Pular para o conteúdo principal

AS FESTAS JUDAICAS E AS REVELAÇÕES PROFÉTICAS PARA NOVA ALIANÇA



A FESTA DOS TABERNÁCULOS PARTE 1 de 8
 
Hoje dia 1 de outubro de 2012 também no calendário Gregoriano é o Décimo Quinto dia de Tishrei de 5773, pelo Calendário Bíblico - Hebraico!
 
Hoje se inicia A FESTA DOS TABERNÁCULOS de acordo com a Palavra de DEUS em LEVÍTICO 23: 34 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos quinze dias deste mês sétimo, será a Festa dos Tabernáculos ao SENHOR, por sete dias.
 
A cada dia estarei colocando um estudo a disposição para nossa edificação. Este estudo terá 8 partes, terminando assim no dia 8/10/12 no dia da Grande Celebração de acordo com LEVÍTICO 23: 36 Sete dias oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; ao dia oitavo, tereis santa convocação e oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; é reunião solene, nenhuma obra servil fareis.
 
Como todas as outras 6 celebrações dentro das 3 Grandes FESTAS, Tabernáculos foi estabelecida por DEUS! Ela foi revelada a Moisés quando subiu o monte SInai... veja..
 
HEBREUS 8:5 
os quais ministram em figura e sombra das coisas celestes, assim como foi Moisés divinamente instruído, quando estava para construir o tabernáculo; pois diz ele: Vê que faças todas as coisas de acordo com o modelo que te foi mostrado no monte.
 
Erroneamente, muitos ainda pensam que as FESTAS são dos Judeus, mesmo estando escrito que:
 
LEVÍTICO 23:1-2
1 Disse o SENHOR a Moisés: 2 Fala aos filhos de Israel e dize- lhes: As festas fixas do SENHOR, que proclamareis, serão santas convocações; são estas as minhas festas.
 
SÁBADO v.3
 
 
PÁSCOA vs. 4 - 8 aponta para JESUS como cordeiro de DEUS que tira o pecado do mundo...
 
PRIMÍCIAS vs 9 - 13 Aponta para JESUS como o primogênito da ressurreição, entre muitos irmãos...
 
PÃO SEM FERMENTO v. 14 aponta para JESUS sem pecado (fermento dos fariseus).
  
PENTECOSTES vs 15 - 22 aponta para JESUS como nosso NOIVO, e os limites do contrato de Aliança!
  
DIA DAS TROMBETAS vs. 23 - 25 aponta para o tempo de preparo e despertar da NOIVA, quando os amigos do NOIVO vem anunciando prepara o teu coração...
 
DIA DA EXPIAÇÃO vs. 26 - 32 aponta para a purificação da NOIVA que se prepara, se limpando em jejum e santificação esperando o NOIVO
 
TABERNÁCULOS vs 33 - 44 aponta para as BODAS do CORDEIRO e o SENHOR nos apresentando o PAI!
 
 VENCENDO A IGNORÂNCIA
 
Nos tempos de JESUS em carne, houveram algumas adições a FESTA, vejamos:
JESUS se apresenta como o cumprimento das FESTAS faz com que possamos ver que as mesmas tem um significado profético, espiritual porém que só podem ser experimentados na plenitude em CRISTO!
 
Celebrar as FESTAS DE DEUS sem a centralidade de CRISTO é o mesmo que celebrarmos meros rituais, e isto pode nos levar a uma série de legalismos e enganos!
 
A FESTA DOS TABERNACULOS PARTE 2 de 8
 
No  o 2o da FESTA DOS TABERNÁCULOS veremos mais alguns fatos interessantes acerca desta festa que o Eterno DEUS estabeleceu para nossa Alegria!
 
Sugiro para uma melhor compreensão a leitura nestes dias dos capítulos 7 ao 9 de João. Onde encontramos JESUS na FESTA dos Tabernáculos e detalhes tremendos acerca destes dias!
 
O comportamento e atitudes de JESUS durante estes 3 Capítulos dão para nós alguns códigos e segredos!
 
PANO DE FUNDO
Logo no início do cap 7 (vs 1 ao 5) os discípulos falam que JESUS deveria subir para a FESTA DOS TABERNÁCULOS afim de promover o ministério, para que os outros discípulos pudessem crer. Mas JESUS (vs 6 - 8) responde que não era tempo ainda.
 
Depois de esperar na Galiléia, JESUS vai secretamente a FESTA (João 7:9-10), os judeus o veem mas havia tanta divisão a respeito de JESUS entre os próprios JUDEUS (vs 11 ao 13) uns diziam que ELE era um traidor outros, criam que ELE era um bom homem mas tinham medo de confessar isso abertamente.
 
A oposição a JESUS estava aumentando por parte dos religiosos que já estavam abertamente planejando mata-lo. Isso aumentou e muito depois que JESUS havia purificado o TEMPLO durante a PÁSCOA (João 2:13-22), fato este que o próprio JESUS cita bem como a cura de um homem no Sábado em João 7:23.
 
 
JESUS E A DOUTRINA DO PAI
No meio da FESTA (João 7:14), isto pode ser la pelo dia 18 do mês de Tishrei, pois a FESTA começa dia 15 e vai até dia 21. JESUS vai e começa a ensinar a DOUTRINA DO PAI! ELE os desafiou dizendo: Se vocês fazem a obra de DEUS então conhecem a doutrina de JESUS se era do DEUS ou de homens... (João 7:14-31) 
A medida que continuava os Fariseus se opunham até que o chefe dos sacerdotes enviou oficiais para o prenderem, mas tiveram medo ao ouvir seu ensino (João 7:32-36 / 40-53).
 
 
O TEXTO PROFÉTICO
O ensino mais significante de JESUS nesta FESTA está em:
JOÃO 7:37 No último dia, o grande dia da festa, levantou- se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. 39 Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.
 
A COLHEITA E AS ÚLTIMAS CHUVAS
A FESTA DOS TABERNÁCULOS começa como já vimos no dia 15 do sétimo mês Bíblico de acordo LV 23:34. 
Este mês é TISHREI o mês que termina as Colheitas, e para isto é preciso a força das últimas chuvas. 
 
Vejamos algumas citações da FESTA na Bíblia e sua relação com a COLHEITA.
 
FESTA DA COLHEITA
EX 23:16 Guardarás a Festa da Sega, dos primeiros frutos do teu trabalho, que houveres semeado no campo, e a Festa da Colheita, à saída do ano, quando recolheres do campo o fruto do teu trabalho.
 
EX 34:22 Também guardarás a Festa das Semanas, que é a das primícias da sega do trigo, e a Festa da Colheita no fim do ano.
 
FESTA DOS TABERNÁCULOS
LEVÍTICO 23: 34 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos quinze dias deste mês sétimo, será a Festa dos Tabernáculos ao SENHOR, por sete dias.
 
DEUTERONÔMIO16:13 A Festa dos Tabernáculos, celebrá- la- ás por sete dias, quando houveres recolhido da tua eira e do teu lagar.
 
DEUTERONÔMIO16:16 Três vezes no ano, todo varão entre ti aparecerá perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que escolher, na Festa dos Pães Asmos, e na Festa das Semanas, e na Festa dos Tabernáculos; porém não aparecerá de mãos vazias perante o SENHOR; 17 cada um oferecerá na proporção em que possa dar, segundo a bênção que o SENHOR, seu Deus, lhe houver concedido.
 
2 CRÔNICAS 8:13 e isto segundo o dever de cada dia, conforme o preceito de Moisés, nos sábados, nas Festas da Lua Nova, e nas festas fixas, três vezes no ano: na Festa dos Pães Asmos, na Festa das Semanas e na Festa dos Tabernáculos.
 
ESDRAS 3:4 Celebraram a Festa dos Tabernáculos, como está escrito, e ofereceram holocaustos diários, segundo o número ordenado para cada dia;\
 
I REIS 8:2 Todos os homens de Israel se congregaram junto ao rei Salomão na ocasião da festa, no mês de etanim, que é o sétimo.
 
CELEBRAÇÃO DEPOIS DA CONSAGRAÇÃO DO ALTAR
 
2 CRÔNICAS 7:8 Assim, celebrou Salomão a festa por sete dias, e todo o Israel, com ele, uma grande congregação, desde a entrada de Hamate até ao rio do Egito. 9 Ao oitavo dia, começaram a celebrar a Festa dos Tabernáculos, porque, por sete dias, já haviam celebrado a consagração do altar; a festa durava sete dias.
 
Amanhã veremos que algo interessante acontecia a cada Sete anos bem na FESTA DOS TABERNÁCULOS!
 
Continue celebrando com sua Família e amigos! Seja expontâneo e deixe o Espírito Santo te guiar!

A FESTA DOS TABERNACULOS PARTE 3 de 8
 
Agora que chegamos ao 3o dia da FESTA veremos mais alguns detalhes importantes acerca desta celebração Bíblica.
 
ALGO INTERESSANTE ACONTECIA A CADA SETE ANOS BEM NA FESTA DOS TABERNÁCULOS
 
DEUTERONÔMIO 31:10 Ordenou- lhes Moisés, dizendo: Ao fim de cada sete anos, precisamente no ano da remissão, na Festa dos Tabernáculos,11 quando todo o Israel vier a comparecer perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que este escolher, lerás esta lei diante de todo o Israel. 12 Ajuntai o povo, os homens, as mulheres, os meninos e o estrangeiro que está dentro da vossa cidade, para que ouçam, e aprendam, e temam o SENHOR, vosso Deus, e cuidem de cumprir todas as palavras desta lei; 13 para que seus filhos que não a souberem ouçam e aprendam a temer o SENHOR, vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra à qual ides, passando o Jordão, para a possuir.
 
Veja que a cada sete anos, durante a Festa dos Tabernáculos era um tempo de ler a lei do SENHOR diante de todo o povo. Tanto homens, como mulheres, crianças, estrangeiros, todos deveriam parar para ouvir e aprender a palavra e temer o SENHOR. Isto era como uma vacina para o povo, caso alguém tivesse falhado em ensinar as Palavras do SENHOR aos filhos, neste tempo oportuno ela seria liberada! Que tremendo o cuidado de DEUS para com seu povo!
Que possamos resgatar estes princípios tão simples e puros da palavra! Que nossas famíias e até mesmo os que ainda não são da nação santa, povo sacerdotal sejam expostos a Palavra de DEUS, afinal de contas: A FÉ VEM PELO OUVIR!
 
A FESTA ERA MARCADA POR 3 COISAS IMPORTANTES:
GOZO & ALEGRIA
HABITAR EM TENDAS
OFERTAS ESPECIAIS
 
De acordo com a lei do SENHOR entregue a Moisés, o povo deveria tomar ramos de árvores e se alegrar diante do SENHOR, então eles deveriam construir cabanas e por 7 dias habitar nessas cabanas, afim de lembrar do tempo que o SENHOR os guiou e sustentou pelo deserto. Esses mesmos ramos parecem ter sido usados para a entrada de JESUS em Jerusalém! Vejamos:
 
MATEUS 21:8 E a maior parte da multidão estendeu as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, espalhando- os pela estrada. 9 E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas! 
JOÃO 12:12 No dia seguinte, a numerosa multidão que viera à festa, tendo ouvido que Jesus estava de caminho para Jerusalém, 13 tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel!
 
Ainda na FESTA era celebrada a Purificação do TEMPLO. Se continuarmos lendo em MATEUS vamos entender o que JESUS fez...
 
 
MATEUS 21:12 Tendo Jesus entrado no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. 13 E disse- lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores.
 
DE ACORDO COM O COSTUME 
os sacerdotes entravam desde o primeiro dia enquanto o sacrifício era preparado acompanhados de muita gente celebrando com danças e canticos, até o Tanque de Siloé (que significa enviado) e ali pegavam água em uma jarra dourada, dali partiam para o vale de Kedron, ao som de trombetas queimavam as ofertas, derramavam, vinho e água sobre o Tanque! As canções eram baseadas nos Salmos 113 ao 118. E os adoradores sacodiam os ramos das árvores diante do ALTAR. Alguns estudiosos dizem que isto acontecia durante os 7 dias de Celebração. 
 
NO SÉTIMO DIA
os sacerdotes rodeavam 7 vezes o altar, simbolizando a queda das muralhas de Jericó e na sétima vez tocavam as trombetas e derramavam água de Siloé sobre o Altar. 
 
Foi neste momento em que JESUS bradou:
 
JOÃO 7:37 No último dia, o grande dia da festa, levantou- se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. 39 Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.
 
Aqui JESUS estava falando dos Rios do Espírito que fluiriam do interior daqueles que creem NELE! Isto nos leva a uma grande pergunta: Nós temos crido em JESUS de tal maneira que de dentro de nós tem fluido um Rio de Água Viva? Podemos perguntar melhor: Será que as águas (saliva e suor) que saem de nós tem sido de vida? Nossas atitudes e discursos tem sido manifestação da presença de JESUS ou de traumas e frustrações?
 
Bem neste dia de celebração peça ao Espírito Santo te ajudar a sondar e ver como andam as águas da sua vida! Amanhã tem mais!

A FESTA DOS TABERNACULOS PARTE 4 de 8
 
Durante o 4o dia da FESTA não se esqueça de 2 coisas muito importantes: primeiro a ALEGRIA do SENHOR é a nossa FORÇA e que devemos sempre buscar celebrar em família e com os amigos!
 
O DERRAMAR DO VINHO & ÁGUA
O povo hebreu crê que o derramar do vinho e das águas do Silóe (Enviado) simbolizam o grande derramar do Espírito Santo e a vinda do Messias! A festa dos Tabernáculos é marcada pelo derramar das Chuvas, o que para o povo Hebreu é a promessa do derramar do Espírito Santo sobre todas as nações. Isso vimos se cumprindo no dia em que Judeus e Gentios foram cheios do Espírito Santo no 1o Pentecostes depois da ressurreição de JESUS.
 
O ENVIADO
Quantos se lembram de que JESUS em João 9 curou um cego e o mandou se lavar no Tanque de Siloé. Interessante que este texto está bem no contexto da época da Festa dos Tabernáculos. 
Jesus como o enviado do PAI, envia um cego para se lavar no tanque. Isto aponta para algo que o povo tinha perdido. A simplicidade, pois os rituais e costumes que foram estabelecidos na verdade eram símbolos do que havia de se manifestar. O símbolo não é mais importante que o OBJETO em si. Da mesma maneira que toda simbologia que aponta para CRISTO não passa de sobra e JESUS é a FIGURA! JESUS estava aqui deixando claro que ELE mesmo era a Rocha por onde sai água da vida que da mesma maneira que Moisés feriu a ROCHA ele seria ferido para que todos pudessem ver e crer!
 
 
PARALELOS IMPORTANTES
porque JESUS foi secretamente a FESTA? (João 7:10)
Por 2  motivos: Primeiro ele sabia que ainda não era chegada a hora de ser preso, mas ele já estava sendo perseguido e não queria dar motivo, fora de hora! Também por ser assim que DEUS faz, ELE avisa antes em profecia, mas é nosso dever ficarmos vigilantes, pois ELE faz como quer e na hora que lhe apraz.
 
Porque JESUS vai ao TEMPLO no meio da FESTA ensinar a DOUTRINA DO PAI? (João 7:14-17) 
Porque DEUS tem sempre seus remanescentes, e JESUS precisava se manifestar a ELES afim de que alguns fossem salvos. Aqui fica claro que o verdadeiro teste de conhecimento: fazer a vontade do PAI!
 
Profecia de JESUS no 7o dia acerca das águas.
Isso nos faz lembrar de AGEU quando no mesmo dia 21 de Tishrei ele disse: A Glória da segunda casa será maior que a da primeira! (AGEU 2:1-9)
 
Este é um novo TEMPO! E precisamos compreender os mistérios que estão escondidos atras da letra! Peça ao Santo Espírito que ELE te ajuda!
 
A FESTA DOS TABERNACULOS PARTE 5 de 8
 
Hoje já é o 5o dia de Celebração da FESTA DOS TABERNÁCULOS! Como o tempo voa??!?! Neste dia veremos um pouco sobre A ILUMINAÇÃO DO TEMPLO.
 
A ILUMINAÇÃO DO TEMPLO
Um outro símbolo importante desta Festa foi a iluminação do TEMPLO. A história nos conta que pela manhã havia o derramar das águas, mas pela noite o acender das lâmpadas. 
 
Para o povo Hebreu o acender das luzes simbolizava a vinda da Glória do SENHOR para o Templo de Salomão (1 REIS 8:1-11). Para alguns também simboliza o texto: a grande luz que veio ao povo que habitava em densas trevas e no vale da sombra e da morte (ISAÍAS 9:2).
De acordo com a tradição o povo Hebreu crê que a coluna de fogo que os acompanhou por 40 anos nas noites da peregrinação pelo deserto, apareceu pela primeira vez no dia 15 de Tishrei numa Festa dos Tabernáculos. 
 
Na época da FESTA DOS TABERNÁCULOS quem estiver passando por Jerusalém pode ver claramente as lampadas acesas conforme MATEUS 5:14-16 a Cidade edificada sobre o monte faz com que a sua Luz seja vista! Por esta razão muitos a chamam de CIDADE DA LUZ!
 
Os dois últimos símbolos que estudamos, tanto o DERRAMAR DAS ÁGUAS como as LUZES, são na verdade celebrações e ritos que foram acrescentados após o tempo de Moisés. 
 
PERDÃO DOS PECADOS, CURA & A LUZ DO MUNDO
Dentre os ensinos e atos mais importantes de JESUS nesses dias de FESTA foi acerca do perdão dos pecados, a cura do homem cego e a revelação de que ELE mesmo é a LUZ do mundo!
 
Depois do ensino no Templo durante o último dia de FESTA, JESUS foi ao monte das Oliveiras (JOÃO 8:1) E logo cedinho ELE volta para o TEMPLO e continua ensinando, durante seu ensino, os Fariseus e Saduceus trouxeram a ELE uma mulher pega no ato do adultério, pela PALAVRA DE SABEDORIA a graça de DEUS alcançou aquela mulher, quando JESUS expõe o coração corrompido dos religiosos e os olhos de muitos foram iluminados com esta atidude e ensino prático de JESUS!
 
Em JOÃO 8:12 JESUS diz que quem segui-lo não andará em trevas, pois ELE é a luz do mundo! No mesmo capítulo os fariseus tentam apedrejá-lo!
 
Isto aponta para um tempo onde o SENHOR não apenas nos tirará da ignorância mas trará um divisor de águas. Aquilo que cremos, faremos e isto vai trazer grandes divisões!
 
Mas este é o tempo para nos perguntarmos: DE QUE LADO ESTAMOS DE VERDADE?
 
 
Neste dia busque a presença de DEUS e peça a ELE para te dar segredos desta NOVA estação que se inicia.
 
A FESTA DOS TABERNACULOS PARTE 6 de 8


Estamos no 6o dia da celebração de Tabernáculos, hoje veremos um pouco sobre AS FESTAS NA NOVA ALIANÇA.


Ao lermos a NOVA ALIANÇA (Novo Testamento) com o objetivo de compreendermos melhor as FESTAS DO SENHOR veremos que, os 4 primeiro livros (as 4 testemunhas do Evangelho do Reino) tratam mais especificamente da PÁSCOA  e do cumprimento das profecias por parte de JESUS CRISTO.
Já o livro de ATOS é praticamente dedicado a Celebração e cumprimento de PENTECOSTES. O foi profetizado e era tão esperado se manifestou em ATOS 2, e assim até hoje 90% do povo de DEUS quando fala de Pentecostes lembra deste memorável dia!


Já o livro de I CORÍNTIOS se observarmos encontraremos inúmeros detalhes sobre CRISTO como Cordeiro PASCAL que foi sacrificado por nós (5:7). O Ap Paulo ainda no capítulo 5 nos versos 6 a 8 exorta os cristãos a se livrarem do velho fermento e celebrarem o Pão sem Fermento. E no final da Carta capítulo 15:20,23 encontramos Cristo como a Primícia!


Na sua SEGUNDA CARTA AOS CORÍNTIOS Paulo da uma enfase maior em Pentecostes, com interpretações tremendas e chaves para tomarmos posse de nossa herança. Os maiores detalhes estão no capítulo 3.


Bem mas o que podemos dizer sobre Tabernáculos nos dias de hoje?
Até hoje os Judeus Ortodoxos celebram com o nome original SUCOT ou cabanas, por fazer alusão ao tempo em que o SENHOR guiou, supriu e protegeu Israel pelo deserto. Como já vimos nos primeiros dias isto está registrado em LV 23:39-43 e DT16:16.


Hoje veremos 2 de 6 pontos importantes acerca desta festa:
 1.Uma das principais marcas desta Celebração é a GRATIDÃO. Gratidão por tudo que DEUS fez no passado. Gratidão pelo ano que está passando, pelas provisões e tudo que nem damos conta de enumerar.

    Um dos motivos de gratidão é A COLHEITA, interessante que perdemos de alguma maneira esta noção. Apesar da maioria de nós não plantarmos nada, como milho, arroz, soja etc... temos tido colheitas, por ex. Colhemos o fruto do investimento com nossos filhos quando eles passam de ano, quando eles aprendem um novo idioma ou um instrumento. Colhemos também financeiramente o fruto de investimentos, casa, carro, móveis etc...
Este é um tempo para pararmos com nossa família e enumerarmos tudo que temos recebido. Como nossa vida está, financeira, física, emocional e espiritual é fruto de uma colheita, ou seja tudo que investimos estamos colhendo e isto nada mais é que graça e misericórdia de DEUS.

 1.ALEGRIA é o segundo ponto interessante neste tempo de celebração. Ainda que estejamos longe daquilo que almejamos ou chamemos de ideal, precisamos nos alegrar. Só o fato de estarmos vivos hoje já é motivo de nos alegrarmos, pois DEUS ainda tem muito o que fazer em nós e através de nós.
 

Amanhã veremos mais alguns pontos, mas não vá dormir sem antes agradecer a DEUS com sua família e se alegrar!
Que O SENHOR os abençoe ricamente!

A FESTA DOS TABERNACULOS PARTE 7 de 8


Hoje é o 7o dia da celebração de Tabernáculos, ontem vimos alguns detalhes sobre as FESTAS NA NOVA ALIANÇA e 2 pontos muito importantes para nossa Celebração de Tabernáculos.

 Vejamos agora outros pontos importantes:

 1.Trazer a memória o que da esperança. Eu chamo isto de MOMENTO VACINA.

    É muito importante lembrarmos de todos os livramentos e vitórias que o SENHOR nos deu, Tabernáculos não é um tempo apenas para recordarmos de quão bom foi o SENHOR para com Israel no tempo da peregrinação no deserto. Mas este é o tempo em que devemos junto com nossa família agradecermos e lembrarmos de quão bom foi o SENHOR para conosco em momentos terríveis.
    Isto é muito importante, pois nos faz lembrar de que já passamos momentos difíceis mas o SENHOR nos livrou de todos!
    Faça isto hoje com sua família, não seja roubado no seu destino. Mas porque VACINA? Porque ao fazermos isto estamos nos vacinando contra o desanimo e a incredulidade, se DEUS fez uma vez, fará novamente!

 1.CONSTRUIR UMA CABANINHA.

     Logo no primeiro dia de FESTA este ano (2012) eu sugeri para as família construirem uma cabana em casa. Para que? Para juntos orarem, brincarem celebrarem e serem diferentes. No 5o dia de Celebração da Família REAL o Pr. Cris do ministério PETRA de Pindamonhangaba nos ministrou com muita simplicidade e revelação por parte de DEUS. Ele disse que um dos objetivos de DEUS em nos levar a ficarmos uma semana em uma tenda de um comodo só é sairmos do isolamento, nos importarmos uns com os outros.
Este é um tempo único onde o SENHOR nos chama para vivermos a COMUNHÃO! A interdependência, o amor, o sair de nossos egoismos e confortos!
Você já fez isso? Ainda da tempo!


Amanhã veremos mais alguns pontos e dicas acerca desta FESTA TREMENDA! Não posso dizer que são os últimos pois o SENHOR tem tanta coisa para revelar em cada FESTA que seria impossível esgotarmos o assunto.


Boa Celebração!

A FESTA DOS TABERNÁCULOS PARTE 8 de 8
 
O OITAVO DIA DE CELEBRAÇÃO
De acordo com as escrituras haviam 7 dias de FESTA e um OITAVO DIA DE GRANDE CELEBRAÇÃO.  Vejamos um deles.
 
LEVÍTICO 23:39 Porém, aos quinze dias do mês sétimo, quando tiverdes recolhido os produtos da terra, celebrareis a festa do SENHOR, por sete dias; ao primeiro dia e também ao oitavo, haverá descanso solene.
 
Interessante notar que o SENHOR da uma direção específica, algo especial no 1o dia e no Oitavo.
 
O 1o e o último são os dias de SANTA CONVOCAÇÃO bem como dias Shabáticos, dias para descansar e se preparar para o NOVO!
 
E no 8o dia também havia algo especial! 
8 nos faz lembrar de santificação, revelação, novo começo.
Vejamos alguns exemplos:
No 8o dia havia a circuncisão. 
 
GENESIS 17:12 O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações, tanto o escravo nascido em casa como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe.
 
O que para nós se cumpre em CRISTO:
COLOSSENSES 2:11 Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo,
 
 
 
8 É UM NOVO COMEÇO
 
Vejamos de acordo com os textos bíblicos alguns dos significados para o número 8.
 
No 8o verso da Bíblia
 
Gen 1:8 Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo. 
 
 
No 8o capítulo da Bíblia
 
Gen 8:1  Deus lembrou-se de Noé, de todos os animais e de todo o gado, que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e as águas começaram a diminuir. 
Uma Estação estava terminando...
Interessante...o que DEUS manda?
 
 
No 8o livro da Bíblia encontramos
 
Começa com fome no tempo dos Juízes... (Rute :1)
Um tempo difícil... 
E temina com...
 Rute 4:22  Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi. 
A Genealogia REAL!
 
 
No 8o verso do Novo Testamento
 
Mat 1:8  a Asa nasceu Josafá; a Josafá nasceu Jorão; a Jorão nasceu Ozias; 
Aqui tem alguns segredos para vocês...
 
 
         Entendento melhor
 
ASAFE Médico, Clínico aquele que cura...
 JOSAFA o SENHOR que julga, o SENHOR luta por ele
JORÃO o SENHOR exalta.
 OZIAS Força do SENHOR
 
 
E ainda:
 
8 = novo começo ou Aliança
 
Haviam 8 pessoas na Arca de Noé quando DEUS começou a povoar a terra novamente.
 
A circuncisão é realizada no 8º dia como um sinal de Aliança com DEUS
 
 JESUS ressuscitou no 1º dia da semana que na verdade pode ser contado como o 8º.
 
 Depois de um período sem a voz profética surge Elias que realiza 8 milagres, dando início a uma Nova estação em Israel.
 
Festa dos Tabernáculos tem 7 dias mas no 8º se faz uma celebração especial de Adoração.
 
Foi neste dia que JESUS anunciou o Espírito Santo vindo como água do céu, falando das primeiras e das últimas chuvas...
 
JOÃO 7:37 No último dia, o grande dia da festa, levantou- se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
 
 
Não teriamos espaço nem tempo para ficarmos citando quantos mais detalhes existem na Bíblia acerca do número 8, mas o que temos acima já é suficiente para compreendermos que este é o dia de Celebração que o SENHOR nos dá:
 
UMA NOVA CHANCE
UNÇÃO DE MILAGRES
UNÇÃO DE RESSURREIÇÃO
UM DERRAMAR DO SEU ESPÍRITO SEM PRECEDENTES
 
Para finalizar esta série quero deixar aqui os últimos pontos sobre a FESTA  DOS TABERNÁCULOS.
 
Por conta das profecias nos tempos de JESUS os tementes a DEUS, neste 8o dia de Celebração tinham o costume de clamar pedindo a DEUS que derramasse sobre eles as chuvas de Avivamento prometidas!
    Nós podemos e devemos fazer o mesmo! Clame pelas chuvas de salvação, cura e avivamento em sua família, cidade e nossa nação em nome de JESUS!
 
Sacodir os ramos, tradicionalmente os Judeus  faziam este ato enquanto oravam. Normalmente um judeu religioso quando ora, fica balançando pra frente e pra traz, porque? Simples por uma questão de temor e reverência. Mas o que significa sacodir os ramos?
 
Vejamos o texto bíblico para podermos interpretar.
 
Lev 23:40  No primeiro dia tomareis para vós o fruto de árvores formosas, folhas de palmeiras, ramos de árvores frondosas e salgueiros de ribeiras; e vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus por sete dias.
 
fruto de árvores formosas – הדר HADAR Aponta para beleza interna, majestade e honra.
 
 
 folhas de palmeiras - תּמר TAMAR Aponta para estar ereto, de pé, firme.
 
 
 ramos de árvores frondosas    עבת ABOT Aponta para crescimento, folhagem, adornos
 
e por último
 
salgueiros de ribeiras - ערב ARAB vem de uma palavra com a mesma fonética que  Aponta para ocupação, ou trocar penhores, associaçã
 
TUDO isto aponta para nosso SER -  ESPÍRITO / ALMA / CORPO
 
Devemos estar cheios de BELEZA INTERNA – honra e Majestade – nosso Homem interior
 
Firmes com o coração guardado, Ereto, nossa ALMA!
 
E nosso corpo físico ocupado com a OBRA DO SENHOR, crescendo e frutificando em toda boa obra!
 
O que mais DEUS deseja de nós é a nossa Santificação (I TESS 4:3),  nossas vidas como OFERTA de AMOR!
 
Não apenas uma vez por ano! Mas todos os dias apresentemos a DEUS nossa vida, Espírito, Alma e Corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a ELE!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A DIVISÃO DOS DONS ESPIRITUAIS

Os 9 Dons do Espírito Santo Vamos dividi-los da seguinte maneira: Três Dons de  Revelação   (que revelam algo); Três Dons de  Poder  (que fazem algo); Três Dons    Vocais ou inspiracionais  (que dizem algo). 1° Três Dons deRevelação: - A Palavra da Sabedoria -A Palavra do Conhecimento -O Discernimento de Espíritos SABEDORIA O Dom da Sabedoria nos dá uma revelção da mente de Deus e trata do Futuro. (Gen.6:8-22)    Noé. ( História de Noé,destruição da Terra e    Construção da Arca) CONHECIMENTO O Dom do Conhecimento nos dá uma revelação das coisas do presente ou do passado. (Atos.9:10-11) Ananias vai até Saulo e ora por ele. (Apc.1:10-20) João tinha intimidade com Deus DISCERNIMENTO O Dom do Discernimento lida com espírito que existem na dimensão espiritual,quer ser Espírito Santo, espírito satânico ou espírito humano. (Atos.1:16-18) Paulo discerene o espírito da jovem adivinhadora 2° TRÊS DONS DE PODER: -O Dom da Fé; -Dom de Operação de Milagres; -Dons de Cura . O DOM DA FÉ O Dom da

SIGNIFICADOS DO TABERNÁCULO!

O TABERNÁCULO, SÍMBOLO DO CÉU 1. INTRODUÇÃO                 O Tabernáculo era o  centro da vida religiosa  dos judeus no deserto e  base para o desenvol-vimento espiritual  do povo, isto é, ensinando-lhes um meio definido de buscarem a Deus, e nos primeiros séculos após a sua chegada a Canaã até à construção do Templo de Jerusalém. Para nós, hoje, a base para o nosso desenvolvimento espiritual é: a Bíblia, a igreja, Cristo e a vida dos apóstolos.                 Entre o lugar onde estava situado o Tabernáculo e o acampamento dos israelitas havia uma cerca de linho branco com mais ou menos 2,70 metros de altura, pendurada em pilares. Isso diz respeito à santidade de Deus.                 Foi erguido no deserto no 1º dia do 1º mês do 2º ano do livramento de Israel (Ex 40.2).                 Conforme Ex 25.9 a 26.30 Moisés deveria construir o Tabernáculo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte.                 A Epístola aos Hebreus (8.5) nos informa que o Taberná

KAVOD E SHEKINAH

A Presença do Senhor enchia o  Santo dos Santos Ex 40:34-35 " Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o  tabernáculo ; De maneira que  Moisés  não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo." Quando a glória do Senhor desceu e encheu o tabernáculo pela primeira vez, deve ter sido um espetáculo temeroso. Deus se agradou do seu povo, não por causa da sua bondade, mas porque os seus pecados foram cobertos e eles um dia seriam pagos por Cristo um dia. Creio que o  sumo sacerdote  sentiu prazer de entrar na presença do Senhor no Santo dos Santos. A palavra hebraica para habitação ou presença de Deus é " Sh'cheenah " ou, como nós pronunciamos: Shekinah (Chequiná). O termo Shekinah era muitas vezes usado na palavra Deus. Na mente judaica, vinha do fato que Ele " habitou " ou " descansou " entre o seu povo, seja um indivíduo, uma tr