Pular para o conteúdo principal

SAUL E A FEITICEIRA



Saul e a Feiticeira
Leitura  1Samuel 28:6-20
6 E perguntou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR lhe não respondeu,nem por sonhosnem por Urimnem por profetas.
7 Então, disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeirapara que vá a ela e a consulte. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar.
8 E Saul se disfarçou e vestiu outras vestes, e foi ele e com ele dois homens, e de noite vieram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira e me faças subir a quem eu te disser.


Introdução : Vamos entender cada personagem da Historia

·         Samuel = Profeta escolhido por Deus   - O segundo depois de Moises
·         Saul       = Rei escolhido pelo povo 
·         Urim  e  Tumim    Quanto ao significado dos termos Urim e Tumim; os especialistas da língua hebraica, chegaram a conclusão que significam: “luzes e perfeições” ou “luz e perfeição”; e há ainda quem interprete a expressão hebraica como “as maldições e as perfeições”.         Em hebraico a palavra ‘Urim’, começa justamente com a primeira letra do alfabeto hebraico, que é o “alef” e a palavra ‘Tumim’ com a última letra do referido alfabeto, a letra “tau”.
·         Em Dor   Uma cidade que se refugiou os feiticeiros  7 Km do Monte Tabor cidade dos cananitas
·         Espírito de Adivinhação  Interpretação de eventos passados, presentes ou futuros,
·         Feiticeira  Mulher que faz feitiços; bruxa, carocha, estrige, maga, mágica
·         Necromante   Pessoa que invoca Mortos
·         Deuses que sobem da Terra   São Espíritos Maus que vivem nas profundezas
·         Pitonisa: Eram assim chamadas, mulheres que serviam a "Python" (deus da magia e da adivinhação), como sacerdotisas no oráculo de Pythos (Delfos). A primeira pitonisa, surgiu na Grécia, servia em Delfos, devido ao grande número de consultas, a atividade se expandiu. As pitonisas, eram eleitas geralmente entre as mulheres de classe pobre

Havia, naquela ocasião, três maneiras de Deus se comunicar com os homens:
·         por sonhos - revelação pessoal ( Jó 33.15-17);
·         por Urim e Tumim - revelação sacerdotal ( Êx 28.30);
 e por meio dos profetas - revelação inspirativa
·         A condição que Saul se encontrava era deprimente se olharmos pelo lado eclesiástico: Espírito do Senhor se havia retirado dele e ele estava possuído de demô­nios,
·         Os filisteus "reu­niram para lutar contra Israel", l Sm 28.1.
·          Israel estava cer­cado! Samuel, o profeta, por quem o povo consultava a Deus, falecera há dois anos!
·          Davi, o herói nacional, es­tava fora do país, por causa da per­seguição de Saul!
·         Jônatas, o guer­reiro valente, estava entristeci­do por causa da situação de seu pai!
·         E Saul estava apavorado e conturba­do! Então, "vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu, e estremeceu muito o seu coração", l Sm 28.5.
·         Quando perdemos a direção e conseqüentemente o contato com Deus procuramos qualquer coisa. É como uma pessoa quando está se afogando se segura em qualquer objeto.

Em vez de humilhar-se diante de Deus, permaneceu com o coração endurecido. O camilho da humilhação e do arrependimento, era o canal pára buscar o perdão do Senhor, para, então, ser ouvido. Mas Saul não fez isso; antes, em novo ato de rebelião, mandou buscar uma pitonisa, uma feiticeira, uma adivinhadora para, contra tudo o que aprendera na mocidade, e con­tra tudo que ensinava a Palavra de Deus, consultá-la: "Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiti­ceira, para que vá a ela e a consul­te", l Sm 28.7.

Ele sabia muito bem que isto es­tava terminantemente proibido por Deus, pois foi o próprio Saul quem as expulsou de Israel, e sabia que a razão da proibi­ção era porque estes "espíritos de adivinhação" eram espíritos maus, demônios. Por esta razão, ele mes­mo, "tinha desterrado os adivinhos e os encantadores", l Sm 28.3,9.

Muitos (principalmente evangélicos) Quando não procuram; ensina o caminho, Isso é deprimente para  procurar as respostas na Palavra de Deus procuram “ADVINHADORES, ESPERTALHOES”  que andam enganando por ai.

Voltando a Saul que desobedeceu tanto, e rejeitou tantas vezes a Deus, que a isso já estava acostumado, mente cauterizada. Saul distanciara-se tanto de Deus, que não mais podia retornar a Ele. Hoje tem gente que acha que já pecaram tanto que sua vida não tem mais conserto, LEDO ENGANO.  Saul sabia que, ao consultar uma feiticeira, estava agindo contra a vontade de Deus. Ele sabia que esta­va consultando demônios. No seu or­gulho deve ter falado assim: "Se Deus não me ouve nem me responde, então procuro o Diabo". De fato, ainda há pessoas assim em nossos dias: Isso está em moda. Existem pessoas que odeiam a Deus e amam o Diabo. Que desobedecem a Deus conscientemente, e obedecem ao Diabo. Existem até "igrejas" que adoram o Diabo
1.        O espiritismo é rigorosamente condenado nas Escrituras
2.        (Dt 18.9-12; cf.
9-Quando tiveres entrado na terra que o Senhor teu Deus te dá, não imitarás as abominações dessas nações.
10- Não haja no teu meio quem faça passar pelo fogo o filho ou a filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro,
11- nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos.
12- O Senhor abomina todo aquele que faz essas coisas. É por causa dessas abominações que o Senhor teu Deus expulsa essas nações de diante de ti.
13- Serás perfeito diante do Senhor teu Deus
3.        Êx 22.18; A feiticeira não deixarás viver.
4.         Os médiuns espíritas não entram, realmente, em contato com os mortos, mas, com espíritos demoníacos enganadores. O registro desta história não oferece justificativa alguma para a busca de contato com os mortos.
 (2) A mulher ficou atônita e aterrorizada quando um vulto personificando Samuel apareceu. Isso subentende que ela não esperava ver Samuel, mas, sim, um espírito demoníaco do qual ela simplesmente teria “poderes sobre esse tal espírito.”

a)       8 E Saul se disfarçou e vestiu outras vestes, e foi ele e com ele dois homens, e de noite vieram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira e me faças subir a quem eu te disser.
b)       13 E o rei lhe disse: Não temas; porém que é o que vês? Então, a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra.

2Co 11-13 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
2 Co 11-14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

c)           Subiu ao Céu
Lc 24-51 E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu. (SUBIU)

Segundo o comentário da Bíblia de Scolfild  pag. 326  referente ao exposto diz: “ A explicação mais plausível é que a mulher esperava ter contato com um demônio, o qual representaria Samuel, V11 mais Deus REALMENTE permitiu que Samuel lhe aparecesse e lhe desse uma mensagem. “

Segundo Flavio Josefo Pag 169  Quando a mulher começou ter a visão ficou transtornada: Saul perguntou quando ela falou que via aproximar um homem parecendo todo Divino:
·         “Que idade ele tem?
·         E como está Vestido?”
Ela respondeu: “Um velho muito venerável e está vestido com vestes sacerdotal”

Então Saul não duvidou que era Samuel.    O inimigo como disse Jesus “São lobos vestidos de cordeiros”

Algumas teses das quais defendemos ser um Espírito Maligno:

1)       Quando foi escrito essa passagem Samuel já estava morto:
2)       Então foi escrita por alguém que estava perto de Saul, ou seja, uma testemunha ocular.
A necromante foi sincera v11-14  “11 A mulher, então, lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel.
12 Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul.
13 E o rei lhe disse: Não temas; porém que é o que vês? Então, a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra.
14 E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou
3)       Também a de Atos 16:16-18 foi
16 E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
17 Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
18 E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E, na mesma hora, saiu.

4)       O Senhor não lhe respondeu: v6  “E perguntou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR lhe não respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.” Havia uma determinação de Deus “Não responda a Saul”
5)       Deus havia se resignado com Saul 1Sm 15:10-11 “Então, veio a palavra do SENHOR a Samuel, dizendo:
11 Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras.”
6)       (v14). Saul, não viu Samuel. Ele "entendeu que era Samuel". A pitonisa, não viu a Samuel. Viu um ancião envolto a uma capa. Nenhuma característica descrita, é suficiente para confirmar a presença de Samuel naquele local.
7)       Samuel, servo de Deus, apareceu mesmo naquela sessão espírita? Em nenhum momento da narrativa é feita tal afirmação. A pitonisa, invoca o morto. Ao aparecer, "Samuel," saúda Saul, a mulher, grita apavorada. Por que grita a pitonisa? Saul, estava ali disfarçado. No começo de seu reinado, em obediência a Deus, matara pitonisas, cumprindo êxodo 22:18: " A feitiçeira não deixarás viver". A saudação de "Samuel", faz com que ela pense que o objetivo da estada de Saul, ali, era matá-la. "Por que me tens enganado, pois tu mesmo és Saul". Ele a conforta: "Não temas, que é que vês?".
8)        Reencarnação do mal : As previsões feitas a Saul, foram de derrota e morte. Ele queria ouvir de Samuel se subiria ou não a guerrear com os filisteus. Entretanto ouviu: "Perderás a guerra, amanhã mesmo morrerás, com todos os filhos e estarás comigo" (v19).
  • Saul, perdeu a guerra.
  • Ele tinha seis filhos. Três morreram na batalha (Jônatas, Abinadabe e Malquisua).
  • Saul cometeu suicidio, se lançando sobre sua própria espada.
  • Jamais, Saul poderia ir para o mesmo lugar onde estaria Samuel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A DIVISÃO DOS DONS ESPIRITUAIS

Os 9 Dons do Espírito Santo Vamos dividi-los da seguinte maneira: Três Dons de  Revelação   (que revelam algo); Três Dons de  Poder  (que fazem algo); Três Dons    Vocais ou inspiracionais  (que dizem algo). 1° Três Dons deRevelação: - A Palavra da Sabedoria -A Palavra do Conhecimento -O Discernimento de Espíritos SABEDORIA O Dom da Sabedoria nos dá uma revelção da mente de Deus e trata do Futuro. (Gen.6:8-22)    Noé. ( História de Noé,destruição da Terra e    Construção da Arca) CONHECIMENTO O Dom do Conhecimento nos dá uma revelação das coisas do presente ou do passado. (Atos.9:10-11) Ananias vai até Saulo e ora por ele. (Apc.1:10-20) João tinha intimidade com Deus DISCERNIMENTO O Dom do Discernimento lida com espírito que existem na dimensão espiritual,quer ser Espírito Santo, espírito satânico ou espírito humano. (Atos.1:16-18) Paulo discerene o espírito da jovem adivinhadora 2° TRÊS DONS DE PODER: -O Dom da Fé; -Dom de Operação de Milagres; -Dons de Cura . O DOM DA FÉ O Dom da

SIGNIFICADOS DO TABERNÁCULO!

O TABERNÁCULO, SÍMBOLO DO CÉU 1. INTRODUÇÃO                 O Tabernáculo era o  centro da vida religiosa  dos judeus no deserto e  base para o desenvol-vimento espiritual  do povo, isto é, ensinando-lhes um meio definido de buscarem a Deus, e nos primeiros séculos após a sua chegada a Canaã até à construção do Templo de Jerusalém. Para nós, hoje, a base para o nosso desenvolvimento espiritual é: a Bíblia, a igreja, Cristo e a vida dos apóstolos.                 Entre o lugar onde estava situado o Tabernáculo e o acampamento dos israelitas havia uma cerca de linho branco com mais ou menos 2,70 metros de altura, pendurada em pilares. Isso diz respeito à santidade de Deus.                 Foi erguido no deserto no 1º dia do 1º mês do 2º ano do livramento de Israel (Ex 40.2).                 Conforme Ex 25.9 a 26.30 Moisés deveria construir o Tabernáculo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte.                 A Epístola aos Hebreus (8.5) nos informa que o Taberná

KAVOD E SHEKINAH

A Presença do Senhor enchia o  Santo dos Santos Ex 40:34-35 " Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o  tabernáculo ; De maneira que  Moisés  não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo." Quando a glória do Senhor desceu e encheu o tabernáculo pela primeira vez, deve ter sido um espetáculo temeroso. Deus se agradou do seu povo, não por causa da sua bondade, mas porque os seus pecados foram cobertos e eles um dia seriam pagos por Cristo um dia. Creio que o  sumo sacerdote  sentiu prazer de entrar na presença do Senhor no Santo dos Santos. A palavra hebraica para habitação ou presença de Deus é " Sh'cheenah " ou, como nós pronunciamos: Shekinah (Chequiná). O termo Shekinah era muitas vezes usado na palavra Deus. Na mente judaica, vinha do fato que Ele " habitou " ou " descansou " entre o seu povo, seja um indivíduo, uma tr