  do povo, isto é, ensinando-lhes um meio definido de buscarem a Deus, e nos primeiros séculos após a sua chegada a Canaã até à construção do Templo de Jerusalém. Para nós, hoje, a base para o nosso desenvolvimento espiritual é: a Bíblia, a igreja, Cristo e a vida dos apóstolos.                 Entre o lugar onde estava situado o Tabernáculo e o acampamento dos israelitas havia uma cerca de linho branco com mais ou menos 2,70 metros de altura, pendurada em pilares. Isso diz respeito à santidade de Deus.                 Foi erguido no deserto no 1º dia do 1º mês do 2º ano do livramento de Israel (Ex 40.2).                 Conforme Ex 25.9 a 26.30 Moisés deveria construir o Tabernáculo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte.                 A Epístola aos Hebreus (8.5) nos informa que o Taberná

KAVOD E SHEKINAH

A Presença do Senhor enchia o  Santo dos Santos Ex 40:34-35 " Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o  tabernáculo ; De maneira que  Moisés  não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo." Quando a glória do Senhor desceu e encheu o tabernáculo pela primeira vez, deve ter sido um espetáculo temeroso. Deus se agradou do seu povo, não por causa da sua bondade, mas porque os seus pecados foram cobertos e eles um dia seriam pagos por Cristo um dia. Creio que o  sumo sacerdote  sentiu prazer de entrar na presença do Senhor no Santo dos Santos. A palavra hebraica para habitação ou presença de Deus é " Sh'cheenah " ou, como nós pronunciamos: Shekinah (Chequiná). O termo Shekinah era muitas vezes usado na palavra Deus. Na mente judaica, vinha do fato que Ele " habitou " ou " descansou " entre o seu povo, seja um indivíduo, uma tr