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CONHEÇA A HISTÓRIA DA GRÉCIA E SAIBA O PORQUE DA ATUAL CRISE!



Por que a idolatria tem sido tão fascinante para a maioria das pessoas ?

1. É mais difícil se crer em algo que se vê.

2. As nações pagãs vizinhas criam que a adoração a vários deuses era superior à adoração a um único Deus. Quanto mais deuses melhor.

3. Os deuses pagãos não exigiam qualquer tipo de obediência. Muitas religiões incluíam imoralidade sexual religiosa em seu culto tendo prostitutas cultuais. Isto certamente atraía muitos em Israel. Deus requeria obediência aos altos padrões morais da sua lei.

4. Por causa do elemento demoníaco da idolatria ela ás vezes oferecia benefícios materiais e físicos temporários. Exemplo: os deuses da fertilidade ofereciam o nascimento de filhos; os deuses do tempo (sol, chuva, lua...) prometiam condições apropriadas para as colheitas...

I. A história da Grécia antiga

A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-européia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios. As (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As duas mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas.

II. Expansão do povo grego (diáspora)

Por volta dos séculos VII a.C e V a.C. acontecem várias migrações de povos gregos a vários pontos do Mar Mediterrâneo, como conseqüência do grande crescimento populacional, dos conflitos internos e da necessidade de novos territórios para a prática da agricultura. Na região da Trácia, os gregos fundam colônias, na parte sul da Península Itálica e na região da Ásia Menor (Turquia atual).

Os conflitos e desentendimentos entre as colônias da Ásia Menor e o Império Persa ocasiona as famosas Guerras Médicas (492 a.C. a 448 a.C.), onde os gregos saem vitoriosos.
Esparta e Atenas envolvem-se na Guerra do Peloponeso (431 a.C. a 404 a.C.), vencida por Esparta. No ano de 359 a.C.,

III. Economia da Grécia Antiga

A economia dos gregos baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, teve grande a aceitação no Mar Mediterrâneo. As ânforas gregas transportavam vinhos, azeites e perfumes para os quatro cantos da península.

Com o comércio marítimo os gregos alcançaram grande desenvolvimento, chegando até mesmo a cunhar moedas de metal. Os escravos, devedores ou prisioneiros de guerras foram utilizados como mão-de-obra na Grécia. Cada cidade-estado tinha sua própria forma político-administrativa, organização social e deuses protetores.

IV. Sociedade Grega
Organização social na Grécia Antiga, o caso de Atenas, as principais camadas da sociedade grega antiga

 Aristocracia grega: domínio das terras e da vida pública

A sociedade grega era marcada por profundas desigualdades sociais. Embora houvesse uma diferenciação na organização social de cada cidade-estado, no geral quase todas seguiam certo padrão. Vamos usar a cidade-estado de Atenas como exemplo.

 Os cidadãos

Os homens livres e nascidos nas cidades-estados eram proprietários de terras, formavam a aristocracia rural, e possuíam uma boa condição econômica e social. Conhecidos como eupátridas em Atenas, eram os únicos que possuíam direitos políticos.

Vale lembrar que as mulheres e crianças de Atenas não eram considerados cidadãos e, portanto, não podiam participar da vida pública. Formavam a minoria da sociedade.

 Os estrangeiros

Originários de outras cidades-estados, colônias ou regiões, os periecos trabalhavam com artesanato e comércio. Não podiam participar da vida pública de Atenas, pois não possuíam direitos políticos. Os periecos também não podiam ser proprietários rurais.

 Os escravos

Era a grande maioria da sociedade. Eram, principalmente, prisioneiros de guerras, capturados e comercializados. Executavam quase todo tipo de trabalho, desde atividades domésticas até trabalho pesado na extração de minérios. A base da mão-de-obra na agricultura também era escrava. Tinham uma vida marcada por sofrimento, pobreza e desrespeito. Em função destas condições, ocorreram várias revoltas sociais envolvendo os escravos gregos.

V. Cultura e religião

Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros.

A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V ( Período Clássico da Grécia). Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período.

A dramaturgia grega também pode ser destacada. Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras. Poesia, a história , artes plásticas e a arquitetura foram muito importantes na cultura grega.

A religião politeísta grega era marcada por uma forte marca humanista. Os deuses possuíam características humanas e de deuses. Os heróis gregos (semi-deuses) eram os filhos de deuses com mortais.

Zeus, deus dos deuses, comandava todos os demais do topo do monte Olimpo. Podemos destacar outros deuses gregos : Atena (deusa das artes), Apolo (deus do Sol), Ártemis (deusa da caça e protetora das cidades), Afrodite (deusa do amor, do sexo e da beleza corporal), Démeter (deusa das colheitas), Hermes (mensageiro dos deuses) entre outros. A mitologia grega também era muito importante na vida desta civilização, pois através dos mitos e lendas os gregos transmitiam mensagens e ensinamentos importantes.

Os gregos costumavam também consultar os deuses no oráculo de Delfos. Acreditavam que neste local sagrado, os deuses ficavam orientando sobre questões importantes da vida cotidiana e desvendando os fatos que poderiam acontecer no futuro.

Na arquitetura, os gregos ergueram palácios, templos e acrópoles de mármore no topo de montanhas. As decisões políticas, principalmente em Atenas, cidade onde surgiu a democracia grega, eram tomadas na Ágora (espaço público de debate político).

VI. História de Atenas
Civilização e sociedade ateniense, deusa Atenas, Guerra do Peloponeso, Atenas e Esparta, democracia ateniense, teatro grego, arte ateniense, filosofia.

Por volta dos anos 500 e 400 AC, esta cidade, fundada há mais de 3.000 anos, era a mais próspera da Grécia Antiga e possuía um poderoso líder: Péricles. Nesta fase, a divisão hierárquica seguia a seguinte ordem: nobres, homens livres e uma grande quantidade de escravos que realizavam trabalhos como mercadores, carpinteiros, professores e marceneiros.

História e características sociais, políticas e econômicas Por ser uma cidade bem sucedida e comercial, Atenas despertou a cobiça de muitas cidades gregas. Esparta se uniu a outras cidades gregas para atacar Atenas. A Guerra do Peloponeso (431 a 404 a.C.) durou 27 anos e Esparta venceu, tomando a capital grega para si, que, a propósito, continuou riquíssima culturalmente.

Alguns dos maiores nomes do mundo viveram nesta região repleta de escritores, pensadores e escultores, entre eles estão: os autores de peças de teatro Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes e também os grandes filósofos Platão e Sócrates.

Atenas destacou-se muito pela preocupação com o desenvolvimento artístico e cultural de seu povo, desenvolvendo uma civilização de forte brilho intelectual. Na arquitetura, destacam-se os lindos templos erguidos em homenagens aos deuses, principalmente a deusa Atena, protetora da cidade.

A democracia ateniense privilegiava apenas seus cidadãos (homens livres, nascidos em Atenas e maiores de idade) com o direito de participar ativamente da Assembléia e também de fazer a magistratura. No caso dos estrangeiros, estes, além de não terem os mesmos direitos, eram obrigados a pagar impostos e prestar serviços militares.

Hoje em dia, Atenas tem mais de dois milhões e meio de habitantes, e, embora tenha inúmeras construções modernas, continua com suas ruínas que remetem aos memoráveis tempos antigos. A cidade é um dos principais pontos turísticos da Europa.

VII. Deuses Gregos

Mitologia e religião grega, deuses da Grécia Antiga, panteão grego, características e representações.

Na Grécia Antiga, as pessoas seguiam uma religião politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses. Estes, apesar de serem imortais, possuíam características de comportamentos e atitudes semelhantes aos seres humanos.

Maldade, bondade, egoísmo, fraqueza, força, vingança e outras características estavam presentes nos deuses, segundo os gregos antigos. De acordo com este povo, as divindades habitavam o topo do Monte Olimpo, de onde decidiam a vida dos mortais. Zeus era o de maior importância, considerado a divindade suprema do panteão grego.

Acreditavam também que, muitas vezes, os deuses desciam do monte sagrado para relacionarem-se com as pessoas. Neste sentido, os heróis eram os filhos das divindades com os seres humanos comuns. Cada cidade da Grécia Antiga possuía um deus protetor.

Cada entidade divina representava forças da natureza ou sentimentos humanos. Poseidon, por exemplo, era o representante dos mares e Afrodite a deusa da beleza corporal e do amor.

A mitologia grega era passada de forma oral de pai para filho e, muitas vezes, servia para explicar fenômenos da natureza ou passar conselhos de vida. Ao invadir e dominar a Grécia, os romanos absorveram o panteão grego, modificando apenas os nomes dos deuses.

 Conheça abaixo uma relação das principais divindades da Grécia Antiga e suas características.

Nome do deus - O que representava

1. Zeus - rei de todos os deuses

2. Afrodite - amor

3. Ares - guerra

4. Hades - mundo dos mortos e do subterrâneo

5. Hera - protetora das mulheres, do casamento e do nascimento

6. Poseidon - mares e oceanos

7. Eros - amor, paixão

8. Héstia - lar

9. Apolo - luz do Sol, poesia, música, beleza masculina
10. Ártemis - caça, castidade, animais selvagens e luz
11. Deméter - colheita, agricultura

12. Dionísio - festas, vinho

13. Hermes - mensageiro dos deuses, protetor dos comerciantes

14. Hefesto - metais, metalurgia, fogo

15. Crono - tempo

16. Gaia - planeta Terra

17. Afrodite

18. Ananque

VIII. Entenda a crise na Grécia e suas implicações

 Grécia: a crise começou com uma fraude
A crise grega que está nas manchetes, inclusive do site de VEJA, tem mil explicações, amigos do blog, mas seu olho do furacão começou com uma fraude, uma maracutaia inacreditável praticada pelo partido conservador Nova Democracia, que governou a Grécia por seis anos, até 2009.

Vencedor das eleições, o novo primeiro-ministro do Partido Socialista (Pasok), Giorgos Papandreu, constatou em poucos dias que seus antecessores haviam maquiado escandalosamente as contas públicas para os parceiros da União Europeia e o Banco Central Europeu (BCE). O verdadeiro déficit públic do país, de gravíssimos 15,7% do PIB, era mais do que o dobro do informado pelo governo anterior.

O déficit verdadeiro era a conta que chegava para ser paga pela gastança do governo do antecessor de Papandreu, Kostas Karamanlis (2004-2009), que, em vez de atuar dentro das possibilidades do Orçamento e, mais, equacionar o que restava de déficit devido aos investimentos na preparação das Olimpíadas de 2004 pelo governo socialista que o precedeu, preferiu continuar torrando dinheiro público – e mentir.

Bola de neve de desconfiança e um brutal ajuste fiscal A desconfiança dos mercados para com a Grécia, a partir daí, diante do temor de que os empréstimos ao governo e às empresas gregas não seriam quitados, fez rolar uma bola de neve que explodiu nas mãos de Papandreu.

O primeiro-ministro conseguiu realizar um brutal ajuste fiscal, o mais severo já feito por um país da zona do euro desde o estabelecimento da moeda comum, em 2000, e baixou em 5 pontos percentuais o rombo.

A essa altura, porém, os cortes orçamentários e outras medidas restritivas haviam levantado um turbilhão de protestos na sociedade, que foram num crescendo tal que, apenas nos últimos 15 meses, houve 22 greves gerais no país.

A União Européia, o BCE e o Fundo Monetário Internacional (FMI) – que muitos chamam de troika, ressuscitando a velha palavra da extinta União Soviética

– socorreram a Grécia há um ano com um empréstimo de 110 bilhões de euros (algo como 250 bilhões de reais), mas o atoleiro grego não melhorou, e o Papandreu necessita de mais 60 bilhões de euros (140 bilhões de reais).

Privatizar o banco estatal, serviços de águas, portos e até um cassino
Para tanto, as exigências da troika são severíssimas. Depois de baixar os 5 pontos percentuais no déficit, em dois anos, Papandreu agora precisa derrubá-lo de 10,5% para 7,5% até o final deste ano.

Para fazer frente ao total da dívida grega antes desses 60 bilhões, que supera 142% do PIB (só para comparar: a do Brasil bate nos 40% do PIB) e é de 328 bilhões de euros (750 bilhões de reais, uma enormidade para um país das dimensões da Grécia), o programa para o qual Papandreu precisa obter o consenso das principais forças políticas, e que o levou a reformar seu gabinete, consiste em basicamente dois pontos:

1. Corte de gastos de mais 28 bilhões de euros num país que já está no osso e que podou investimentos em saúde, educação e infraestrutura

2. Privatizações que obtenham de 50 a 60 bilhões de euros, para reduzir a sufocante dívida pública e que incluem o banco estatal Caixa Postal de Poupança, os portos de Atenas (Pireu) e Salônica, a segunda maior cidade grega depois da capital, os serviços de abastecimento de água das duas cidades, a empresa telefônica nacional, OTE, que já tem como sócio minoritário o gigante alemão Deutsche Telekon, e até o cassino de Atenas, que pertence — vejam só — ao governo.

Diante desse quadro dificílimo, quem começou tudo, o partido Nova Democracia, não tem colaborado em nada. Pode ser que Papandreu venha a obter para as medidas duras e mesmo um governo de união nacional, caso em que ele próprio disse que cederia seu cargo em prol de um acordo.

Mas as palavras de Antonis Samaras, líder da Nova Democracia, ditas ainda esta semana são de uma hipcrisia aterradora: “Não estou disposto a apoiar uma política que arrase nosso país”, afirmou.

Ele ignorou o fato de que foi o governo antecessor de Papandreu, de seu próprio partido, quem iniciou esse processo de derrocada do país com uma fraude.

Num momento de protestos populares e instabilidade política, o país deve precisar de mais ajuda econômica da UE A crise financeira da Grécia pode ter profundas implicações para outros países europeus e para a economia mundial.

Num momento de protestos em Atenas contra as medidas de austeridade impostas pelo governo, o premiê George Papandreou tenta se manter no cargo, após anunciar mudanças no seu gabinete.

O premiê tenta também aprovar novas medidas de contenção de gastos necessárias para que a União Européia e o FMI continuem efetuando os pagamentos do pacote de resgate que prometeram à Grécia.

A próxima parcela de 12 bilhões de euros (cerca de R$ 27 bilhões) do pacote quase certamente será paga, o que deve sustentar o governo grego por mais algumas semanas.

É provável que um segundo pacote seja discutido por ministros das Finanças do bloco europeu neste domingo, mas ainda não está claro quais serão os termos do novo acordo.

Por que a Grécia já precisa de um segundo pacote de resgate?

O pacote original foi aprovado há pouco mais de um ano, em maio de 2010.

A razão para o resgate é que o país estava tendo dificuldades em obter dinheiro emprestado no mercado para quitar suas dívidas. Por isso recorreu à União Européia e ao FMI.

A idéia era dar à Grécia tempo para sanear sua economia, o que reduziria os custos para que o país obtivesse dinheiro no mercado.

Mas isso não ocorreu até agora. Pelo contrário: a agência de classificação de risco S&P recentemente deu à Grécia a pior nota de risco do mundo (dentre os países monitorados pela agência).

Assim, o país continua tendo diversas dívidas a serem quitadas, mas não é capaz de obter dinheiro comercialmente para refinanciá-las.

Por que a Grécia está nessa situação?

A Grécia gastou bem mais do que podia na última década, pedindo empréstimos pesados e deixando sua economia refém da crescente dívida.

Nesse período, os gastos públicos foram às alturas, e os salários do funcionalismo praticamente dobraram. Enquanto os cofres públicos eram esvaziados pelos gastos, a receita era afetada pela evasão de impostos - deixando o país totalmente vulnerável quando o mundo foi afetado pela crise de crédito de 2008.

O montante da dívida deixou investidores relutantes em emprestar mais dinheiro ao país. Hoje, eles exigem juros bem mais altos para novos empréstimos que refinanciem sua dívida.
O que a Grécia está fazendo para reverter a crise?

A Grécia apresentou planos para cortar seu déficit de maneira escalonada.

Para alcançar isso, o Parlamento grego aprovou em maio um pacote de medidas de austeridade para economizar 4,8 bilhões de euros.

O governo quer congelar os salários do setor público e aumentar os impostos e ainda anunciou o aumento do preço da gasolina.

Pretende também aumentar a idade para a aposentadoria, em uma tentativa de economizar dinheiro no sistema de pensões, já sobrecarregado.

A população reagiu com protestos, alguns deles violentos.

Muitos servidores públicos acreditam que a crise foi criada por forças externas, como especuladores internacionais e banqueiros da Europa central.

Os dois maiores sindicatos do país classificaram as medidas de austeridade como "antipopulares" e "bárbaras".

Por que a Grécia não declara moratória de suas dívidas?

Se o país não fosse membro da zona do euro, talvez fosse tentador declarar a moratória, o que significaria deixar de pagar os juros das dívidas ou pressionar os credores a aceitar pagamentos menores e perdoar parte da dívida.

No caso da Grécia, isso traria enormes dificuldades. As taxas de juros pagas pelos governos da zona do euro têm sido mantidas baixas ante a presunção de que a UE e o Banco Central Europeu proveriam assistência a países da região, justamente para evitar calotes.

Uma moratória grega, além de estimular países como Irlanda e Portugal a fazerem o mesmo, significaria um aumento de custos para empréstimos tomados pelos países menores da UE, sendo que alguns deles já sofrem para manter seus pagamentos em dia.

Se Irlanda e Portugal seguissem o caminho do calote, os bancos que lhes emprestaram dinheiro seriam afetados, o que elevaria a demanda por fundos do Banco Central Europeu.

Por isso, enquanto a Europa conseguir bancar a ajuda aos países com problemas e evitar seu calote, é provável que continue fazendo isso.

Então por que os países europeus não concordam logo com um novo pacote de resgate?

O problema é que o governo alemão quer que os bancos compartilhem as agruras de um segundo resgate.

Isso significaria que, em vez de a Grécia tomar dinheiro emprestado da UE para pagar dívidas de vencimento imediato, os bancos teriam de concordar em renegociar essas dívidas, provavelmente em termos mais favoráveis aos gregos.

O governo francês e o Banco Central Europeu advertiram que tal reestruturação da dívida seria considerada por muitos como uma moratória, o que, por sua vez, continuaria dificultando que a Grécia voltasse a tomar empréstimos comercialmente.

Mas governos europeus talvez estejam sendo influenciados pela quantidade de dinheiro que seus próprios bancos já emprestaram aos gregos.

A agência de classificação de risco Moody‘s já declarou que pode rebaixar a nota dos três maiores bancos da França por causa de sua vulnerabilidade à dívida grega. A crise na Grécia pode se espalhar?

Se a Grécia promover um calote, os problemas podem se espalhar para a Irlanda e Portugal.

Mesmo sem uma moratória, ainda pode haver dificuldades, já que os pacotes de resgate oferecidos a esses dois países foram estruturados para ajudar Lisboa e Dublin até que seus governos fossem novamente capazes de obter dinheiro no mercado - como no caso de Atenas.

Um calote grego pode fazer com que investidores questionem se a Irlanda e Portugal não seguirão o mesmo caminho.

O problema real diz respeito ao que acontecerá com a Espanha, que só tem conseguido obter dinheiro no mercado a custos crescentes. A economia espanhola equivale à soma das economias grega, irlandesa e portuguesa. Seria muito mais difícil para a UE estruturar, caso seja necessário, um pacote de resgate para um país dessa dimensão.

IX. IDOLATRIA (IMAGEM DE ESCULTURA EX 20.4)

Não existe relação entre Deus e as imagens. A adoração a imagem é um pecado contra Deus, contra a Sua Palavra. Portanto aqueles que adoram imagens não têm comunhão com o verdadeiro Deus

(2 Co 6. 11 – 18), portanto suas orações seus sacrifícios de nada vale diante de Deus Isaias 59: 1 e2. Não tenho nada pessoal contra os católicos porque entendo que a luta não é contra a carne e sangue ( Ef. 6: 10 – 12).

O objetivo desde estudo é trazer luz para aqueles que ainda se encontra em trevas espirituais, adorando ou venerando imagens de escultura, respeitar, prestar culto, reverenciar, exaltar, atribuir milagres é glorificar algo que não é Deus, feito pela própria mão do homem Isaias 44: 9 – 17, que, portanto não pode fazer nada por ninguém Isaias 48. 1 – 5 e não é digno de glória, pois só um é digno de glória: O Deus de Israel, Abrão, Isaque e Jacó o Deus da Bíblia Isaias 42: 8.

A oração do povo crente conhecedor da Palavra deve ser para que estes que servem a imagem de escultura venham a ter a suas mentes iluminadas pela Palavra de Deus e pelo Espírito Santo e assim eles venham a crer nas verdades do evangelho 2 Co. 4: 3, 4.

A três tipos de idolatria e todas mencionadas na Bíblia:

1. Idolatria por pessoas (I Co 1. 10 – 13; At 14. 8 – 15).

2. Idolatria por dinheiro (Cl 3. 5).

3. Idolatria por ídolos (Lv 26. 1).

A idolatria por pessoas ou por dinheiro é um pecado que está no nível humano, é da natureza da carne, do desejo, da vontade, o homem com uma vida em espírito consegue vencer estes pecados (Gl 5. 16 - 20; I Pd 4. 2 ,3).

A idolatria por ídolos, imagens de escultura é um pecado que rouba a glória de Deus, ocupa o lugar que Deus deveria ocupar no espírito do homem, é uma rejeição ao Deus vivo uma falsa adoração (Jo 4: 23 , 24).

A idolatria por ídolos, imagens de esculturas é um pecado que está no nível de adoração, a pessoa que adora ídolo ou imagem faz do ídolo o seu deus, ou seja, ele rejeita o Deus verdadeiro o Deus da Bíblia, ele rejeita a Palavra de Deus que está na Bíblia, e ele rejeita o Espírito Santo que inspirou os profetas e apóstolos a escrever os livros que estão na Bíblia.

( Pd 1. 20 , 21) e mais do que isto ele rejeita o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário, que o símbolo da salvação de todos aqueles que o aceita como seu salvador (Jo 3. 14 – 16).

Quando alguém olha para a imagem ou atribui a sua salvação a um ídolo, ou quando põe a sua esperança, sua fé em um ídolo ou imagem de escultura eles estão rejeitando a Jesus Cristo como seu salvador, ele está rejeitando o sacrifício, o sangue e o nome de Jesus, com isto ele aplaca a ira de Deus. (Dt 32. 21 , 22).

A Bíblia é o livro da Constituição do Cristianismo, portanto todos que se dizem cristão devem andar segundo o que está escrito na Bíblia, nos Evangelhos, não vemos por parte de Jesus nenhum incentivo a idolatria ou adoração a Maria.

(Jo 2. 1 – 4), nas cartas do apóstolo Paulo vemos repreensão a aqueles que adoram imagens ( Rm1: 18 – 25; I Co 10. 1 – 7).

O apostolo Paulo ainda aponta as conseqüências da idolatria por ídolos, imagens de esculturas (Rm 1: 26 – 32; I Co 10. 14).

A idolatria é pecado, portanto adorar imagem de qualquer personagem bíblico ou não bíblico, ou de aves, animais, objetos ou de qualquer ser celeste e outros, qualquer tipo de idolatria é inimizade com Deus. (Ex. 20. 4 e 5; Ef 5. 5).

Deus não tolera nenhuma forma de idolatria

1. Ele advertia freqüentemente contra ela no AT. Os dois primeiros mandamentos são contrários a qualquer tipo de idolatria (Êxodo 20:3-4).

2. Esta ordem foi repetida em outras ocasiões. Ex 23:13 e 24; 34:14-17; Dt 4:23 e 24; 6:14 entre outras.

3. Vinculada a estas ordens estava a de destruir todos os ídolos e quebrar as imagens de nações pagãs na terra de Canaã (Ex 23:24; 34:13; Dt 7:4 e 5; 12:2 e 3)

4. Deus disse através dos profetas que deixaria Jerusalém ser destruída (2 Reis 21:10-16) e mesmo assim ela continuou com a idolatria, e finalmente Deus cumpriu a sua palavra através de Nabucodonosor (2Rs 25)

5. A idolatria aparece de várias formas no NT, ela aparece sempre quando as pessoas dão lugar a cobiça e ao materialismo ao invés de confiarem em Deus somente. Ocorre dentro da igreja quando as pessoas acreditam que podem servir a Deus e participar das práticas imorais e ímpias do mundo (Cl 3:5; Mt 6:19-24, Hebreus 13:5-6; I Co 10:14; I Jo 5:21)

6. Os idólatras não herdarão o Reino de Deus (I Co 6:9-10; Ap 22:15)

Ao longo dos anos a Grécia praticou uma idolatria politeísta da maneira mais abrangente possível.

Estima-se que ao longo de mais de 3000 anos foram inventados mais de 33 mil deuses para serem adorados.

Agora a crise naquele País é tão grande que a dívida é maior que o PIB nacional; dando a entender que não vale a pena ser idólatra. Só Deus é quem pode nos revelar estas sublimes verdades espirituais.

Que Deus nos ajude a fugir da idolatria em nome de Jesus, amém! 

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