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CURSO DE TEOLOGIA PARTE 2C

ÚNICA EM CIRCULAÇÃO E TRADUÇÃO:
Não existe outro livro que se iguale em tradução ou circulação: Milhões de exemplares emais de
240 línguas e dialetos, 739 idiomas, 1.280 línguas comais de 3.000 tradutores.

ÚNICA EM SOBREVINCIA:
Aos Tempos  Desde manuscritos a impressos modernos;
Às Perseguições  Queima, proibição, ilegalidade
Às críticas de Incrédulos;


ÚNICNOS ENSINOS:
Profecia futura sobre o messias; História de Israel (5 Séculos)Pessoas descritas  Não oculta os pecados e falhas do povo;

ÚNICA EM INFLUÊNCIA SOBRE A LITERATURA:
Inspira dicionários, enciclopédias, léxicos, atlas e geografia bíblicos;

11. PREPARO DAS ESCRITURAS ANTIGAS: MATERIAIS:
Papiro;
Pergaminho
Velino (couro de filhotes de cabras)
Ástraco (Cerâmica do Egito)
Pedras  Argila e Cera

INSTRUMENTOS:
CINZEL  De ferro para entalhar pedras;
ESTILETE DE METAL
PENA  Tinta (carvão, cola e água).

FORMAS:
ROLOS  Os discípulos não quiseram fazer o Novo Testamento; liam o AT e apenas escreviapara necessidade dos cristãos.

12. NOMENCLATURNOS ORIGINAIS HEBRÁICO (ESCRITURA) NO ANTIGO TESTAMENTO:
*            miktab escritura, algo escrito à mão (Ex.32:16);
*         kathab  escrito real; refere-se à autoridade divina (Dn.10:21);

13. NOMENCLATURNOS ORIGINAIS GREGO (ESCRITURA) NO NOVO TESTAMENTO:
*             graphe - escritura, denota o livro em si como o seu conteúdo; como certa porção ou seção
da Sagrada Escritura (Mc.12:10);

14. A BÍBLIA CATÓLICA X EVANGÉLICA:
A igreja católica considera a Bíblia protestante como uma Bíblia Católica Incompleta, pois os
protestantes” como ela diz, não aceita os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, 1. e
2. Macabeus, bem como os capítulos 10 a 16 de Ester e os capítulos 3,13 e 14 do livro de Daniel, poijulgam que estas partes não são canônicas ou inspiradas poDeus.
A igreja católica não afirma a verdade quando fala que somente sua Bíblia traz no pé de cadpágina notas explicativas para os fiéis compreenderem a Bíblia, principalmente quando não afirmam a
verdad dizend qu  Bíbli protestant  tra nenhum not o nenhum explicação fato
inverídico, pois há muitas bíblias de estudo o-católicas, de qualidade.
A igreja católica, numarketing pessoaindica sua bíblia com a palavra latina Imprimatur, como garantia absoluta da palavra de ubispo fosse algo infalível; na verdade, não se pode dizeque a bíblique não tiver esta palavra não seja fiel aos originais hebráico e gregoafinal, isso não passa de umarketing de venda das editoras católicas.
A igreja católica é contra o fato de que os protestantes” afirmaque a Bíblia é a autêntica Palavrde Deus, pois dizeque os protestantes não têm nenhuma ligação com a igreja dos apóstolos, poinasceram 1.500 anos depois e dizem que o que os protestantes aprenderafoi pela autoridade tradição da Igreja católica.
Mas esquecem de que é Jesus queabre a mente das pessoas para entenderem a Palavra dDeus e que toda a Bíblia Sagrada é inspirada por Deus e que o espírito santo foi enviado para ensinaas pessoas e não a placas de igreja (Lc. 24:45; 2 Tm.3:16; Jo.15:26).
A igreja católica defende a tradição oral da liturgia como superior ou pé de igualdade com Escritura sagrada, pois dique oensinode Jesus estão na Bíblia e na tradição; afirma que Jesus nãmandou ningm escrever a Bíblia, mas apenas pregar e ensinar.


Vejamos o que a Bíblia fala sobre tradições:
TRADIÇÃO: o informações, costumes, crenças e práticas religiosas transmitidas oralmente de
Geração a geração.
Os fariseus davamais valoàs tradições do que à Le(Mt.15:1-20).
o as Crenças e práticas religiosas das pessoas em geral, isto é, dos não-judeus, mas tamm
são as verdades ensinadas pelo apóstolo Paulo etodas as suas epístolas e isso não pode contradizer.

 Tradiçã(gregparadosis)  –  significa  objetivamente aquilo  qu é  proferido, a substância de um ensino e tamm o corpo de preceitos, especialmente os rituais, que na opinião dojudeus tardios foram oralmente proferidos por Moisés e oralmente transmitidos em íntegra sucessãpara gerações subseqüentes.
Esses preceitos, que tanto ilustravam como expandiam a lei escrita, deviam ser obedecidos com
iguareverência.
Paulo nos manda ter cuidado com as filosofias do mundo (Cl.2:8), mesmo defendendaquilo que recebeu do Senhor Jesus (2 Ts.3:6) e o próprio Pedro nos fala que fomos resgatados
da tradição oral pelo sangue de Cristo e no final defende a Palavra pregada como algo superior à tradição (Leia 1 Pe.1:18-25).

*Temoque guardar o que ouvimos, mas segundo o amor e a fé em Cristo e não conforme que fere os mandamentos de Cristo (2 Tm. 1:13);
*Temos que reter as tradições que foram ensinadas, mas segundo a palavra e a epístola, que não pode haver contradição (2 Ts.2:15);
*Temos que nos afastar daquele que nãanda segundo a tradiçãrecebida, mas a Palavrdeve ter curso enossa vida, ricamente estudada, sempre no amor e na paciência de Cristo qunos mandou amar uns aos outros como nos amou (2 Ts.3:1-6).
*Temos que ouvir e confiar a homens idôneos a tradição oral, mas também Deus nos dará
entendimento em tudo, principalmente na leitura da Palavra (2 Tm.2:1-2 e 7).
E mesmo que muitas outros sinais e não ensinos de Cristo não estejaescritos na Bíblia(Jo.20:30; Jo.21:25), mesmo assim, o que foi escrito foi inspirado por Deus (2 Tm.3:16) e parnosso aviso da parte de Deus (1 Co.10:11), pois a  Palavra  nos foi escrita  por exortação (1
Co.15:54; Hb.13:22; 2 Pe3:15; 1Jo.2:14), confirmada pelo Espírito Santo (1 Jo.5:7), o qual terminem s a cada dia (2 Co.3:2-3).

15. QUANTO À INTERPRETAÇÃO CORRETA DA BÍBLIA:
A igreja católica afirma que somente ela (ou os padres, bispos e papas, que também sãhomens, como todo mundo), pode entender e tem a autoridade nas escrituras. Vejamos o que a Bíblia diz:
* Jesus é quem abre nosso entendimento para entendermos as escrituras (Lc.24:45);
* Paulo diz que o Senhor nos dará entendimento de tudo (2 Tm.2:7);
* Deus mesmo é quem coloca sua lei em nossos corações (Hb. 8:10);
* Deus nos dará enrtendimento para conhecermos a verdade (1 Jo.5:20);
* Deus dará sabedoria a quem lhe pedir (Tg. 1:5);
Mesmo que a profecia da escritura não seja de particular interpretação, mas o espírito santo
inspira a quem quer (2 Pe.1:20-21).
A Igreja católica diz que ensina a única verdade, a única moral e obedece ao único pastor,papa,mas a Bíblia diz sobre a verdade e sobre quem é nosso pai?

16. O QUE É A VERDADE?
A VERDADE NO ANTIGO TESTAMENTO:
* verdade  hebráico          umnam  fato certo (Gn.18:13);
 verdade  hebráico        emeth  firme, fiel, constante, como a doutrina de Deus (Gn.24:27);
 verdade  hebráico        towb  bom, apropriado, conveniente, correto em benefício de todos
(Gn.24:50);
 verdade  hebráico       aken  estáavel, firme, fixo e determinado (Gn.28:16);
 verdade  hebráico      aph  de fato, ainda mais, també(iia de algo maior)  (Dt.33:3);
 verdade  hebráico          tamiym - completo, total, inteiro, são (1 Sm.14:41);


 verdade  hebráico           emuwnah  confiáve(Sl.37:3);
 verdade  hebráico        tsedeq justiça, correção, retidão (Is.45:19);
A VERDADE NO NOVO TESTAMENTO:
* verdade  grego          amen - "Amém" é uma palavra memorável. Foi transliterada diretamentdo hebraico para o grego do Novo Testamento, e então para o latim, o inglês, e muitas outras línguas.
Poisso tornou-se uma palavra praticamente universal.
É tida como a palavra mais conhecida do discurso humano. Ela está diretamente relacionadade
fato, é quase idênticacom a palavra hebraica para "crer" (amam), ou crente. Assim, veio a significar
"certamente" ou "verdadeiramente", uma expressão de absoluta confiança e convião.
A verdade é que devemos crescer na gra e no conhecimento de Deus (2 Pe.3:18);
A verdade é que somente Jesus nos leva a Deus, como único mediador entre Deus e ohomens   (Hb.9:24-26; Jo.14:6; Jo.17:3; Rm.16:27; Hb.10:12; Jd1:4; 1 Tm.2:5; Hb.8:6; Hb.9:15Hb.12:24);
A verdade é que o Espírito Santo nos guiará à verdade de Deus (Jo.16:13);
A verdade é que a palavra é a verdade que santifica (Jo.17:17);
A verdade é que mudaram a verdade de Deus em mentira adorando ídolos (Rm.1:25);
A verdade é que muitos não andam nela (Gl.2:14);
A verdade é que devemos crescer em Cristo, cabeça da igreja em amor (Ef.4:15);
A verdade é que muitos proíbem o casamento (celibato) e a comida que Deus deu eaçõede gra (1 Tm.4:3);
A verdade é que nenhuma mentira vem da verdade (1 Jo.2:21);
A verdade é que Jesus é divino e humano ao mesmo tempo (2 Jo.1:1);
Alédisso Pedro era casado, tinha sogra (Mc.1:30) e não podemos chamar a ninguédpapa=pai, pois Jesus nos proibiu isso (Mt.23:9).

17. BÍBLIA SAGRADA
Formada po66 livros é a mensagede Deus para o seu povo.
Deus inspirou homens para registrasuas palavras a fim de transmiti-las a outras pessoas. É ferramenta para entendimento da vontade de Deus para nossas vidas.
Proclama a obra amorosa e redentora de Deus para os que não conhecem Jesus Cristo.

ANTIGO TESTAMENTO
Formado po39 livros escritos originalmente ehebráico, é urelato histórico da obra de Deus nterra antes do nascimento de Jesus. Moisés, Isaías, Daniel e Davi estão entre os escritores que durantmilhares de anos escreveram o Velho Testamento, que se divide em 3 partes principais: História, Poesia e Profecia.

OS LIVROS HISTÓRICOS: Começam com os 5 livros de Moisés, formando o Pentateuco. Eles contêm a história da criação do universo, Adão e Eva no Jardim do Éden, o grande Dilúvio, o êxodo doisraelitas da escravidão no Egito. O Pentateuco tamcontéas primeiras leis de Deus ao seu povo.

OS LIVROS POÉTICOS: No centro do Velho Testamento há 5 livropoéticoescritoprincipalmentpeloreis Davi e Salomão. Esses livros incluem canções de louvor a Deus (oSalmos), princípios de sabedoria (Provérbios e Eclesiastes) e umaravilhoso poema de amoentre uma noiva e unoivo (Cântico dos Cânticos). Neles encontramos maravilhosas meditações sobre o amor de Deus por s, seu poder sobre toda a criação e seu desejo do nosso respeito e temor.

OS LIVROS PROFÉTICOS: Vêm depois dos livros poéticos foram escritos por cerca de dezesseidiferentes autores. Isaías, Jeremias e Daniel, que  escreveram livros mais longos, são os profetamaiores. Ageu, Zacarias e Malaquias estão entre os profetas menores, cujos livros são mais curtos.
Esses livros falam do desapontamento de Deus porque Israel não seguiu suas ordens, relembram
ao povo o amor incondicional de Deus por ele, além de apregoarem a vinda do Messias que redimiria
Israepara sempre.




CANON DO ANTIGO TESTAMENTO: Conjuntdos livros do AT que a igreja cristã reconhece comgenuínos e inspirados. No cânon aceito pelos evanlicos há 39 livros. O cânon católico tem a mais livros e algumas porções. O cânon do AT é o mesmo para os judeus e os evangélicos.

NOVO TESTAMENTO:
Seu 2 livro escrito foram  escrito em  greg  num  espaço  d cerca  d 5 anos.  Sumensageprincipal se refere à obra redentora de Jesus Cristo e à primitiva igreja cristã, mas tamoferece preciosos mandamentos sobre a vida com Deus. Pode sedividido em 3 partes: Evangelhos, aEpístolas e Profecia.

OS EVANGELHOS: Oquatro primeiros livros do Novo Testamento são oEvangelhos, que contam história do nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus. Eles tamm relembram os ensinamentode Jesus para seus discípulos, como segui-lo e continuar sua obra depois de seu retorno ao céu.
Em seguida, vem o livro de Atos onde estão registrados os primórdios da igreja e a obra dodiscípulos de Jesus realizando milagres e pregando o Evangelho.
Os evangelhoforam escritos nos anos 65-70 e final do século I, onde o momento histórico fotransmitido pela tradição oral e finalmente redigido.

AS EPíSTOLASSeguindo Atos vêas epístolas ou cartas que o apóstolo Paulo e outros escreverapara encorajar os primeiros cristãos na sua caminhada com Jesus. As cartas nos proporcionaricadiretrizes sobre os desejos de Deus para a nossa atividade diária.

O LIVRO PROFÉTICO: O último livro do Novo Testamento é Apocalipse, um livro profético que detalha a próxima vinda de Cristo à terra. A Bíblifoi um trabalho inspirado por Deus e, portanto, perfeito. apóstolo Paulo escreve que toda Escritura é inspirada por Deus (ITímóteo 3:16) e Pedro explica qununca jamais qualquer profecia fodada por vontade humana, entretanto homens falaram da parte dDeus movidos pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21).

CANÔN(Gregokanõn = cana,régua) - Padrãou normde um escrito, julgado como inspirado odotado de autoridade divina: Características:a)Idade do Livro;b)Língua usada;c)concordância com outrolivros;d)Expressões que atestam a autoridade divina;(Assidiz o Senhor...)e)Função profética verdadeira;f)Confiabilidade doutrinária;g)natureza dimica  transformadora; h)aceitação  do  livro pelpovo de Deus;i)características literárias.



CANODO ANTIGO TESTAMENTO
Conjunto dos livrodo AT que a igreja cristã reconhece como genuínos e inspirados. No cânoaceito pelos evangélicos há 39 livros. O cânon católico tem a mais 7 livros e algumas porções. O cânodo AT é o mesmo para os judeus e os evangélicos.

CANODO NOVO TESTAMENTO
Conjunto de 27 livros do NT que a igreja cristã reconhece como genuínos e inspirados. O cânon do
NT é iguapara evangélicos e católicos. No princípio alguns livros foraaceitos com certa reserva, mano final do quarto século o cânon atuajá era aceito equase toda parte.
O teste para inclusão era basicamente a inspiração divina e era necessário poalgumas razões:
 Havia divulgações de cânon herege;
 Igrejas orientais estavam usando livros errôneos;
* Cristãos precisavam conhecer os livros sagrados para não morrerem em vão, conforme a lei de
Diocleciano (303 AD), como os mártires Atanásio de Alexandria, Justino o mártir e Irineu.

18. APÓCRIFOS:
Livros que o Concílio de Trento, em 1546, declarou inspirados, embora não fizessem parte do
Canôn do AT estabelecido pelos judeus da Palestina.


Os católicos chamaesses livros de deuterocanônicos, isto é, pertencentes ao segundo cânonProtocanônicos” (pertencentes ao primeiro cânon) são os livros do Aque os judeus da Palestina consideravainspirados, e esses são aceitos tanto pelos católicos como pelos evanlicos.
Os livros apócrifos aceitos pelos católicos são os seguintes: Tobias, Judite, Sabedoria de SalomãoEclesiástico ou Sirácida, Baruque, Epístola de Jeremias, Primeiro e Segundo Macabeus e os acréscimos a Ester (Ester Grego) e a Daniel (A Oração dAzarias, A Canção dos Três Jovens e as histórias dSuzana e de Bel e do Dragão.

APÓCRIFOS DO ANTIGO TESTAMENTO: Oapócrifos possuem erros e discrepâncias históricas geográficas, ensinadoutrinas falsas divergindo das outras escrituras, possuem estilos artificiais diferentes das escrituras faltam elementos de autenticidade, não foram acatados por Jesus e combatidos pelos astolos.

OS LIVROS APÒCRIFOS:
o livroque Contrariam os Critérioda Inspiração dos judeupalestinos, zelosopreservadoredos ensinos bíblicos que nãestiveram sujeitos às influências helenizantes dos judeus de Alexandria. Igreja Católica Romana se refere ao cânon do Velho Testamento, ela incluuma série de livros que oprotestantes chamam de Apócrifos” mas os católicos de Deuterocanicos, qunão aparecem nas versões evangélicas e hebráica da Bíblia. O resultado distfoi quna opinião popular dos católicoexistem duas Bíblias: uma católica e a protestante, mas só há uma Bíblia, uma Palavra (escrita) dDeus. Nas línguas originais (o hebraico e o grego), a Bíblia é uma só e igual para todos, mahá várias versões ou traduções e diferentes idiomas.

DIFERENÇAS ENTRE AS BÍBLIAS HEBRAICAS, PROTESTANTES E CATÓLICAS
1. Bíblia Hebraica - [a Bíblia dos judeus] a) Contém somente os 39 livros do V.T.; b) Rejeita os
27 do N.T. como inspirado, assim como rejeitou Cristo; c) Não aceita os livros apócrifos incluídos na
Vulgata (versão Católico Romana)
2. Bíblia Protestante a) Aceita os 39 livros do V.T. e também os 27 do N.T.; b) Rejeita os livros
apócrifos incluídos na Vulgata, como não canônicos.
3. Bíblia Católica: a) Contém os 39 livros do V.T. e os 27 do N.T. b) Inclui na versão Vulgata, os
livros apócrifos ou não canônicos que são: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruque, 1º e 2º de Macabeus, seicapítulos e dez versículos acrescentadono livro de Ester e dois capítulodDaniel.



e~mail: viniciuslima1969@hotmail.com
whatsapp:(12)98876-5996

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Os 9 Dons do Espírito Santo Vamos dividi-los da seguinte maneira: Três Dons de  Revelação   (que revelam algo); Três Dons de  Poder  (que fazem algo); Três Dons    Vocais ou inspiracionais  (que dizem algo). 1° Três Dons deRevelação: - A Palavra da Sabedoria -A Palavra do Conhecimento -O Discernimento de Espíritos SABEDORIA O Dom da Sabedoria nos dá uma revelção da mente de Deus e trata do Futuro. (Gen.6:8-22)    Noé. ( História de Noé,destruição da Terra e    Construção da Arca) CONHECIMENTO O Dom do Conhecimento nos dá uma revelação das coisas do presente ou do passado. (Atos.9:10-11) Ananias vai até Saulo e ora por ele. (Apc.1:10-20) João tinha intimidade com Deus DISCERNIMENTO O Dom do Discernimento lida com espírito que existem na dimensão espiritual,quer ser Espírito Santo, espírito satânico ou espírito humano. (Atos.1:16-18) Paulo discerene o espírito da jovem adivinhadora 2° TRÊS DONS DE PODER: -O Dom da Fé; -Dom de Operação de Milagres; -Dons de Cura . O DOM DA FÉ O Dom da

SIGNIFICADOS DO TABERNÁCULO!

O TABERNÁCULO, SÍMBOLO DO CÉU 1. INTRODUÇÃO                 O Tabernáculo era o  centro da vida religiosa  dos judeus no deserto e  base para o desenvol-vimento espiritual  do povo, isto é, ensinando-lhes um meio definido de buscarem a Deus, e nos primeiros séculos após a sua chegada a Canaã até à construção do Templo de Jerusalém. Para nós, hoje, a base para o nosso desenvolvimento espiritual é: a Bíblia, a igreja, Cristo e a vida dos apóstolos.                 Entre o lugar onde estava situado o Tabernáculo e o acampamento dos israelitas havia uma cerca de linho branco com mais ou menos 2,70 metros de altura, pendurada em pilares. Isso diz respeito à santidade de Deus.                 Foi erguido no deserto no 1º dia do 1º mês do 2º ano do livramento de Israel (Ex 40.2).                 Conforme Ex 25.9 a 26.30 Moisés deveria construir o Tabernáculo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte.                 A Epístola aos Hebreus (8.5) nos informa que o Taberná

KAVOD E SHEKINAH

A Presença do Senhor enchia o  Santo dos Santos Ex 40:34-35 " Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o  tabernáculo ; De maneira que  Moisés  não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo." Quando a glória do Senhor desceu e encheu o tabernáculo pela primeira vez, deve ter sido um espetáculo temeroso. Deus se agradou do seu povo, não por causa da sua bondade, mas porque os seus pecados foram cobertos e eles um dia seriam pagos por Cristo um dia. Creio que o  sumo sacerdote  sentiu prazer de entrar na presença do Senhor no Santo dos Santos. A palavra hebraica para habitação ou presença de Deus é " Sh'cheenah " ou, como nós pronunciamos: Shekinah (Chequiná). O termo Shekinah era muitas vezes usado na palavra Deus. Na mente judaica, vinha do fato que Ele " habitou " ou " descansou " entre o seu povo, seja um indivíduo, uma tr