TEOLOGIA SISTEMÁTICA:
AULA 1 – DOUTRINA
1) CONCEITO DE DOUTRINA:
Doutrinar é ensinar as verdades fundamentais da Bíblia, organizadamente.
E o conjunto
de princípios que servem
de base ao cristianismo, compreendendo
desde o ensinamento, pregação, opinião das lideranças religiosas, desde que embasadas
em
Textos de obras Bíblicas escritas, como Regra de fé, preceito de comportamento e norma de conduta social, referente a Deus, a Jesus, ao Espírito Santo e Salvação.
2) CONCEITO DE DOUTRINA NO ANTIGO TESTAMENTO:
Doutrina (hebráico ”xql Ieqach”) - (Dt. 32:2; Pv. 4:2; Pv. 9:9) - ensinamento, ensino, percepção,
capacidade de persuasão. Palavra proveniente de laqach, que significa tomar, pegar, buscar, segurar, apanhar,
receber, adquirir, comprar, trazer, casar, tomar esposa, arrebatar, tirar, carregar embora, tomar em casamento. A doutrina escorrerá suavemente em todos os lugares. Além disso, é uma boa lei que dá instrução ao sábio e ensina aos justos uma fonte de vida e como se desviar dos laços da morte.
Doutrina(hebráico ”hrwt towrah ou hrt torah” ) - (Is.42:4) - lei, instrução, orientação (humana
ou divina), conjunto de ensino
profético na era messiânica
de orientações ou instruções sacerdotais legais, referente aos costumes e hábitos.
Palavra oriunda
de yarah que significa lançar, jogar, derramar, como lançar flechas, jogar água,
atirar, apontar, mostrar, dirigir, ensinar, instruir.(Ter uma direção definida).
Ela dá entendimento aos errados de espírito e é um aprendizado aos murmuradores.
3) CONCEITO DE DOUTRINA NO NOVO TESTAMENTO:
Doutrina (grego “didach didache”) - (Mc.1:22;
Lc.4:32; At.2:42;
Rm.6:17) ensino,
doutrina,
instrução nas assembléias
religiosas dos
cristãos,
fazer uso do discurso como meio de ensinar, em distinção de outros modos de falar em público.
Palavra oriunda de didasko, significando
conversar com outros
a fim de instruí-los,
pronunciar
discursos didáticos; desempenhar
o ofício de professor conduzir-se
a dar instrução, explicar ou expor algo a alguém.
Doutrina (grego “didaskalia didaskalia”) - (1 Tm.4:6;
1 Tm.4:16;
1 Tm.6:1; Tt.2:1; Tt.2:10) - ensino, instrução, preceitos; palavra oriunda de didaskalos - No NT, alguém que ensina a respeito das coisas de Deus, e dos deveres do homem; como os mestres da religião judaica, que pelo seu imenso poder como mestres atraem multidões, como João Batista.
Jesus, pela sua
autoridade, refere-se a si
mesmo
como aquele
que
mostrou
aos
homens o
caminho da salvação
e como
os
apóstolos
e Paulo, que, nas assembléias
religiosas
dos
cristãos, encarregavam-se de ensinar, assistido pelo Santo Espírito contra os falsos mestres entre os cristãos.
Doutrina (grego “logov logos”) - (Hb.6:1) - Ato da palavra, proferida a viva voz, que expressa uma concepção ou
idéia dos ditos de Deus, envolvendo seus
decretos,
mandatos
ou
ordens dos preceitos
morais dados por Deus, como as profecias do Antigo Testamento dadas pelos profetas, bem como narrativas de assuntos em discussão, com respeito à MENTE em si, razão, a
faculdade mental do pensamento, meditação e raciocínio.
Em João, denota a essencial Palavra de Deus, Jesus Cristo, a sabedoria e poder pessoais em união com Deus. Denota seu ministro na criação e governo
do universo, a causa de toda a vida do mundo, tanto física
quanto
ética,
que
para a obtenção da salvação do ser humano, revestiu-se
da natureza humana
na pessoa de Jesus, o Messias, a 2ª pessoa na Trindade, anunciado
visivelmente através suas palavras e obras.
Este termo
era familiar para os judeus na sua literatura
muito antes que um
filósofo grego chamado Heráclito fizesse uso do termo Logos, por volta de 600 a.C., para designar
a razão ou plano divino que coordena um universo em constante mudança.
Era palavra apropriada para o objetivo de João 1:1. Quem prega outro Jesus, irá sofrer (2 Co.11:4)
4) CARACTERÍSTICAS
DA DOUTRINA DE CRISTO:
O bom Ministro é o criado na fé e na Doutrina (1Tm. 4:6).
A)Expulsa os espíritos malignos, pois é vinda de Deus (Jo.7:16); B)Pode ser provada como verdadeira (Jo.7:17);
C)Deve ser perseverada
(At.2:42);
D)Deve ser obedecida de coração (Rm.6: 17);
E)Tem mesmo valor
que revelação, ciência e
profecia (1Co.14:6) e
interpretação de língua(1Co.14:26);
F)Temos que cuidar dela para nossa salvação(1Tm.4:16);
G)Indica modo de vida na fé (2Tm.3:10);
H)Convence contradizentes (Tt.1:9);
I)Deve ter incorrupção, seriedade e sinceridade
(Tt.2:7), levando à perfeição em Cristo (Hb.6:1).
5) QUANTO
ÀS FALSAS DOUTRINAS DA ÉPOCA
DE JESUS CRISTO E
O ALERTA À IGREJA CRISTÃ:
Os judeus se maravilhavam da doutrina de Jesus, pois Ele ensinava com autoridade, mas eram advertidos contra a doutrina dos Fariseus e dos Saduceus: mas quem ultrapassa a doutrina, não tem Deus (2 Jo.1:9-10).
DOUTRINA DOS FARISEUS (grego “farisaiov Pharisaios”) = Chamados Separados - Reconheciam na tradição oral um padrão de fé e vida.
Procuravam
reconhecimento
e mérito pela
observância externa
de ritos
e formas de piedade,
como lavagens
cerimoniais,jejuns, orações
e
esmolas. Mas negligenciavam a genuína
piedade, orgulhavam-se em suas boas obras.
Mantinham de forma persistente a
fé na
existência de anjos bons e
maus, na vinda do Messias; e tinham esperança de
que
os mortos, após uma experiência preliminar de recompensa ou
penalidade no Hades, seriam novamente chamados à vida por ele, e seriam recompensados,
cada um de acordo com suas obras individuais.
Em oposição à dominação de Herodes e do governo romano, eles de forma decisiva sustentavam
a teocracia e a causa do seu país, e tinham grande influência entre o povo comum.
De acordo com Josefo, eram mais de 6000.
Eram inimigos de Jesus e sua causa; foram, por outro lado, duramente repreendidos
por ele por causa da sua avareza, ambição, confiança vazia nas obras externas, e aparência de piedade
a fim de ganhar popularidade.
DOUTRINA DOS SADUCEUS (grego “saddoukaiov Saddoukaios”) = Chamados Justos
- Partido religioso judeu da época
de Cristo, que negava
que a lei oral fosse revelação
de Deus aos israelitas,
e cria que somente a lei escrita
era obrigatória para a nação como
autoridade
divina. Negavam
a ressurreição do corpo,
a imortalidade da
alma,
a existência
de
espíritos e
anjos, mas afirmavam o livre arbítrio.
OBS: Outro Evangelho,
mesmo dito por um anjo, seja maldito (Gl. 1:6-9).
Doutrina (grego “eterodidaskalew heterodidaskaleo” ) - 1Tm.1:3 - Ensino de outra ou diferente doutrina,
desviando-se da verdade.
Há os que provocam divisões e escândalos em desacordo com a doutrina (Rm.16:17), inventando
ventos de
doutrinas errôneas (Ef.4:14), sendo impuros mentirosos (1Tm.1:10). Se alguém ensina outra doutrina
diferente da Palavra, seja maldito (1Tm.6:3-4). Temos que repreender, usando a doutrina
pois não a suportarão (2 Tm.4:2-3).
6) NECESSIDADE DA DOUTRINA:
A) Verdade precisa
(opinião
final): Todas as pessoas têm uma teologia
e os seus
atos demonstram suas crenças, pois a vida humana é uma viagem e as pessoas precisam estar certas do que Deus lhes planejou. Pode-se ser teólogo sem ser religioso
e ser religioso,
sem o conhecimento teológico da doutrina.
B) Essencial para desenvolver o caráter cristão:
Sem uma crença firme e bem definida,
que é parte da religião, não haverá crescimento correto, pois podemos viver a vida dita cristã, sem conhecer a
C) Abrigo contra mentira e erros de interpretação: Deus é eterno; homens ignorantes criaram conceitos errôneos, originando males na consciência e as Doutrinas bíblicas expulsam falsas idéias que conduzem os homens para a cegueira e perdição.
D) Necessária para ensinar a Palavra Divina: A Bíblia fala de muitas verdades
espalhadas nos seus
diversos
livros,
obedecendo
ao
tema: JESUS.
É necessário relacionar os diversos temas
e organizá-los de maneira a facilitar
o seu estudo.
A doutrina estuda a fé Cristã,
sobre a verdade
da
realidade espiritual, única, envolvendo a existência de Deus, a possibilidade dos milagres, a confiabilidade das escrituras, a divindade de Cristo, a encarnação de Deus em Cristo e a verdade
da Bíblia como a Palavra de Deus genuína.
7) DOUTRINA E TEOLOGIA:
TEOLOGIA - Estudo das questões referentes ao conhecimento da divindade,
de seus atributos e relações com o mundo e com os homens, e à verdade religiosa, expressa na doutrina de Cristo, que como já dissemos, ensina as verdades
fundamentais da Bíblia, organizadamente.
Teologia é o estudo racional
dos textos sagrados,
dos dogmas e das tradições do cristianismo, geralmente ministrados em cursos ou faculdades, formando os teólogos. É a ciência que trata do nosso conhecimento de Deus
e das relações
com
o homem; ciência, pois (está
faltando um
“que”,
veja:
“ciência, pois, que
organiza) organiza
em
seqüência lógica,
fatos
comprovados, podendo aplicar na
religião.
Visa entender a revelação, fé e tradição na atual prosperidade, exorcismo e curas.
8) ÁREAS DE ESTUDO DA TEOLOGIA:
a) Teologia
Fundamental
- Analisa
a
realidade cristã da auto-manifestação
de Deus, sua plenitude
e o
plano da Salvação
por
Jesus
Cristo.
Explica
a razão do mistério, a
liberdade e a necessidade que temos de conhecer esse plano, querendo ou não ter compromisso com Deus.
Fala sobre o que é teologia
e sobre as condições básicas que possibilitam
a fé num contexto sócio-histórico e cultural.
(b)Teologia Bíblica - Estuda a introdução
a geral da Bíblia, com estudo dos livros do Antigo e Novo testamento,
falando sobre a história do povo de Deus e reflete temas gerais, familiarizando os alunos com termos bíblicos e as línguas bíblicas, como hebraico e grego.
Usa a “exegese”- que analisa
criticamente o
texto, desde a
seleção do texto, sua
estrutura gramatical, sua mensagem e tema central
“hermenêutica”, aplicando a
mensagem para hoje.
c)TeoIogia Moral - Visa refletir sobre a resposta concreta que o cristão dá a Deus nos diversos
âmbitos de sua existência seja pessoal,
interpessoal, comunitária, social, familiar e política, analisando
as bases e os critérios de como o cristão deve agir e sobre temas globais
como sexualidade, ética e ecologia, política, globalização e outros.
d)Teologia Sistemática
ou Dogmática
- Compreende
uma série de disciplinas estudadas
pela igreja, como cristologia
(Jesus), eclesiologia (igreja), trindade, antropologia teológica (vendo o homem quanto à criação, pecado, graça
e salvação), escatologia
(últimas coisas) e Heresiologias
(Seitas e
Heresias).
Ademais, não se ocupa em repetir dogmas, que são declarações de fé do (sugiro retirar esse do)
que as pessoas crêem, tenta entender a vida, e refletir a real e pura fé cristã.
e) História da Igreja
- Visa conhecer uma visão
panorâmica das grandes
fases
da
história universal, as relações da igreja cristã com o mundo, os conflitos de mentalidades, idéias e movimentos sociais e as idéias e eventos do passado que repercutem hoje em dia.
Compreende desde a história antiga, medieval, moderna, contemporânea e atual.
f) Espiritualidade - Envolve
não
apenas disciplinas
teológicas,
mas
dimensões da vida
cristã como fé, louvor, reino de Deus, o seguimento a
Jesus e outros temas, como cruz, esperança, caridade, piedade, liberdade cristã.
g)Outros - (Patrologia:
Estudo
dos
pensadores cristãos
até
o
século V;
Teologia Pastoral, Teologia das Religiões, Homilética (Arte de pregar).
Religiosidade Popular (tradições culturais), Aconselhamento Pessoal e Missões.
9) DOUTRINA E RELIGIÃO:
Religião (grego “deisidaimonia deisidaimonia”) - (At.25:19) - Em um bom sentido, reverência a Deus
ou
aos
deuses,dependendo do culto,
num sentido piedoso, religioso; e
num mau sentido, a superstição.
Religião (grego “yrhskeia threskeia”) - (At.26:5; Tg.1:26-27) - Adoração religiosa externa; aquilo que consiste de cerimônias com disciplina religiosa. A religião deveria significar adoração a Deus, mas adorava também a falsos deuses, como cumprimento da obrigação de alguém.
O problema era haver o cumprimento de obrigações de todos os tipos, tanto para com Deus como para com as pessoas, não significando qualquer tipo de adoração correta a Deus.
Havia também, o adorador ansioso e escrupuloso, que cuidava para não mudar nada que deveria ser observado na adoração, e temeroso de ofender.
Significa devoto, e pode ser aplicado
a um aderente de qualquer
religião, sendo especialmente
apropriado para descrever o melhor dos adoradores judaicos, adorando pelo elemento de medo.
Enfatiza fortemente as idéias de dependência e de ansiedade pelo favor divino. Pode originar
um medo sem fundamento, no sentido de supersticioso.
Existem pessoas religiosas de todos os lugares (At.2:5), mas precisam estar na graça de Deus (At.13:43) para não serem incitadas
por falsos líderes contra a
obra de Deus (At.13:50), numa religião de vãos falatórios, sem santidade e sem obras sociais (Tg.1:26-27).
O sagrado é uma experiência da presença de Deus, sobrenatural, na medida em que se realiza o impossível às forças e capacidades humanas.
Religião (Latim “religio=re+ligare”)
- A religião tenta ser um vinculo entre o mundo profano e o mundo sagrado, operando
em várias
culturas, criando
templos que
se erguem aos céus
como
que querendo unir o espaço novo do sagrado (ar) com o consagrado (no solo).
A religião cria a idéia de um espaço sagrado, como que querendo unir a mitologia
dos falsos deuses gregos do Olimpo com as montanhas do deserto do Sinai onde Deus se manifestou.
Enquanto que a
religião pode ser apenas uma narrativa,
um mito,
uma
fábula ilusória,
a espiritualidade
requer
algo
mais,
a fé, que se
expressa
na
confiança e plena adesão às
verdades ouvidas.
OBSERVAÇÃO:
Enquanto que a religião externa uma forma de crer, a doutrina
é uma crença racional, baseada na
Palavra de Deus, onde fé e razão andam juntas.
A fé usa a razão é( substituir por “e”) a razão não pode ser bem sucedida sem a fé, na descoberta da verdade.
A razão não pode produzir fé, mas a acompanha, pois a fé não vem de um questionamento,
mas de Deus. Contudo, a pessoa pode tentar compreender
aquilo em que acredita, envolvendo a
vontade de descobrir,
por exemplo, a lógica de que Deus existe, se relaciona com as pessoas e através da teologia, poderemos defender racionalmente, a verdade
das coisas de Deus pela investigação
escriturística da doutrina. Defendamos nossa fé (1 Pe.3:15; 2 Co.10:4-5), combatendo
as heresias (Fp.1:7; Jd.3; Jd.22; Tt.1:9; 2Tm.2:24-25).
10) COMPARATIVAS DE RELIGIÕES:
O QUE A BÍBLIA AFIRMA:
Nome: Cristianismo Bíblico (NT-Bíblia Sagrada) (At.11:26); Fundador:
Jesus Cristo, filho de Deus Bendito (1 Co.3:11); Mensagem: Jesus morreu p/salvar pecadores(1Co.15:3-8); Igreja: Formada por aqueles que são salvos (1 Co.1:2); Deus:
É a Trindade - três pessoas em um Deus. (Mt.28:19; Jesus:
2ªpessoa da Trindade, filho de Deus-Pai(1Jo.5:11-14);
Salvação: Pela Graça, através da Fé só em Jesus. (At.15:11);
Ressurreição: Jesus subiu no corpo que morreu; (At.1:9); Escrituras:
Bíblia- única Palavra de Deus (66 livros) (2 Tm.3:16).
CONCEITOS DE VÁRIAS RELIGIÕES:
Nome do grupo: Catolicismo
Romano; Fundador: Jesus,
sobre
a pedra que é Pedro
(considerado
como primeiro
Papa);
Mensagem: Sacramentos, caridade, culto
a Maria
e aos “Santos”;
Igreja:
Os membros da Igreja Católica Apostólica
Romana;
Deus: Trindade três
pessoas em um Deus;
Jesus: Deus em carne. 2ª pessoa da Trindade; Salvação: Fora
da Igreja Católica Apostólica Romana não há Salvação; Ressurreição
de Jesus: Sim;
Escrituras:
A
Bíblia (+ 7 livros apócrifos)
+
a
Tradição (Dogmas).
Nome do grupo: Legião
da Boa Vontade
– LBV; Fundador: Alziro Zarur, 04-03-1949. Mensagem:
Assim como Jesus, todos poderão
alcançar a perfeição após muitas reencarnações. Igreja: Todos são cristãos independentes da religião; Deus:
Impessoal; Jesus: Não é Deus
nem teve corpo humano; Salvação: Através da caridade
e reencarnações sucessivas; Ressurreição de Jesus: Não; Escrituras: Livros da LBV.
Nome do grupo: Espiritismo Kardecista;
Fundador: Dr. Hippolyte
Léon Denizard
Rivail,
vulgo Allan Kardec (1857);
Mensagem:
Assim
como Jesus,
todos poderão alcançar a perfeição após muitas reencarnações. Igreja: O Espiritismo é a Igreja restaurada e o Consolador prometido por Jesus; Deus: Não é Pessoa;
Jesus: Não é Deus nem teve corpo humano;
Salvação: Através da caridade e por reencarnações sucessivas; Ressurreição de Jesus: Não; Escrituras:
Livros de Allan Kardec e outros.
Nome do grupo: Testemunhas de Jeová; Fundador: Charles Taze Russell (1852-1916) Fundada em
1881; Mensagem: Jesus abriu a porta para conquistarmos nossa salvação; Igreja:
144.000 ungidos que irão para o céu. Deus: Jeová, que é uma só Pessoa; Jesus: Não é Deus; é o Arcanjo Miguel, a primeira e única criatura de Jeová.
Salvação:
Obedecendo as ordens
da Sociedade Torre de
Vigia; Ressurreição
de Jesus:
Não; Escrituras: Bíblia deles (Tradução do Novo Mundo) + literaturas dos líderes.
Nome do grupo: Maçonaria; Fundador: Anderson e Desagulliers (Londres, 1717); Mensagem: Buscar o próprio aperfeiçoamento; Igreja: —; Deus:
Impessoal como força superior; Jesus: Um grande
mestre semelhante
a Buda, Maomé, e (outros)etc. Salvação: ““ Erguer templos à virtude e cavar masmorra
aos vícios ““; (por que tem dois pares de aspas?) Ressurreição de Jesus: Não; Escrituras: Rituais e manuais secretos.
Nome do grupo: Adventistas do Sétimo Dia; Fundador: Ellen Gould White (1860); Mensagem: Crer em Jesus e observar
a Lei; Igreja: Somente os adventistas; Deus: Trindade três pessoas em um Deus;
Jesus: Deus em carne. 2ª pessoa da Trindade;
Salvação: Guardando o sábado
e os mandamentos; Ressurreição de Jesus: Sim; Escrituras:
Bíblia e livros de Ellen White·.
Nome do grupo: Mormonismo;
Fundador: Joseph Smith (1805-1844)
fundado em 1830; Mensagem:
Alcançar a divindade
pelas ordenanças
do evangelho mórmon;
Igreja: Membros da Igreja
de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Deus: Tríade 3 deuses; Jesus: Não é Deus. É irmão de Lúcifer e dos homens; Salvação:
Salvação pelas boas obras da igreja mórmon; Ressurreição de Jesus: Sim; Escrituras:
A Bíblia, Livro de Mórmon, Doutrina
e Convênios, Pérola de Grande Valor.
Nome do grupo: Teosofia;
Fundador: Madame Helena
Blavatsky
(1831-1891) fundada em 1875; Mensagem: — Igreja:
—; Deus:
Deus é um
princípio;
Jesus:
Um grande Mestre; Salvação:
— Ressurreição de Jesus: Não; Escrituras: A Doutrina Secreta, Isis sem Véu, A Chave para a Teosofia e A Voz do Silêncio.
Nome do grupo: Ciência
Cristã;
Fundador: Mary
Baker Eddy
(1821-1910);
Mensagem:
Crenças religiosas
extraídas
dos
ensinos de Jesus.
Rejeitam a expiação; Igreja:
Uma
coletânea de idéias espirituais; Deus: É uma presença Impessoal Universal; Jesus: Um homem afinado com a consciência divina; Salvação: Pensamento correto; Ressurreição de Jesus: Não; Escrituras: Ciência e Saúde com Chave para as Escrituras, Miscelânea.
Nome do grupo: Unitarismo; Fundador: Charles
Filmore (1854-1948)
fundado 1889; Mensagem:
Os princípios
gerais
do
Unitarismo; Igreja:
Uma
coleção de idéias
espirituais;
Deus: Força
Universal
Impessoal; Jesus:
Um homem, não
o
Cristo; Salvação:
Adotando a correta
Unidade através
de princípios; Ressurreição
de Jesus: Não;
Escrituras:
Revista
Unitarista, Dicionário
Bíblico de Metafísica.
Nome do grupo: Moonismo; Fundador: Sun Myung Moon (1920); Mensagem:
Moon é o Rei dos reis, e Senhor dos senhores, e o Cordeiro de Deus. Igreja: Igreja da Unificação; Deus: Deus é tanto positivo como negativo. Não há Trindade. Deus precisa de Moon para fazê-lo feliz; Jesus:
Jesus foi um homem
perfeito, não Deus. Jesus falhou em sua missão. Moon vai completar sua obra; Salvação: Obediência e aceitação dos verdadeiros pais (Moon e sua esposa); Ressurreição
de Jesus: Jesus não ressuscitou fisicamente; Escrituras: Princípio divino por Sun Myung Moon, Esboço do Princípio, Nível 4 e a Bíblia.
Nome do grupo: Cientologia; Fundador: Ron Hubbard
(1954); Mensagem: Todos são ““ thetans ““ (explica por que o par de aspas), espíritos imortais com poderes ilimitados; Igreja: —; Deus: Rejeita o Deus revelado na Bíblia. Raramente mencionado. Jesus: Jesus não morreu pelos pecados de ninguém; Salvação: Salvação
é a libertação da reencarnação. Ressurreição de Jesus:
—; Escrituras: Dianética: A Ciência Moderna da Saúde Mental,
e outros de Hubbard, e A Chave para a Felicidade.
Nome do grupo: Meninos de Deus; Fundador:
Daniel Brandt Berg (1968); Mensagem: Desistir de tudo para seguir a Jesus. Já usaram a prostituição para atrair novos adeptos; Igreja:
Família do Amor; Deus:
Pai, Filho e Espírito Santo, mas não Trindade;
Jesus: Foi uma criação
de
Deus.
Salvação:
—; Ressurreição de Jesus: —; Escrituras: Cartas MO - cartas escritas por David “Moses” Berg. Mesmo
nível de inspiração do Antigo e Novo Testamentos.
Nome do grupo: Nova Era; Fundador: — Mensagem: Todos são deuses e
só precisam se conscientizar disso; Igreja: —; Deus: Deus é uma força impessoal ou princípio, não uma pessoa. Tudo e todos são Deus; Jesus:
Não é o verdadeiro Deus nem Salvador, mas um mestre elevado; Salvação: O mau carma tem que ser compensado com bom carma; Ressurreição
de Jesus: Jesus não ressuscitou fisicamente, mas subiu a um nível espiritual
mais alto; Escrituras:
Escritos I Ching, hindus, budistas,
taoístas, crenças americanas nativas e magia em geral.
Nome do grupo: Hinduísmo;
Fundador: —;
Mensagem: O homem deve
se conformar com sua condição
para alcançar uma vida melhor
na próxima encarnação; Igreja: — Deus: O Absoluto. Um espírito
universal
(Brahman).
Vários deuses são manifestações
dele;
Jesus:
É um mestre ou avatar (uma
encarnação de Vishnu). Ressurreição de
Jesus: Sua
morte não foi expiatória;
Salvação: Libertação dos
ciclos
de reencarnação,
e absorção
em Brahman
alcançadas através
da
Yoga e meditação. Ressurreição de Jesus: —; Escrituras: Vedas, Upanishads, Bhagavad Gita.
Nome do grupo: Budismo Fundador:
Buda (Siddartha Gautama em 525 a.C.). Mensagem: O alvo
da vida é o Nirvana para escapar do sofrimento;
Igreja: - Deus: Não existe. Buda é considerado por alguns como uma consciência universal iluminada; Jesus: —; Salvação: O Nirvana (inexistência)
que pode
ser alcançado seguindo-se o Caminho das Oito Vias; Ressurreição de Jesus: —; Escrituras: A Tripitaka (Três Cestos), que têm mais de100 volumes.
Nome do grupo: Islamismo Fundador:
Maomé (610 d.C.). Mensagem: Só Allah é Deus e Maomé o seu profeta; Igreja:
—; Deus: Alá, um juiz severo. Não é descrito como amoroso; é um dentre mais de
124 mil profetas enviados por Deus a várias culturas. Jesus:
Não é Deus, não foi crucificado, voltará para viver e morrer; Salvação: O
equilíbrio entre as boas e más obras determina o destino eterno no paraíso ou no inferno; Ressurreição
de Jesus: Não ressuscitou, porque não morreu. Escrituras: Corão
e Hadith. A Bíblia é aceita, mas considerada
corrompida.
Nome do grupo: Judaísmo Fundador: Deus (o Eterno), através de Abraão, formou o povo escolhido; Mensagem:
O Eterno é o único Deus; Igreja: —; Deus: O Eterno, chamado de Jeová ou Iavé; Jesus: Simples
judeu
Salvação:
Obediência
à Lei
e aos
Mandamentos;
Ressurreição
de Jesus: Negam; Escrituras:
Tanach (o Velho Testamento),
dividido em Lei, Profetas e Escritos
(para uns e apenas a Torah, a Lei,
para outros
e para ainda
outros o Talmude, sendo
que existem dois, o palestino e o babilônico, sendo que são compostos de duas partes, sendo uma igual entre eles que recebe o nome de Talmude
e a outra distinta que recebe o nome hebraico de “Gemara”, que significa
complemento. O Talmude é o conjunto
de interpretações
das Escrituras
e das demais leis do povo
de Israel, sejam
escritas ou transmitidas
pela tradição oral, começaram a ser compilados por Esdras e terminaram com Judas,
um
discípulo de Gamaliel
no segundo
século
da Era Cristã. É aqui que
fica registrado toda aquela tradição exigida pelos fariseus quanto ao Sábado, e outra quanto a lavar as mãos antes das refeições como vemos na Palavra.)
Nome do grupo: Umbanda Fundador:
— Mensagem:
Solução de problemas imediatos com a ajuda dos espíritos. Igreja: —; Deus:
Zambi é único, onipotente,
irrepresentável, adorado sob vários nomes Jesus: Oxalá novo. Salvação: Prática de caridade material e espiritual como meio de evolução cármica; Ressurreição de Jesus: —; Escrituras: Tradição oral.
Nome do grupo: Candomblé; Fundador: Primeiro templo
erguido
na Bahia, na primeira metade do século XIX; Mensagem: Dança religiosa de origem africana através da qual as pessoas homenageiam seus orixás; Igreja: —; Deus:
Olodumarê, criador de todas as coisas, eterno e todo-poderoso; Jesus:—; Salvação: Ao
morrer o candomblecista
vai
para o Orum
(
nove céus sob
o
comando de Iansã)
Ressurreição de Jesus:—; Escrituras:
Tradição oral.
Nome do grupo: Ateísmo; Fundador: —
Mensagem:
A evolução é um fato científico, portanto ética e moral são relativas; Igreja: —; Deus:
Não há Deus ou diabo, uma vez que não podem ser provados cientificamente; Jesus: Jesus foi um mero homem; Salvação: Não há vida após a morte; Ressurreição de Jesus: Não há ressurreição, pois não existem milagres; Escrituras:
MARCUS VINICIUS e-mail: viniciuslima1969@hotmail.com
watsapp: (12)98876-5996
AULA 1 – DOUTRINA (COMPLEMENTO):
1) TRANSLITERAÇÃO
DO HEBRÁICO & ARAMÁICO (LÍNGUA DO ANTIGO TESTAMENTO):
Transliteração é o mapeamento de um sistema de escrita
em
outro. Tenta ser sem perdas, isto é, o leitor informado deve poder reconstruir a ortografia original de palavras transliteradas que desconhece.
Para consegui-lo, deve definir convenções complexas sobre como transliterar letras que não têm
correspondência direta na escrita de destino.
O alfabeto hebraico, também conhecido
como Alef-Beit,
é o utilizado
para a escrita em hebraico, que é uma língua semítica pertencente à família das línguas Afro-Asiáticas, mais falada em Israel.
Também é utilizado
para
escrever
o iídiche,
língua germânica falada pelos judeus da
Europa Oriental e Alemanha. Nesse alfabeto, os textos são escritos no sentido
anti-horário ou seja, da direita para a esquerda.
ALFABETO HEBRÁICO – USADO NO ANTIGO TESTAMENTO
1-א - alef = sem som
2-ב
- bet = b (em palavras c/ v)
3-ג - gimel =
4-g
4-ד - dalet = d ה - he = h
5- ו
- vav = v/w (c/vogal o ou u)
6-ז
- zain = z
7-ח
- chet = h aspirado
8-ט
- tet = t
9-י - iud = y
10-כ - caf/khaf = k ou kh [como o j espanhol] (depende da palavra) (no final de palavra ך)
11-ל
- lamed = l
12-מ
- mem = m (fim de ם)
13-נ
- nun = n (fim da palavra ן)
14-ס
- samekh = s
15-ע
- ain = nasaliza a vogal
16-פ
- pei/fei = p ou f (depende da palavra) (no final de palavra ף)
17-צ
- tzadi = tz (final de ץ)
18-ק
- kof = k
19-ר
- reish = r
20-ש - shin/sin = x (ch)/s (varia)
21-ת
- tav = t
O alfabeto hebraico só utiliza consoantes,
sendo que as vogais podem ser representadas
por sinais diacríticos, chamados niqqud ou sinais massoréticos.
A letra "aleph" existe para representar as sílabas em que não há consoantes,
como o E da palavra "Elohim" (אלהים)
O ARAMÁICO:
A língua aramaica, idioma com alfabeto próprio e com uma história de mais de três mil anos, é o idioma semítico usado pelos povos que habitavam o Oriente Médio.
Seu alfabeto,
uma criação espontânea do povo que lá vivia, foi adotado por reis e imperadores
para transcrever
a gerações futuras o modo de administração
de seus antigos impérios
e também os rituais usados em adorações de divindades, se portanto a língua original em que foram escritos
os livros de Daniel, Esdras e também uma edição e
outra reedição do Talmude que formam as bases das três religiões dominantes no mundo.
O aramaico foi, possivelmente, a língua falada por Jesus e ainda hoje é a língua materna de algumas pequenas comunidades no Oriente Médio, especialmente no interior da Síria.
Sob o ponto
de vista religioso, alguns
pesquisadores teorizam
que a palavra arameu venha do
termo "aram", nome do quinto filho de Sem, o primogênito
de Noé (Gênesis 10,21).
2) TRANSLITERAÇÃO DO GREGO (LÍNGUA DO NOVO TESTAMENTO):
A língua grega (em grego Ελληνική γλώσσα) tem mais de três mil anos de história documentada.
Foi usado na Antigüidade clássica, no início da doutrinação cristã e em muitas regiões do Império
Romano, seguindo
a expansão da cultura helênica promovida pelas conquistas de Alexandre, o Grande.
Devido à grande influência no latim, o grego é origem de muitas palavras e afixos do português e de outras línguas latinas. O alfabeto grego, que teve origem no alfabeto fenício, deu origem ao alfabeto latino, utilizado pela maioria das línguas
faladas na Europa. O Novo Testamento
foi escrito em koiné, lingua franca na metade oriental do império Romano. O alfabeto utilizado para escrever a língua grega teve o seu
desenvolvimento por volta
do século IX a.C..
Crê-se que
o alfabeto grego
deriva duma
variante do semítico, introduzido na Grécia por mercadores fenícios.
Dado que o alfabeto semítico não necessita de notar as vogais, ao contrário da língua grega e outras da família indo-europeia, como o latim e em consequência o português, os gregos adaptaram alguns símbolos fenícios sem valor fonético em grego para representar
as vogais. Este fato pode considerar-se fundamental e tornou possível
a transcrição fonética satisfatória das línguas
Europeias.
O grego koiné (Κοιν λληνική) era um dialeto do grego utilizada como língua franca na porção
oriental do Império Romano.
Também conhecido
como alexandrino, helenístico, comum, ou grego do Novo Testamento, o koiné surge por volta de 300 a.C. e perdurou até 330 d.C., quando deu lugar ao grego medieval. Todos os atuais
alfabetos europeus derivam quer direta quer indiretamente do alfabeto grego. No entanto, os gregos não inventaram o seu alfabeto; adotaram-no dos semitas.
Isto se evidencia
no fato de que as letras alfabéticas gregas
(de cerca do sétimo século AEC) assemelham-se
aos caracteres hebraicos (de cerca do oitavo século AEC). Seguem também a mesma ordem geral, com poucas exceções. Além disso, a pronúncia dos nomes de algumas das letras
é bem similar; por exemplo: ál fa (alfa, grego) e ’á lef (álefe, hebraico); bé ta (beta, grego) e behth (bete, hebraico); dél ta (delta, grego) e dá leth (dálete, hebraico); e
muitas outras.
O coiné tem 24 letras. Ao adaptarem o alfabeto semítico à língua grega, os gregos fizeram um valioso
acréscimo a
ele, por tomarem as
letras
excedentes,
para
as quais não tinham
consoantes correspondentes (’á lef, he’, hhehth, ‛á yin,
waw e
yohdh) e as usaram para
representar os sons vocálicos a, e (breve), e (longo),
o, y e i.
ALFABETO GREGO KOINE (USADO NO
NOVO TESTAMENTO
Α α a Al-fa = alfa
Β β b Bé-ta = beta
Γ γ Gám-ma = gama g, duro, como em guerra
∆ δ Del-ta = delta d
Ε ε É-psi-lon = epsilo e, breve, como em etapa
Ζ ζ Zé-ta = dzeta z
Η η É-ta = eta e, longo, como em peso
Θ θ Thé-ta = teta th, como think em inglês
Ι ι I ió-ta = iota i
Κ κ Káp-pa = capa k
Λ λ Lám-bda = lambda l
Μ µ My = mu m
Ν ν Ny = nu n
Ξ ξ Xi = csi x, pronunciado cs
Ο ο Ó-mi-kron = ômicron o, breve; modelo
Π π Pi = pi p
Ρ ρ Rho = rô r
Σ σ, ς3 Síg-ma = sigma s
Τ τ Tau = tau t
Υ υ Ý-psi-lon = ípsilon y ou u, (u francês)
Φ φ Fi = fi f, o ph latino
Χ χ Khi = ki, qui k, pronunciado aspirado kh
Ψ ψ Psi = psi ps, como em lapso
Ω ω O-mé-ga = ômega o, longo, como povo
MARCUS VINICIUS e-mail: viniciuslima1969@hotmail.com
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