Pular para o conteúdo principal

DEMONOLOGIA I




Introdução
Alguns afirmam que não existe tal seres, os demônios; mas depois de observar-se o mal que existe no mundo, é lógico que se pergunte: Quem continua a fazer a obra de satanás durante a sua ausência, se é que não existe?
Mas a Bíblia também nos fala com freqüência da existência de demônios. As Escrituras nos dá claro testemunho da sua existência real em suas operações.

A origem dos demônios:

Alguns acreditam que os demônios são anjos que acompanharam satanás em sua rebelião contra Deus.

Uma parte deles foi lançada na escuridão, aguardando o julgamento, enquanto outra parte, sob o nome de demônios, estão servindo a satanás, o seu príncipe (Mateus 12:24). Os que assim pensam apóiam a sua opinião em (Mateus 25:41).

Outros acham que não se devem confundir demônios com os anjos caídos, mencionados em 2 Pedro 2:4 e Judas 6, porque de acordo com atos 23:8,9, existe uma diferença entre anjos e espíritos.

Os espíritos provavelmente nos acontecimentos associados à queda de satanás, tornaram-se maus, isto é, demônios.

A conclusão é que a própria Bíblia não define de uma maneira clara a origem dos demônios. Por isso não devemos dogmatizar sobre um assunto que a própria Palavra deixou no santuário das coisas não reveladas (As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29:29).

Basta-nos conhecer a realidade da existência desses inimigos de Deus e inteira possibilidade de vitória sobre eles pelo poder do sangue de Jesus.

Quem são os demônios:
A palavra demônio é de origem grega e significa "falsa deidade" (I Corintios 10:20). Qualquer deidade que não seja o Deus verdadeiro é um espírito que se opõe a Ele, logo é um espírito do mal ou um demônio.

Há só um diabo, que é conhecido por uma variedade de nomes e títulos na Bíblia. O diabo governa sobre todos os outros demônios, que lhe são sujeitos.

Os demônios são seres espirituais, imateriais e invisíveis. Eles têm personalidade (Mateus 12:43), isto é têm vontade própria (Mateus 12:44) e faculdades intelectuais (Mateus 12:45).

Também reconhecem a divindade de Jesus (Marcos 5:9). Eles são inumeráveis (Marcos 5:9).

A natureza deles e identifica a de satanás, o seu príncipe (Mateus 12:24). São imundos (Marcas 5:9) e violentos (Marcos 9:2-5). Assim como Satanás e o pai da mentira, eles também se apresentam como ?espíritos da mentira? (1 Rs 22:21,22) e estão em absoluta oposição a Deus e a sua obra (Efesios 6:12).

Estão tão identificados com Satanás que quando os demônios são expulsos de alguém, diz-se que Satanás foi expulso (Mateus 12:26).

Muitas vezes na Bíblia a palavra "espírito" é usada por demônio, com um descritivo. A Bíblia menciona "espírito do mal" (Atos 19:12-13), "espírito imundo" (Mateus 10:1, Marcos 1:23, 26; Atos 5:16), "espírito de enfermidade" (Lucas 13:11) e "espírito mudo e surdo" (Marcos 9:25).

Alguns demônios possuem o espírito de assassinato, suicídio, medo ou mentira, o que os associa com vários pecados ou atitudes contrários à vontade de Deus.

Os demônios estão organizados militarmente:

Os principes da terra

Alguns demônios são chefes de grandes regiões, ou paises, e por isso são chamados como tendo autoridade sobre esses lugares. Em Daniel 10:13, 21, chamam-se ?o príncipe da Pérsia? e ?o príncipe da Grécia?.

Certamente o diabo tem encarregado demônios graduados para liderar as forças más em cada pais ou região. São os tais que, em Efesios 6:12, são chamados principados.

As hostes da maldade

Os demônios estão organizados em hostes espirituais da maldade (Efesios 6:12) em legiões de demônios (Marcos 5:9, 15). Essa formação tem como seu chefes os ?príncipe das trevas? (Efesios 6;10-12).

A trindade satânica

Na luta final, no tempo da Grande Tribulação, satanás, imitando a Santíssima Trindade, fará a sua própria trindade, da qual ele mesmo será, a besta e o anticristo e o falso profeta (Apocalipse 13:2-13). Porem, quando for estabelecida essa tríade, já estará próximo o fim de seu reinado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A DIVISÃO DOS DONS ESPIRITUAIS

Os 9 Dons do Espírito Santo Vamos dividi-los da seguinte maneira: Três Dons de  Revelação   (que revelam algo); Três Dons de  Poder  (que fazem algo); Três Dons    Vocais ou inspiracionais  (que dizem algo). 1° Três Dons deRevelação: - A Palavra da Sabedoria -A Palavra do Conhecimento -O Discernimento de Espíritos SABEDORIA O Dom da Sabedoria nos dá uma revelção da mente de Deus e trata do Futuro. (Gen.6:8-22)    Noé. ( História de Noé,destruição da Terra e    Construção da Arca) CONHECIMENTO O Dom do Conhecimento nos dá uma revelação das coisas do presente ou do passado. (Atos.9:10-11) Ananias vai até Saulo e ora por ele. (Apc.1:10-20) João tinha intimidade com Deus DISCERNIMENTO O Dom do Discernimento lida com espírito que existem na dimensão espiritual,quer ser Espírito Santo, espírito satânico ou espírito humano. (Atos.1:16-18) Paulo discerene o espírito da jovem adivinhadora 2° TRÊS DONS DE PODER: -O Dom da Fé; -Dom de Operação de Milagres; -Dons de Cura . O DOM DA FÉ O Dom da

SIGNIFICADOS DO TABERNÁCULO!

O TABERNÁCULO, SÍMBOLO DO CÉU 1. INTRODUÇÃO                 O Tabernáculo era o  centro da vida religiosa  dos judeus no deserto e  base para o desenvol-vimento espiritual  do povo, isto é, ensinando-lhes um meio definido de buscarem a Deus, e nos primeiros séculos após a sua chegada a Canaã até à construção do Templo de Jerusalém. Para nós, hoje, a base para o nosso desenvolvimento espiritual é: a Bíblia, a igreja, Cristo e a vida dos apóstolos.                 Entre o lugar onde estava situado o Tabernáculo e o acampamento dos israelitas havia uma cerca de linho branco com mais ou menos 2,70 metros de altura, pendurada em pilares. Isso diz respeito à santidade de Deus.                 Foi erguido no deserto no 1º dia do 1º mês do 2º ano do livramento de Israel (Ex 40.2).                 Conforme Ex 25.9 a 26.30 Moisés deveria construir o Tabernáculo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte.                 A Epístola aos Hebreus (8.5) nos informa que o Taberná

KAVOD E SHEKINAH

A Presença do Senhor enchia o  Santo dos Santos Ex 40:34-35 " Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o  tabernáculo ; De maneira que  Moisés  não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo." Quando a glória do Senhor desceu e encheu o tabernáculo pela primeira vez, deve ter sido um espetáculo temeroso. Deus se agradou do seu povo, não por causa da sua bondade, mas porque os seus pecados foram cobertos e eles um dia seriam pagos por Cristo um dia. Creio que o  sumo sacerdote  sentiu prazer de entrar na presença do Senhor no Santo dos Santos. A palavra hebraica para habitação ou presença de Deus é " Sh'cheenah " ou, como nós pronunciamos: Shekinah (Chequiná). O termo Shekinah era muitas vezes usado na palavra Deus. Na mente judaica, vinha do fato que Ele " habitou " ou " descansou " entre o seu povo, seja um indivíduo, uma tr