Pular para o conteúdo principal

O SIGNIFICADO DA SARÇA ARDENTE 1


O Novo Testamento tem um valor primordial para nossas vidas, pois nele está registrado tudo o que o homem deve fazer para alcançar a salvação. No antigo testamento está a lei de Moisés, e quando Jesus disse que trouxe um novo mandamento (João cap 13 vs. 34) temos a impressão de que o Antigo Testamento não tem mais valor. Então porque temos o Antigo Testamento em nossas Bíblias?
Na verdade o Antigo Testamento não tem valor para salvação, mas os exemplos de vida e os demais ensinamentos contidos no Antigo Testamento são de grande importância para nossas vidas. Apesar da salvação estar no Novo Testamento o Antigo traz consigo ensinamentos e conselhos para nossa vida natural, especialmente no que diz respeito a riqueza e prosperidade.

No livro de Êxodo, capitulo 03 fala sobre a visão da Sarça Ardente de Moisés quando estava no monte Horebe (sinai). Além da grande manifestação do poder de Deus em não deixar que as chamas consumissem a sarça temos outros fatores para analisar.

Começando pelo verso 01 Moisés chegou ao monte Horebe (sinai) o Senhor se revelou a ele, ou seja, quando Moisés estava no monte Deus falou com ele. Podemos aprender então que sempre que subimos ao monte Deus se revela a nós. Subir ao monte significa deixar as coisas naturais para o lado (ainda que por alguns momentos) e buscar a face de Deus.

Trazendo para nossa vida prática é quando deixamos os problemas para buscar a face de Deus. Ninguém pode entrar na presença de Deus se não se concentrar e ficar livre para Ele, não estou sendo hipócrita eu também tenho problemas e sei como é difícil esquecer deles mesmo quando estou na igreja. Contudo preciso entender que depois de estar na presença de Deus terei melhores condições de enfrentar qualquer problema. Como pastor vejo todos os dias pessoas que procuram a igreja, mas não limpam suas mentes para o agir de Deus. Eu sei que não é fácil, mas é preciso esquecer dos problemas e buscar unicamente a face de Deus.

Deus se revela a Moisés em uma sarça de fogo ardente (verso 02). Sarça é planta espinhosa da família das fabáceas do gênero Acácia. O mesmo das árvores conhecidas genericamente no Brasil pelo vernáculo "Jurema". A sarça era comum naquela região, naturalmente nenhuma sarça chamou a atenção de Moisés (em especial), senão aquela que queimava.

O fogo simboliza a Glória de Deus (Êxodo cap 24 vs. 17), é simbolo do Espírito Santo. O fogo ilumina, aquece, purifica, transforma, entre outras características. Enquanto a sarça é o homem comum. Como eu ia dizendo nenhuma sarça chamou a atenção de Moisés, senão a que queimava.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A DIVISÃO DOS DONS ESPIRITUAIS

Os 9 Dons do Espírito Santo Vamos dividi-los da seguinte maneira: Três Dons de  Revelação   (que revelam algo); Três Dons de  Poder  (que fazem algo); Três Dons    Vocais ou inspiracionais  (que dizem algo). 1° Três Dons deRevelação: - A Palavra da Sabedoria -A Palavra do Conhecimento -O Discernimento de Espíritos SABEDORIA O Dom da Sabedoria nos dá uma revelção da mente de Deus e trata do Futuro. (Gen.6:8-22)    Noé. ( História de Noé,destruição da Terra e    Construção da Arca) CONHECIMENTO O Dom do Conhecimento nos dá uma revelação das coisas do presente ou do passado. (Atos.9:10-11) Ananias vai até Saulo e ora por ele. (Apc.1:10-20) João tinha intimidade com Deus DISCERNIMENTO O Dom do Discernimento lida com espírito que existem na dimensão espiritual,quer ser Espírito Santo, espírito satânico ou espírito humano. (Atos.1:16-18) Paulo discerene o espírito da jovem adivinhadora 2° TRÊS DONS DE PODER: -O Dom da Fé; -Dom de Operação de Milagres; -Dons de Cura . O DOM DA FÉ O Dom da

SIGNIFICADOS DO TABERNÁCULO!

O TABERNÁCULO, SÍMBOLO DO CÉU 1. INTRODUÇÃO                 O Tabernáculo era o  centro da vida religiosa  dos judeus no deserto e  base para o desenvol-vimento espiritual  do povo, isto é, ensinando-lhes um meio definido de buscarem a Deus, e nos primeiros séculos após a sua chegada a Canaã até à construção do Templo de Jerusalém. Para nós, hoje, a base para o nosso desenvolvimento espiritual é: a Bíblia, a igreja, Cristo e a vida dos apóstolos.                 Entre o lugar onde estava situado o Tabernáculo e o acampamento dos israelitas havia uma cerca de linho branco com mais ou menos 2,70 metros de altura, pendurada em pilares. Isso diz respeito à santidade de Deus.                 Foi erguido no deserto no 1º dia do 1º mês do 2º ano do livramento de Israel (Ex 40.2).                 Conforme Ex 25.9 a 26.30 Moisés deveria construir o Tabernáculo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte.                 A Epístola aos Hebreus (8.5) nos informa que o Taberná

KAVOD E SHEKINAH

A Presença do Senhor enchia o  Santo dos Santos Ex 40:34-35 " Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o  tabernáculo ; De maneira que  Moisés  não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo." Quando a glória do Senhor desceu e encheu o tabernáculo pela primeira vez, deve ter sido um espetáculo temeroso. Deus se agradou do seu povo, não por causa da sua bondade, mas porque os seus pecados foram cobertos e eles um dia seriam pagos por Cristo um dia. Creio que o  sumo sacerdote  sentiu prazer de entrar na presença do Senhor no Santo dos Santos. A palavra hebraica para habitação ou presença de Deus é " Sh'cheenah " ou, como nós pronunciamos: Shekinah (Chequiná). O termo Shekinah era muitas vezes usado na palavra Deus. Na mente judaica, vinha do fato que Ele " habitou " ou " descansou " entre o seu povo, seja um indivíduo, uma tr