Pular para o conteúdo principal

CURSO DE TEOLOGIA PARTE 2 E

DIVISÃO DO ANTIGO TESTAMENTO:

(PREPARAÇÃO) - ORDEM NUMÉRICA DESCRITA-NÃO CRONOLOGIA

A)           LEI - PENTATEUCO - (05 LIVROS): FUNDAMENTO DA CHEGADA DE CRISTO:

1°-Gênesis (Gn.)-SignificaORIGEM-Do pecado;Jesus,o Descendente da mulher - Autor Moisés, em
1450-140 a.C.-Fala do pecado, da Doutrina de Deus, da civilização, das nações, de Israel, da origem do homem e da redenção prometida.

2°-Exodo (Ex.)-Significa SAIDA-Libertação/Promessa;Jesus,o Cordeiro Pascal-Autor é Moisés, em
1450-1410 a.C-Fala da libertação do Egito, a entrega da Lei, a Revelação de Deus (no Maná, nos 10 mandamentos e no Taberculo).

3°-Levítico (Lv.)-Significa LEIS-Fala da exigência para comunhão e o tema é Jesus, o Sacrifício Expiatório- Autor é Moisés, em 1450-1410 a.C.- Fala sobre a santidade de Deus, revela o pecado e a provisão de acesso a Deus.

4°-Números (Nm.)-Significa NO DESERTO-Fala da Fé x Promessas e o tema é Jesus, a Rocha Ferida-Autor Moisés, em 1450-1410 a.C. Fala da peregrinação do povo rumo à terra prometida, lembrando a seriedade do pecado.

5°-Deuteronômio (Dt.)-Significa 2ª.LEI-FaIa do Governo de Deus e o tema é Jesus,o Profeta. Autor é Moisés,em 1410 a.C. Fala da constituição da teocracia de Israel, aborda sobre as bênçãos e maldições, os 10 mandamentos e os falsos profetas.

B)          POESIA (05 LIVROS):
 ANELO PELA CHEGADA DE CRISTO:

18°-Jó (Jó) -Significa PERSEGUIDO-FaIa da Soberania x Necessidade. Tema é Jesus,o Redentor Vivo.-Autor e data incertos, talvez 1.500 a.C. Fala do motivo do sofrimento dos justos, declarando a soberania e propósitos divinos.

19°-Salmos (SI.)-Significa LOUVOR- Tema é Jesus,o Socorro e Alegria. - Vários autores, 73 de Davi, 2 de Salomão, 12 dos filhos de Coré, 12 de Asafe, 01 de Hemã, 01 de Etã e 01 de Moisés, durante o tempo de Davi a Salomão (10. Séc. a.C).



20°-Provérbios  (Pv.)-Significa  COMPARAÇÕES-Fala  de  Ensinamentohumanos.  O  tema  é Jesus,a Sabedoria Divina. Autores: Salomão e outros. (Agur escreveu 30 e Lamuel  escreveu 31. Fala de ensinos específicos de relacionamentos humanos.

21°-Eclesiastes(Ec.)-Significa PREGADOR- Fala para a Assembléia. O tema é Jesus,AIvo Verdadeiro. Autor é Salomão, em 935 a.C. Fala da rotina da vida, da compreensão que ela é dom divino e de que devemos viver, obedecendo a Deus.

22°-Cantares(Ct.)-Significa CANÇÃO - Fala de Jesus, Nosso Amado;Autor é Salomão em 965 a.C. FaIa e reflete no romance entre Salomão e a Sunamita, num diálogo sobre o Rei, que ganha seu coração, qual Jesus e a sua Igreja.

C)          HISTÓRIA (12 LIVROS): PREPARAÇÃO PARA A CHEGADA DE CRISTO:

6°-Josué(Js.)- Significa JAVE E SALVAÇÃO - Fala de Fidelidade e Herança. O tema é Jesus, o
Capitão dos Exércitos do Senhor. Autor é Josué,com escritos de Eleazar profeta ou seu filho em 1400-
1370 a.C. Fala da fidelidade divina em conceder Canaã a Israel, a importância da Lei e da Santidade de
Deus ao julgar os pecados dos cananeus.

7°-Juízes(Jz.)-Significa GOVERNANTE- FaIa de Obediência e da Paz. O tema é Jesus, Libertador. Autor anônimo,talvez Samuel após a morte de Sansão, em 1050-1000 a.C. Fala da conquistda palestina, monarquia, fidelidade e perdão de Deus.

8°-Rute(Rt.)-Significa AMIZADE”- FaIa de fé para todas as pessoas. O tema é Jesus,o Parente Divino. Autor desconhecido, talvez Samuel, em 1000 a.C. Fala de fidelidade em meio à idolatria e infidelidade, soberania e cuidado de Deus (Resgatador).

9°-1 Samuel (1Sm.) Tematiza o CHAMADO AO AVIVAMENTO - Fala de Pecado x Santidade. Autor é Samuel e outros, em 930 a.C., em diante. Fala sobre Samuel, Saul e Davi e os efeitos do pecado e santidade no povo e líderes.

10° - 2 Samuel (2 Sm.) Tematiza a ASCENSÃO/QUEDA Na Bíblia hebráica é a segunda parte de
1 Samuel. Fala da morte de Saul e aliança com Davi.

11°-1 Reis (1 Rs.) Tematiza a HISTÓRIA DO REINOS DE JUDÁ E ISRAEL desde Salomão ao Cativeiro Babilônico-Fala de Fidelidade x Sabedoria. Autor é Jeremias, em 550 a.C., valendo-se de fontes históricas. Descreve o templo até Elias.

12°-2 Reis (2 Rs.) Tematiza o DECLÍNIO/CATIVEIRO- Na Bíblia hebráica, é parte de 1 Reis. Descreve o cativeiro babilônico até Eliseu.

13°- Crônicas  ( Cr.)  -  Significa      NECIOS   -  FaI de  Aliança,oração  d louvor  e genealogia.Autor é Esdras em 450-425 a.C. Em Reis e Crônicas, Jesus é o Rei Prometido. Declara aliança, oração e louvor de Davi. (Herança, bênção e pacto).

14°-2 Crônicas (2Cr.)- Fala de CATIVEIRO/TEMPLO. Na Bíblia Hebráica é parte do 1 Crônicas. Fala de Salomão a Zedequias e a permissão para construir o Templo.Inclui a oração de Salomão pedindo sabedoria, até a duração do Cativeiro.

15°-Esdras (Ed.)- Significa  AJUDA-Esdras era sacerdote e escriba que trabalhou com Neemias na volta do povo de Israel da Babilônia e na restauração do culto a Javé na Terra Prometida.Fala do cumprimento das promessas de restauração. O Autor é Esdras, em 456-444 a.C. Primeiro voltaram
50.000 pessoas com Artaxerxes e depois com Esdras.



16° Neemias (Ne)-Significa JAVE CONFORTA”. Fala de Restauração.Completa história de restauração do povo que voltou da Babilônia, sob a liderança de Esdras: marca início das 07 semanas de Daniel. Autor é Neemias, 445-425 a.C.

17°-Ester (Et)- Significa ESTRELA-Fala da Soberania x Providência.Jesus é o Advogado.Autor é incerto, mas certamente judeu, em 465 a.C. Explica a libertação de Deus, a festa de Purim e mostra o controle divino nos acontecimentos.

D)          PROFETAS (17 LIVROS): CERTEZA DA CHEGADA DE CRISTO:

Profetas Maiores (Pela quantidade de Escritos - 05 livros): (Jesus é o Messias Prometido):

23°-lsaías (Is.) - significa JAVE SALVOU Fala da Redenção do Messias. Autor: Isaías, em 740-
680 a.C. Atacou a apostasia.

24°-Jeremias (Jr.) - significa JAVE É ELEVADO”. Fala da Advertência ao pecado e promessa de Juízo.  Autor  é   Jeremias  em  627-585   a.C.  Fala   da   severa   mensagem  de   julgamento  onde Nabucodonozor conquistou novamente Jerusalém.

25°-Lamentões  (Lm.)   significa  CHORO  EVOZ  ALTA  -  05  poemas  melancólicos  de lamentação pela destruição de Jerusalém pelos Caldeus. Autor é Jeremias em 586-585 a.C. O livro lembra o fato do que Jesus sentia por Jerusalém.

26°-Ezequiel (Ez.) – significa JAVE FORTALECE - Fala de restauração futura, relembrando aos exilados sobre os pecados que haviam trazido sobre eles o juizo divino, assegurando a bênção futura. Autor é Ezequiel, em 592-570

27°- Daniel (Dn.) significa JAVE E MEU JUIZ-FaIa de Deus,o Juiz futuro, além de futuros impérios gentios, anticristo e doutrinas dos anjos, ressurreição e narrativas dos jovens no fogo e da cova dos leões. Autor é Daniel em 537 a.C.

Profetas Menores (Mesma importância profética - 12 livros): (Jesus é o Messias Prometido):

28°-Oséias (Os.) significa SALVAÇÃO - FaIa de amor à infidelidade. Autor é Oséias,em 710 a.C.Fala do amor leal de Deus e da contínua infidelidade de Israel. Retrata a vida do profeta, os pecados do povo, o juízo certo e o amor divino.

29°-JoeI (Jl.) significa JAVE E DEUS - Autor é Joel em 835 a.C. Fala da intervenção de Deus na história antiga de lsrael, das nações pagãs, do Dia do Senhor e envolve a grande tribulação , a 2ª. Vinda de Jesus (parousia) e o Milênio.

30°-Amós-(Am.) significa -CARGA. Fala de Apelo ao Arrependimento. Atacando os males sociais do culto pagão, lançou apelo para escapar do juizo divino, mesmo tendo Israel, posição privilegiada. Autor é Amós em 755 a.C.

31°-Obadias (Ob.) significa SERVO DE JAVE Fala do castigo aos Edomitas, orgulhosos com
Israel. Autor é Obadias em 840 ou 586 a.C.

32°-Jonas (Jn.)significaPOMBA.Fala da fidelidade de Deus perante o mundo e há milagres.Autor: Jonas em 760 a.C.

33°-Miquéias (Mq). significa QUEM É COMO JA?. Fala da futura glória de Israel. Autor é
Miquéias em 700 a.C.



34°-Naum (Na). significa CONSOLAÇÃO Fala do Caráter de Deus e destruição de Nínive. Autor é Naum em 663-612 a.C.

35°-Habacuque (Hc). - significa ABRAÇADOR- Fala do amor de Deus; salmo de louvor, justificando a fé. Autor é Habacuque, em 607 a.C.

36°-Sofonias (Sf.) significa JAVÉ ESCONDE Fala de julgamento. Juizo das nações pas e descreve o milênio. Autor é Sofonias, em 625 a.C.

37°-Ageu (Ag.) significa FESTIVO. Fala  de apelo à coragem, consciência pura, confiar em Deus no futuro e construção do Templo. Autor é Ageu em 520 a.C.

38°-Zacarias (Zc.)- significa JAVE LEMBRA Fala do Reinado do Senhor; refere-se ao retorno de Cristo. Autor é Zacarias, em 520-518 a.C.

39°-Malaquias  (Ml.)   significa  MEU  MENSAGEIRO   Fala  do  verdadeiro  culto  a  Deus  e arrependimento. Autor é  Malaquias em 450-400 a.C.

e~mail: viniciuslima1969@hotmail.com
whatsapp:(12)98876-5996



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A DIVISÃO DOS DONS ESPIRITUAIS

Os 9 Dons do Espírito Santo Vamos dividi-los da seguinte maneira: Três Dons de  Revelação   (que revelam algo); Três Dons de  Poder  (que fazem algo); Três Dons    Vocais ou inspiracionais  (que dizem algo). 1° Três Dons deRevelação: - A Palavra da Sabedoria -A Palavra do Conhecimento -O Discernimento de Espíritos SABEDORIA O Dom da Sabedoria nos dá uma revelção da mente de Deus e trata do Futuro. (Gen.6:8-22)    Noé. ( História de Noé,destruição da Terra e    Construção da Arca) CONHECIMENTO O Dom do Conhecimento nos dá uma revelação das coisas do presente ou do passado. (Atos.9:10-11) Ananias vai até Saulo e ora por ele. (Apc.1:10-20) João tinha intimidade com Deus DISCERNIMENTO O Dom do Discernimento lida com espírito que existem na dimensão espiritual,quer ser Espírito Santo, espírito satânico ou espírito humano. (Atos.1:16-18) Paulo discerene o espírito da jovem adivinhadora 2° TRÊS DONS DE PODER: -O Dom da Fé; -Dom de Operação de Milagres; -Dons de Cura . O DOM DA FÉ O Dom da

SIGNIFICADOS DO TABERNÁCULO!

O TABERNÁCULO, SÍMBOLO DO CÉU 1. INTRODUÇÃO                 O Tabernáculo era o  centro da vida religiosa  dos judeus no deserto e  base para o desenvol-vimento espiritual  do povo, isto é, ensinando-lhes um meio definido de buscarem a Deus, e nos primeiros séculos após a sua chegada a Canaã até à construção do Templo de Jerusalém. Para nós, hoje, a base para o nosso desenvolvimento espiritual é: a Bíblia, a igreja, Cristo e a vida dos apóstolos.                 Entre o lugar onde estava situado o Tabernáculo e o acampamento dos israelitas havia uma cerca de linho branco com mais ou menos 2,70 metros de altura, pendurada em pilares. Isso diz respeito à santidade de Deus.                 Foi erguido no deserto no 1º dia do 1º mês do 2º ano do livramento de Israel (Ex 40.2).                 Conforme Ex 25.9 a 26.30 Moisés deveria construir o Tabernáculo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte.                 A Epístola aos Hebreus (8.5) nos informa que o Taberná

KAVOD E SHEKINAH

A Presença do Senhor enchia o  Santo dos Santos Ex 40:34-35 " Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o  tabernáculo ; De maneira que  Moisés  não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo." Quando a glória do Senhor desceu e encheu o tabernáculo pela primeira vez, deve ter sido um espetáculo temeroso. Deus se agradou do seu povo, não por causa da sua bondade, mas porque os seus pecados foram cobertos e eles um dia seriam pagos por Cristo um dia. Creio que o  sumo sacerdote  sentiu prazer de entrar na presença do Senhor no Santo dos Santos. A palavra hebraica para habitação ou presença de Deus é " Sh'cheenah " ou, como nós pronunciamos: Shekinah (Chequiná). O termo Shekinah era muitas vezes usado na palavra Deus. Na mente judaica, vinha do fato que Ele " habitou " ou " descansou " entre o seu povo, seja um indivíduo, uma tr