Pular para o conteúdo principal

CURSO DE TEOLOGIA (PARTE 1)

TEOLOGIA SISTEMÁTICA:

AULA 1 DOUTRINA

1) CONCEITO DE DOUTRINA:

Doutrinar é ensinar as verdades fundamentais da Bíblia, organizadamente.
E o conjunto de princípios que servem de base ao cristianismo, compreendendo desde o ensinamento, pregação, opinião das lideranças religiosas, desde que embasadas em Textos de obras Bíblicas escritas, como Regra de fé, preceito de comportamento e norma de conduta social, referente a Deus, a Jesus, ao Espírito Santo e Salvação.

2) CONCEITO DE DOUTRINA NO ANTIGO TESTAMENTO:
Doutrina (hebráico xql Ieqach) - (Dt. 32:2; Pv. 4:2; Pv. 9:9) - ensinamento, ensino, percepção, capacidade de persuasão. Palavra provenientde laqach, que significa tomar, pegar, buscar, segurar, apanhar, receber, adquirir, comprar, trazer, casar, tomar esposa, arrebatar, tirar, carregar embora, tomar em casamento. A doutrina escorre suavemente em todos os lugares. Além disso, é uma boa lei que dá instrução ao sábio e ensina aos justos uma fonte de vida e como se desviar dos laços da morte.

Doutrina(hebráico  hrwt towrah ou hrt torah ) - (Is.42:4) - lei, instrução, orientação (humana ou divina),  conjunto  de ensino  profético  na era messiânica  de orientações  ou instruções  sacerdotais legais, referente aos costumes e hábitos.
Palavra oriunda de yarah que significa lançar, jogar, derramar, como lançar flechas, jogar água,
atirar, apontar, mostrar, dirigir, ensinar, instruir.(Ter uma direção definida).
Ela entendimento aos errados de espírito e é um aprendizado aos murmuradores.

3) CONCEITO DE DOUTRINA NO NOVO TESTAMENTO:

Doutrina (grego   didach  didache)  -  (Mc.1:22;  Lc.4:32;  At.2:42;  Rm.6:17)  ensino,  doutrina, instrução  nas assembléias  religiosas  dos cristãos,  fazer uso do discurscomo meio de ensinar,  em distinção de outros modos de falar em público.
Palavra  oriunda  de didasko,  significando  conversar  com  outros  a fim de instruí-los,  pronunciar
discursos didáticos; desempenhar  o ofício de professor conduzir-se  a dar instrução,  explicar ou expor algo a alguém.
Doutrina (grego  didaskalia didaskalia)  - (1 Tm.4:6;  1 Tm.4:16;  1 Tm.6:1;  Tt.2:1;  Tt.2:10)  - ensino, instrução, preceitos; palavra oriunda de didaskalos - No NT, alguém que ensina a respeito das coisas de Deus, e dos deveres do homem; como os mestres da religião judaica, que pelo seu imenso poder como mestres atraem multidões, como João Batista.
Jesus,  pela  sua  autoridade,  refere-se  a  si  mesmo  como  aquele  que  mostrou  aos  homens  o
caminho  da  salvação  e como  os  apóstolos  Paulo,  que,  nas  assembléias  religiosas  dos  cristãos, encarregavam-se de ensinar, assistido pelo Santo Espírito contra os falsos mestres entre os cristãos.
Doutrina (grego logov logos) - (Hb.6:1) - Ato da palavra, proferida a viva voz, que expressa uma  concepção  ou  idéia  dos  ditos  de  Deus,  envolvendo  seus  decretos,  mandatos  ou  ordens  dos preceitos morais dados por Deus, como as profecias do Antigo Testamento dadas pelos profetas, bem como narrativas de assuntos em discussão, com respeito à MENTE em si, razão, a faculdade mental do pensamento, meditação e raciocínio.
Em Jo, denota a essencial  Palavra de Deus, Jesus Cristo, a sabedoria  e poder pessoais em união com Deus. Denota seu ministro na criação e governo  do universo,  a causa de toda a vida do mundo,  tanto  física  quanto  ética,  que  para  a obtenção  da salvação  do ser  humano,  revestiu-se  da natureza  humana  na pessoa de Jesus, o Messias,  a pessoa na Trindade,  anunciado  visivelmente através suas palavras e obras.
Este  termo  erfamiliar  para  os  judeus  na  sua  literatura  muito  antes  que  um  fisofo  grego chamado Heráclito fizesse uso do termo Logos, por volta de 600 a.C., para designar a razão ou plano divino que coordena um universo em constante mudança.
Era palavra apropriada para o objetivo de João 1:1. Quem prega outro Jesus, irá sofrer (2 Co.11:4)

4) CARACTERÍSTICAS  DA DOUTRINA DE CRISTO:

O bom Ministro é o criado na e na Doutrina (1Tm. 4:6).
A)Expulsa os espíritos malignos, pois é vinda de Deus (Jo.7:16); B)Pode ser provada como verdadeira (Jo.7:17);
C)Deve ser perseverada (At.2:42);
D)Deve ser obedecida de coração (Rm.6: 17);
E)Te mesm valor   que   revelação,   ciência   e   profecia   (1Co.14:6)   e   interpretação   de língua(1Co.14:26);
F)Temos que cuidar dela para nossa salvação(1Tm.4:16);
G)Indica modo de vida na fé (2Tm.3:10);
H)Convence contradizentes (Tt.1:9);
I)Deve ter incorrupção, seriedade e sinceridade (Tt.2:7), levando à perfeição em Cristo (Hb.6:1).

5) QUANTO ÀS FALSAS DOUTRINAS DA ÉPOCA DE JESUS CRISTO E O ALERTA À IGREJA CRISTÃ:
Os judeus se maravilhavam  da doutrina de Jesus, pois Ele ensinava com autoridade, mas eram advertidos contra a doutrina dos Fariseus e dos Saduceus: mas quem ultrapassa a doutrina, não tem Deus (2 Jo.1:9-10).

DOUTRINA DOS FARISEUS (grego farisaiov Pharisaios) = Chamados Separados - Reconheciam na tradição oral um padrão de e vida.
Procuravam  reconhecimento  e mérito  pela  observância  externa  de ritos  e formas  de  piedade,
como  lavagens   cerimoniais,jejuns orações  e  esmolas Mas  negligenciava a  genuína   piedade, orgulhavam-se em suas boas obras.
Mantinham de forma persistente a fé na existência de anjos bons e maus, na vinda do Messias; e tinham esperança de que os mortos, após uma experiência preliminar de recompensa ou penalidade no Hades, seriam novamente chamados à vida por ele, e seriam recompensados,  cada um de acordo com suas obras individuais.
Em oposição à dominação de Herodes e do governo romano, eles de forma decisiva sustentavam
a teocracia e a causa do seu país, e tinham grande influência entre o povo comum.
De acordo com Josefo, eram mais de 6000.
Eram inimigos de Jesus e sua causa; foram, por outro lado, duramente repreendidos  por ele por causa da sua avareza, ambição, confiança vazia nas obras externas, e aparência de piedade a fim de ganhar popularidade.

DOUTRINA  DOS  SADUCEUS  (grego  saddoukaiov  Saddoukaios)   =  Chamados  Justos  - Partido  religioso  judeu da época  de Cristo,  que negava  que a lei oral fosse revelação  de Deus aos israelitas,  cria  que  somente  a  lei  escrita  era  obrigatória  para  a  nação  como  autoridade  divina. Negavam  a  ressurreição  do  corpo,  imortalidade  da  alma,  a  existência  de  espíritos  e  anjos,  mas afirmavam o livre arbítrio.
OBS: Outro Evangelho, mesmo dito por um anjo, seja maldito (Gl. 1:6-9).

Doutrina (grego eterodidaskalew heterodidaskaleo”  ) - 1Tm.1:3 - Ensino de outra ou diferente doutrina, desviando-se da verdade.
Há os que provocam divisões e escândalos em desacordo com a doutrina (Rm.16:17), inventando
ventos de doutrinas errôneas (Ef.4:14), sendo impuros mentirosos (1Tm.1:10). Se alguém ensina outra doutrina diferente da Palavra, seja maldito (1Tm.6:3-4). Temos que repreender, usando a doutrina pois não a suportarão (2 Tm.4:2-3).

6) NECESSIDADE DA DOUTRINA:

A)  Verdade  precisa  (opinião  final):  Todas  as  pessoas  têm  uma  teologia  e  os  seus  atos demonstram  suas crenças, pois a vida humana é uma viagem e as pessoas precisam estar certas do que Deus lhes planejou.  Pode-se  ser teólogo  sem ser religioso  e ser religioso,  sem o conhecimento teológico da doutrina.

B) Essencial para desenvolver o caráter cristão: Sem uma crença firme e bem definida, que é parte da religião, não haverá crescimento correto, pois podemos viver a vida dita cristã, sem conhecer a                      
         C) Abrigo contra mentira e erros de interpretação:  Deus é eterno; homens ignorantes criaram conceitos errôneos, originando males na consciência e as Doutrinas bíblicas expulsam falsas idéias que conduzem os homens para a cegueira e perdição.
D) Necessária para ensinar a Palavra Divina: A Bíblia fala de muitas verdades espalhadas nos seus  diversos  livros,  obedecendo  ao  tema:  JESUS.  É  necessário  relacionar  os  diversos  temas  e organizá-los de maneira a facilitar o seu estudo.
A  doutrina  estuda  fé  Cristã,  sobre  a  verdade  da  realidade  espiritual,  única,  envolvendo  a existência de Deus, a possibilidade dos milagres, a confiabilidade das escrituras, a divindade de Cristo, a encarnação de Deus em Cristo e a verdade da Bíblia como a Palavra de Deus genuína.

7) DOUTRINA E TEOLOGIA:

TEOLOGIA - Estudo das questões referentes ao conhecimento da divindade, de seus atributos e relações com o mundo e com os homens, e à verdade religiosa, expressa na doutrina de Cristo, que como já dissemos, ensina as verdades fundamentais da Bíblia, organizadamente.
Teologia é o estudo racional dos textos sagrados,  dos dogmas e das tradições do cristianismo, geralmente ministrados em cursos ou faculdades, formando os teólogos. É a cncia que trata do nosso conhecimento  de  Deus  e  das  relações  com  o  homem;  ciência,  pois  (es faltando  um  “que,  veja: “ciência,  pois,  que  organiza)  organiza  em  seqüência  lógica,  fatos  comprovados,  podendo  aplicar  na religião.
Visa entender a revelação, e tradição na atual prosperidade, exorcismo e curas.

8) ÁREAS DE ESTUDO DA TEOLOGIA:

a)  Teologia  Fundamental   -  Analisa  a  realidade  cris da  auto-manifestação   de  Deus,  sua plenitude  e  o  plano  da  Salvação  por  Jesus  Cristo.  Explica  a  razão  do  mistério,  liberdade  e  a necessidade que temos de conhecer esse plano, querendo ou não ter compromisso com Deus.
Fala sobre o que é teologia  e sobre  as condições  sicas  que possibilitam  a fé num contexto sócio-histórico e cultural.

(b)Teologia  Bíblica - Estuda a introdução  a geral da Bíblia, com estudo dos livros do Antigo e Novo testamento,  falando sobre a história do povo de Deus e reflete temas gerais, familiarizando  os alunos com termos bíblicos e as línguas bíblicas, como hebraico e grego.
Usa  a  exegese-  que  analisa  criticamente  texto,  desde  seleção  do  texto,  sua  estrutura gramatical, sua mensagem e tema central “hermenêutica”, aplicando a mensagem para hoje.
c)TeoIogia Moral - Visa refletir sobre a resposta concreta que o cristão a Deus nos diversos
âmbitos de sua existência seja pessoal, interpessoal,  comunitária, social, familiar e política, analisando as bases e os critérios de como o cristão deve agir e sobre temas globais como sexualidade,  ética e ecologia, política, globalização e outros.

d)Teologia  Sistemática  ou Dogmática  - Compreende  uma série de disciplinas  estudadas  pela igreja, como cristologia  (Jesus), eclesiologia  (igreja), trindade, antropologia  teológica (vendo o homem quanto  à criação,  pecado,  graça  e salvação),  escatologia  (últimas  coisas)  e Heresiologias  (Seitas  e
Heresias).
Ademais, não se ocupa em repetir dogmas, que são declarações de fé do (sugiro retirar esse do)
que as pessoas cem, tenta entender a vida, e refletir a real e pura cristã.
e)  História  da  Igreja  Visa  conhecer  uma  visão  panorâmica  das  grandes  fases  da  história universal, as relações da igreja cristã com o mundo, os conflitos de mentalidades,  idéias e movimentos sociais e as idéias e eventos do passado que repercutem hoje em dia.
Compreende desde a história antiga, medieval, moderna, contemporânea e atual.
f) Espiritualidade  - Envolve  não  apenas  disciplinas  teológicas,  mas  dimensões  da vida  criscomo fé, louvor, reino de Deus, o seguimento a Jesus e outros temas, como cruz, esperança, caridade, piedade, liberdade cristã.

g)Outros  (Patrologia:  Estudo  dos  pensadores  crisos  até  o  século  V;  Teologia  Pastoral, Teologia das Religiões, Homitica (Arte de pregar).
Religiosidade Popular (tradições culturais), Aconselhamento Pessoal e Missões.

9) DOUTRINA E RELIGIÃO:

Religião (grego deisidaimonia deisidaimonia)  -  (At.25:19) - Em um bom sentido, reverência a Deus  ou  aos  deuses,dependendo  do  culto,  num  sentido  piedoso,  religioso;  e  num  mau  sentido,  a superstição.

Religião (grego yrhskeia threskeia) - (At.26:5; Tg.1:26-27) - Adoração religiosa externa; aquilo que consiste de cerimônias com disciplina religiosa. A religião deveria significar adoração a Deus, mas adorava também a falsos deuses, como cumprimento da obrigação de alguém.
O problema era haver o cumprimento de obrigações de todos os tipos, tanto para com Deus como para com as pessoas, não significando qualquer tipo de adoração correta a Deus.
Havia também, o adorador ansioso e escrupuloso, que cuidava para não mudar nada que deveria ser observado na adoração, e temeroso de ofender.
Significa  devoto, e pode ser aplicado  a um aderente  de qualquer religião, sendo especialmente
apropriado para descrever o melhor dos adoradores judaicos, adorando pelo elemento de medo.
Enfatiza fortemente as idéias de dependência e de ansiedade pelo favor divino. Pode originar um medo sem fundamento, no sentido de supersticioso.
Existem pessoas religiosas  de todos os lugares (At.2:5), mas precisam  estar na graça de Deus (At.13:43) para não serem incitadas por falsos líderes contra a obra de Deus (At.13:50), numa religião de vãos falatórios, sem santidade e sem obras sociais (Tg.1:26-27).
O sagrado é uma experiência da presença de Deus, sobrenatural, na medida em que se realiza o impossível às forças e capacidades humanas.

Religião (Latim religio=re+ligare)  - A religião tenta ser um vinculo entre o mundo profano e o mundo  sagrado,  operando  em  várias  culturas,  criando  templos  que  se erguem  aos  céus  como  que querendo unir o espaço novo do sagrado (ar) com o consagrado (no solo).
A religião  cria a idéia de um espaço  sagrado,  como  que querendo  unir a mitologia  dos falsos deuses gregos do Olimpo com as montanhas do deserto do Sinai onde Deus se manifestou.
Enquanto  que  a  religião  pode  ser  apenas  uma  narrativa,  um  mito,  uma  fábula  ilusória,  a espiritualidade  requer  algo  mais,  a fé,  que  se  expressa  na  confiança  e plena  adesão  às  verdades ouvidas.

OBSERVAÇÃO:
Enquanto que a religião externa uma forma de crer, a doutrina é uma crença racional, baseada na
Palavra de Deus, onde fé e razão andam juntas.
A fé usa a razão é( substituir por “e) a razão não pode ser bem sucedida sem a fé, na descoberta da verdade.
A razão não pode produzir fé, mas a acompanha, pois a fé não vem de um questionamento,  mas de Deus. Contudo, a pessoa pode tentar compreender aquilo em que acredita, envolvendo a vontade de descobrir, por exemplo, a lógica de que Deus existe, se relaciona com as pessoas e através da teologia, poderemos  defender racionalmente,  a verdade das coisas de Deus pela investigação  escritustica  da doutrina. Defendamos nossa fé (1 Pe.3:15; 2 Co.10:4-5), combatendo as heresias (Fp.1:7; Jd.3; Jd.22; Tt.1:9; 2Tm.2:24-25).


10) COMPARATIVAS DE RELIGIÕES:

O QUE A BÍBLIA AFIRMA:
Nome: Cristianismo Bíblico (NT-Bíblia Sagrada) (At.11:26); Fundador: Jesus Cristo, filho de Deus Bendito (1 Co.3:11); Mensagem: Jesus morreu p/salvar pecadores(1Co.15:3-8); Igreja: Formada por aqueles que são salvos (1 Co.1:2); Deus: É a Trindade - três pessoas em um Deus. (Mt.28:19; Jesus: 2ªpessoa da Trindade, filho de Deus-Pai(1Jo.5:11-14);
Salvação: Pela Graça, através da em Jesus. (At.15:11); Ressurreição: Jesus subiu no corpo que morreu; (At.1:9); Escrituras: Bíblia- única Palavra de Deus (66 livros) (2 Tm.3:16).

CONCEITOS DE VÁRIAS RELIGIÕES:
Nome  do grupo: Catolicismo  Romano;  Fundador: Jesus,  sobre  a pedra  que é Pedro  (considerado comprimeiro  Papa);  Mensagem: Sacramentos,  caridade,  culto  a Maria  e aos Santos;  Igreja: Os membros  da IgrejCatólica  Apostólica  Romana;  Deus: Trindade  três pessoas  em um Deus;  Jesus: Deus em carne. pessoa da Trindade;  Salvação: Fora da Igreja Católica Apostólica Romana não há Salvação;   Ressurreição  de  Jesus:  Sim;   Escrituras:  A  Bíblia  (+  7  livros  apócrifos)  +  a  Tradição (Dogmas).

Nome  do grupo: Legião  da Boa Vontade   LBV;  Fundador: Alziro Zarur,  04-03-1949.  Mensagem: Assim como Jesus, todos poderão alcançar a perfeição após muitas reencarnações.  Igreja: Todos são cristãos  independentes  da religião;  Deus: Impessoal;  Jesus: Não é Deus  neteve corpo  humano; Salvação: Através da caridade e reencarnações sucessivas;  Ressurreição de Jesus: Não;  Escrituras: Livros da LBV.

Nome  do grupo: Espiritismo  Kardecista;  Fundador: Dr. Hippolyte  Léon Denizard  Rivail,  vulgo  Allan Kardec  (1857);   Mensagem:  Assim  como  Jesus,  todos  poderão  alcançar  a  perfeição  após  muitas reencarnações.  Igreja: O Espiritismo é a Igreja restaurada e o Consolador prometido por Jesus;  Deus: Não é Pessoa;  Jesus: Não é Deus neteve corpo  humano;  Salvação: Através  da caridade  e por reencarnações sucessivas;  Ressurreição de Jesus: Não;  Escrituras: Livros de Allan Kardec e outros.

Nome do grupo: Testemunhas  de Jeová;  Fundador: Charles Taze Russell (1852-1916)  Fundada em
1881;  Mensagem: Jesus abriu a porta para conquistarmos nossa salvação;  Igreja: 144.000 ungidos que irão para o céu.  Deus: Jeová, que é uma só Pessoa;  Jesus: Não é Deus; é o Arcanjo Miguel, a primeira e  única   criatura   de  Jeová.   Salvação:  Obedecendo   as  ordens   da  Sociedade   Torre   de  Vigia; Ressurreição  de Jesus: Não;  Escrituras: Bíblia deles (Tradução  do Novo Mundo)  + literaturas  dos líderes.

Nome do grupo: Maçonaria;  Fundador: Anderson e Desagulliers (Londres, 1717);  Mensagem: Buscar o próprio aperfeiçoamento;  Igreja: ;  Deus: Impessoal como força superior;  Jesus: Um grande mestre semelhante  a Buda, Maomé, e (outros)etc.  Salvação:  ““ Erguer templos à virtude e cavar masmorra aos vícios “; (por que tem dois pares de aspas?) Ressurreição de Jesus: Não;  Escrituras: Rituais e manuais secretos.

Nome do grupo: Adventistas do Sétimo Dia;  Fundador: Ellen Gould White (1860);  Mensagem: Crer em Jesus e observar  a Lei;  Igreja: Somente  os adventistas;  Deus: Trindade  três pessoas em um Deus; Jesus: Deus em carne. pessoa da Trindade;  Salvação: Guardando  o sábado e os mandamentos; Ressurreição de Jesus: Sim;  Escrituras: Bíblia e livros de Ellen White·.

Nome do grupo: Mormonismo;  Fundador: Joseph Smith (1805-1844)  fundado em 1830;  Mensagem: Alcançar  a divindade  pelas  ordenanças  do evangelho  mórmon;  Igreja: Membros  da Igreja  de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.  Deus: Tríade 3 deuses;  Jesus: Não é Deus. É irmão de Lúcifer e dos homens;  Salvação:  Salvação pelas boas obras da igreja mórmon;  Ressurreição  de Jesus: Sim; Escrituras: A Bíblia, Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios, Pérola de Grande Valor.

Nome  do  grupo:  Teosofia;   Fundador:  Madame  Helena  Blavatsky  (1831-1891)  fundada  em  1875; Mensagem:    Igreja:  ;   Deus:  Deus  é  um  princípio;   Jesus:  Um  grande  Mestre;   Salvação:  Ressurreição de Jesus: Não;  Escrituras: A Doutrina Secreta, Isis sem Véu, A Chave para a Teosofia e A Voz do Silêncio.

Nome  do  grupo:  Cncia  Cristã;   Fundador:  Mary  Baker  Eddy  (1821-1910);   Mensagem:  Crenças religiosas  extraídas  dos  ensinos  de  Jesus.  Rejeitam  a  expiação;   Igreja:  Uma  coletânea  de  idéias espirituais;  Deus: É uma presença Impessoal Universal;  Jesus: Um homem afinado com a consciência divina;  Salvação: Pensamento correto;  Ressurreição de Jesus: Não;  Escrituras: Ciência e Saúde com Chave para as Escrituras, Miscelânea.

Nome do grupo: Unitarismo;  Fundador: Charles Filmore (1854-1948)  fundado 1889;  Mensagem:  Os princípios  gerais  do  Unitarismo;   Igreja:  Uma  coleção  de  idéias  espirituais;   Deus:  Força  Universal Impessoal;   Jesus:  Um  homem,  não  o  Cristo;   Salvação:  Adotando  a  correta  Unidade  através  de princípios Ressurreição   de   Jesus Não;   Escrituras:  Revista   Unitarista Dicionário   Bíblic de Metasica.

Nome do grupo: Moonismo;  Fundador: Sun Myung Moon (1920);  Mensagem: Moon é o Rei dos reis, e Senhor dos senhores, e o Cordeiro de Deus.  Igreja: Igreja da Unificação;  Deus: Deus é tanto positivo como negativo. Não Trindade. Deus precisa de Moon para fazê-lo feliz;  Jesus: Jesus foi um homem perfeito, não Deus. Jesus falhou em sua missão. Moon vai completar sua obra;  Salvação: Obediência e aceitação dos verdadeiros pais (Moon e sua esposa);  Ressurreição  de Jesus: Jesus não ressuscitou fisicamente;  Escrituras: Princípio divino por Sun Myung Moon, Esboço do Princípio, Nível 4 e a Bíblia.

Nome do grupo: Cientologia;  Fundador: Ron Hubbard  (1954);  Mensagem: Todosão ““ thetans  “ (explica por que o par de aspas), espíritos imortais com poderes ilimitados;  Igreja: ;  Deus: Rejeita o Deus revelado na Bíblia. Raramente mencionado.  Jesus: Jesus não morreu pelos pecados de ninguém; Salvação:  Salvação   é  a  libertação   da  reencarnação.   Ressurreição   de  Jesus:   Escrituras: Dianética: A Ciência Moderna da Saúde Mental, e outros de Hubbard, e A Chave para a Felicidade.

Nome do grupo: Meninos de Deus;  Fundador: Daniel Brandt Berg (1968);  Mensagem: Desistir de tudo para seguir a Jesus. Já usaram a prostituição para atrair novos adeptos;  Igreja: Família do Amor;  Deus: Pai,  Filho  e  Espírito  Santo,  mas  não  Trindade;   Jesus:  Foi  uma  criação  de  Deus.   Salvação:  ; Ressurreição  de Jesus: ;  Escrituras: Cartas MO - cartas escritas por David Moses Berg. Mesmo nível de inspiração do Antigo e Novo Testamentos.

Nome do grupo: Nova Era;  Fundador: —     Mensagem:    Todos   são   deuses    só   precisam    se conscientizar disso; Igreja: ;  Deus: Deus é uma força impessoal ou princípio, não uma pessoa. Tudo e todos são Deus;  Jesus: Não é o verdadeiro Deus nem Salvador, mas um mestre elevado;  Salvação: O mau carma tem que ser compensado com bom carma;  Ressurreição de Jesus: Jesus não ressuscitou fisicamentemas subiu a um nível espiritual mais alto;  Escrituras: Escritos I Ching, hindus, budistas, taoístas, crenças americanas nativas e magia em geral.

Nome  do  grupo:  Hindsmo;   Fundador:  ;   Mensagem:  O  homem  deve  se  conformar  com  sua condição  para alcançar  uma vida melhor  na pxima  encarnação;  Igreja:  Deus: O Absoluto.  Um espírito  universal  (Brahman).  Vários deuses  são manifestações  dele;  Jesus:  É um mestre ou avatar (uma  encarnação  de  Vishnu).   Ressurreição  de  Jesus:  Sua  morte  não  foi  expiatória;   Salvação: Libertação  dos  ciclos  de  reencarnação,  e  absorção  em  Brahman  alcançadas  através  da  Yoga  e meditação.  Ressurreição de Jesus: ;  Escrituras: Vedas, Upanishads, Bhagavad Gita.

Nome do grupo: Budismo       Fundador: Buda (Siddartha Gautama em 525 a.C.).  Mensagem: O alvo da vida é o Nirvana para escapar do sofrimento;  Igreja: - Deus: Não existe. Buda é considerado  por alguns como uma consciência universal iluminada;  Jesus: ;  Salvação: O Nirvana (inexistência)  que pode ser alcançado seguindo-se o Caminho das Oito Vias;  Ressurreição de Jesus: ;  Escrituras: A Tripitaka (Três Cestos), que têm mais de100 volumes.

Nome do grupo: Islamismo     Fundador: Maomé (610 d.C.).  Mensagem: Só Allah é Deus e Maomé o seu profeta;  Igreja: ;  Deus: Alá, um juiz severo. Não é descrito como amoroso; é um dentre mais de
124 mil profetas enviados por Deus a várias culturas.  Jesus: Não é Deus, não foi crucificado,  voltará para viver e morrer;  Salvação: O equilíbrio entre as boas e más obras determina o destino eterno no paraíso ou no inferno;  Ressurreição de Jesus: Não ressuscitou, porque não morreu.  Escrituras: Corão e Hadith. A Bíblia é aceita, mas considerada corrompida.
Nome do grupo: Judaísmo      Fundador: Deus (o Eterno), através de Abraão, formou o povo escolhido; Mensagem: O Eterno é o único Deus;  Igreja: ;  Deus: O Eterno, chamado de Jeová ou Iavé;  Jesus: Simples  judeu  Salvação: Obediência  à Lei  e  aos  Mandamentos;  Ressurreição  de Jesus: Negam; Escrituras:  Tanach (o Velho Testamento),  dividido em Lei, Profetas e Escritos (para uns e apenas a Torah,  a Lei,  para  outros  e para ainda  outros  o Talmude,  sendo  que existem  dois,  o palestino  e o babilônico, sendo que são compostos de duas partes, sendo uma igual entre eles que recebe o nome de Talmude  e a outra distinta que recebe o nome hebraico  de Gemara”,  que significa  complemento.  O Talmude  é o conjunto  de interpretações  das Escrituras  e das demais  leis do povo  de Israel,  sejam escritas ou transmitidas pela tradição oral, começaram a ser compilados por Esdras e terminaram com Judas,  um  discípulo  de Gamaliel  no segundo  século  da Era Cristã.  É aqui que  fica registrado  toda aquela tradição exigida pelos fariseus  quanto ao Sábado,  e outra quanto a lavar as mãos antes das refeições como vemos na Palavra.)

Nome do grupo: Umbanda  Fundador: —     Mensagem: Solução de problemas imediatos com a ajuda dos esritos.  Igreja: ;  Deus: Zambi é único, onipotente,  irrepresentável,  adorado sob vários nomes Jesus: Oxalá novo.  Salvão: Prática de caridade material e espiritual como meio de evolução cármica; Ressurreição de Jesus: ;  Escrituras: Tradição oral.

Nome do grupo: Candomblé;  Fundador: Primeiro  templo  erguido  na Bahia,  na primeira metade  do século XIX;  Mensagem: Dança religiosa de origem africana através da qual as pessoas homenageiam seus orixás;  Igreja: ; Deus: Olodumarê, criador de todas as coisas, eterno e todo-poderoso;  Jesus:; Salvação:  Ao  morrer  o  candomblecista  vai  para  o  Orum  (  nove  céus  sob  o  comando  de  Iansã) Ressurreição de Jesus:;  Escrituras: Tradição oral.

Nome do grupo: Atsmo;  Fundador: —       Mensagem: A evolução é um fato científico, portanto ética e moral são relativas;  Igreja: ;  Deus: Não Deus ou diabo, uma vez que não podem ser provados cientificamente;  Jesus: Jesus foi um mero homem;  Salvação: Não vida após a morte;  Ressurreição de Jesus: Não ressurreição, pois não existem milagres;  Escrituras:



MARCUS VINICIUS e-mail: viniciuslima1969@hotmail.com

watsapp: (12)98876-5996

AULA 1 DOUTRINA (COMPLEMENTO):

1) TRANSLITERAÇÃO  DO HEBRÁICO & ARAMÁICO (LÍNGUA DO ANTIGO TESTAMENTO):
Transliteração é o mapeamento de um sistema de escrita em outro. Tenta ser sem perdas, isto é, o leitor informado deve poder reconstruir a ortografia original de palavras transliteradas que desconhece.
Para consegui-lo, deve definir convenções complexas sobre como transliterar letras que não têm
correspondência direta na escrita de destino.
O alfabeto  hebraico,  também  conhecido  como  Alef-Beit,  é  o utilizado  para  a escrita  em hebraico, que é uma língua semítica pertencente à família das línguas Afro-Asiáticas, mais falada em Israel.
Também  é utilizado  para  escrever  o iídiche,  ngua  germânica  falada  pelos  judeus  da  Europa Oriental e Alemanha. Nesse alfabeto, os textos são escritos no sentido anti-horário  ou seja, da direita para a esquerda.

ALFABETO HEBRÁICO USADO NO ANTIGO TESTAMENTO

1-א - alef = sem som
2-ב - bet = b (em palavras c/ v)
3-ג - gimel = 4-g
4-ד - dalet = d ה - he = h
5- ו - vav = v/w (c/vogal o ou u)
6-ז - zain = z
7-ח - chet = h aspirado
8-ט - tet = t
9-י - iud = y
10-כ - caf/khaf = k ou kh [como o j espanhol] (depende da palavra) (no final de palavra ך)
11-ל - lamed = l
12-מ - mem = m (fim de ם)
13-נ - nun = n (fim da palavra ן)
14-ס - samekh = s
15-ע - ain = nasaliza a vogal
16-פ - pei/fei = p ou f (depende da palavra) (no final de palavra ף)
17-צ - tzadi = tz (final de ץ)
18-ק - kof = k
19-ר - reish = r
20-ש - shin/sin = x (ch)/s (varia)
21-ת - tav = t

O alfabeto hebraico só utiliza consoantes,  sendo que as vogais podem ser representadas por sinais diacríticos, chamados niqqud ou sinais massoréticos.
A letra "aleph" existe para representar as sílabas em que não consoantes, como o E da palavra "Elohim" (אלהים)

O ARAMÁICO:
A língua aramaica, idioma com alfabeto próprio e com uma história de mais de três mil anos, é o idioma semítico usado pelos povos que habitavam o Oriente Médio.
Seu alfabeto,  uma criação espontânea  do povo que lá vivia, foi adotado  por reis e imperadores
para transcrever  a gerações futuras o modo de administração  de seus antigos impérios e tamm os rituais usados em adorações de divindades, se portanto a língua original em que foram escritos os livros de Daniel, Esdras e também uma edição e outra reedição do Talmude que formam as bases das três religiões dominantes no mundo.

O aramaico foi, possivelmente,  a língua falada por Jesus e ainda hoje é a língua materna de algumas pequenas comunidades no Oriente Médio, especialmente no interior da Síria.
Sob o ponto de vista religioso,  alguns pesquisadores  teorizam  que a palavra arameu  venha do
termo "aram", nome do quinto filho de Sem, o primogênito de N (Gênesis 10,21).

2) TRANSLITERAÇÃO  DO GREGO (LÍNGUA DO NOVO TESTAMENTO):

A língua grega (em grego Ελληνική γλώσσα) tem mais de três mil anos de hisria documentada. Foi usado na Antigüidade clássica, no início da doutrinação cris e em muitas regiões do Império
Romano, seguindo a expansão da cultura helênica promovida pelas conquistas de Alexandre, o Grande.
Devido à grande influência no latim, o grego é origem de muitas palavras e afixos do português e de outras línguas latinas. O alfabeto grego, que teve origem no alfabeto fenício, deu origem ao alfabeto latino, utilizado pela maioria das línguas faladas na Europa. O Novo Testamento  foi escrito em koiné, lingua franca na metade oriental do império Romano. O alfabeto utilizado para escrever a língua grega teve  o seu  desenvolvimento  por  volta  do século  IX a.C..  Crê-se  que o alfabeto  grego  deriva  duma variante do semítico, introduzido na Gcia por mercadores fenícios.  Dado que o alfabeto semítico não necessita de notar as vogais, ao contrário da língua grega e outras da família indo-europeia,  como o latim e em consequência o português, os gregos adaptaram alguns símbolos fenícios sem valor fonético em grego para representar  as vogaisEste fato pode considerar-se  fundamental  e tornou possível  a transcrição fonética satisfatória das línguas Europeias.

O grego koiné (Κοιν λληνική) era um dialeto do grego utilizada como língua franca na porção
oriental do Império Romano.  Tambéconhecido  como alexandrino,  helenístico,  comum, ou grego do Novo Testamento,  o koi surge por volta de 300 a.C. e perdurou a 330 d.C., quando deu lugar ao grego medieval. Todos os atuais alfabetos europeus derivam quer direta quer indiretamente do alfabeto grego. No entanto, os gregos não inventaram o seu alfabeto; adotaram-no dos semitas.
Isto se evidencia  no fato de que as letras alfabéticas  gregas (de cerca do sétimséculo AEC) assemelham-se  aos caracteres hebraicos (de cerca do oitavo século AEC). Seguem também a mesma ordem geral, com poucas exceções. Além disso, a pronúncia dos nomes de algumas das letras é bem similar; por exemplo:  ál   fa (alfa, grego) e á   lef (álefe, hebraico);  bé   ta (beta, grego) e behth (bete, hebraico); dél   ta (delta, grego) e dá   leth (dálete, hebraico); e muitas outras.
O coiné tem 24 letras. Ao adaptarem  o alfabeto semítico à ngua grega, os gregos fizeraum valioso  acscimo  a  ele,  por  tomarem  as  letras  excedentes,  para  as quais  não  tinham  consoantes correspondentes  (’á   lef,  he’,  hhehth,  á   yin,  waw  yohdh)  e as  usaram  para  representar  os sons vocálicos a, e (breve), e (longo), o, y e i.


ALFABETO GREGO KOINE (USADO NO NOVO TESTAMENTO

Α α   a Al-fa = alfa
Β β   b Bé-ta = beta
Γ γ  Gám-ma = gama g, duro, como em guerra
δ  Del-ta = delta d
Ε ε É-psi-lon = epsilo e, breve, como em etapa
Ζ ζ   -ta = dzeta z
Η η   É-ta = eta e, longo, como em peso
Θ θ   Thé-ta = teta th, como think em inglês
Ι ι I  ió-ta = iota i
Κ κ   Káp-pa = capa k
Λ λ   m-bda = lambda l
Μ µ   My = mu m
Ν ν  Ny = nu n
Ξ ξ   Xi = csi x, pronunciado cs
Ο ο Ó-mi-kron = ômicron o, breve; modelo
Π π  Pi = pi p
Ρ ρ  Rho = rô r
Σ σ, ς3 Síg-ma = sigma s
Τ τ   Tau = tau t
Υ υ   Ý-psi-lon = ípsilon y ou u, (u francês)
Φ φ  Fi = fi f, o ph latino
Χ χ  Khi = ki, qui k, pronunciado aspirado kh
Ψ ψ    Psi = psi ps, como em lapso
ω O-mé-ga = ômega o, longo, como povo

MARCUS VINICIUS e-mail: viniciuslima1969@hotmail.com
watsapp: (12)98876-5996

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A DIVISÃO DOS DONS ESPIRITUAIS

Os 9 Dons do Espírito Santo Vamos dividi-los da seguinte maneira: Três Dons de  Revelação   (que revelam algo); Três Dons de  Poder  (que fazem algo); Três Dons    Vocais ou inspiracionais  (que dizem algo). 1° Três Dons deRevelação: - A Palavra da Sabedoria -A Palavra do Conhecimento -O Discernimento de Espíritos SABEDORIA O Dom da Sabedoria nos dá uma revelção da mente de Deus e trata do Futuro. (Gen.6:8-22)    Noé. ( História de Noé,destruição da Terra e    Construção da Arca) CONHECIMENTO O Dom do Conhecimento nos dá uma revelação das coisas do presente ou do passado. (Atos.9:10-11) Ananias vai até Saulo e ora por ele. (Apc.1:10-20) João tinha intimidade com Deus DISCERNIMENTO O Dom do Discernimento lida com espírito que existem na dimensão espiritual,quer ser Espírito Santo, espírito satânico ou espírito humano. (Atos.1:16-18) Paulo discerene o espírito da jovem adivinhadora 2° TRÊS DONS DE PODER: -O Dom da Fé; -Dom de Operação de Milagres; -Dons de Cura . O DOM DA FÉ O Dom da

SIGNIFICADOS DO TABERNÁCULO!

O TABERNÁCULO, SÍMBOLO DO CÉU 1. INTRODUÇÃO                 O Tabernáculo era o  centro da vida religiosa  dos judeus no deserto e  base para o desenvol-vimento espiritual  do povo, isto é, ensinando-lhes um meio definido de buscarem a Deus, e nos primeiros séculos após a sua chegada a Canaã até à construção do Templo de Jerusalém. Para nós, hoje, a base para o nosso desenvolvimento espiritual é: a Bíblia, a igreja, Cristo e a vida dos apóstolos.                 Entre o lugar onde estava situado o Tabernáculo e o acampamento dos israelitas havia uma cerca de linho branco com mais ou menos 2,70 metros de altura, pendurada em pilares. Isso diz respeito à santidade de Deus.                 Foi erguido no deserto no 1º dia do 1º mês do 2º ano do livramento de Israel (Ex 40.2).                 Conforme Ex 25.9 a 26.30 Moisés deveria construir o Tabernáculo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte.                 A Epístola aos Hebreus (8.5) nos informa que o Taberná

KAVOD E SHEKINAH

A Presença do Senhor enchia o  Santo dos Santos Ex 40:34-35 " Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o  tabernáculo ; De maneira que  Moisés  não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo." Quando a glória do Senhor desceu e encheu o tabernáculo pela primeira vez, deve ter sido um espetáculo temeroso. Deus se agradou do seu povo, não por causa da sua bondade, mas porque os seus pecados foram cobertos e eles um dia seriam pagos por Cristo um dia. Creio que o  sumo sacerdote  sentiu prazer de entrar na presença do Senhor no Santo dos Santos. A palavra hebraica para habitação ou presença de Deus é " Sh'cheenah " ou, como nós pronunciamos: Shekinah (Chequiná). O termo Shekinah era muitas vezes usado na palavra Deus. Na mente judaica, vinha do fato que Ele " habitou " ou " descansou " entre o seu povo, seja um indivíduo, uma tr