Pular para o conteúdo principal

CURSO DE TEOLOGIA PARTE 3

APOSTILA 1 TEOLOGIA SISTEMÁTICA

AULA 3 DEUS:

1) IDÉIAS SOBRE A REALIDADE DE DEUS: COSMOVISÃO:
Há várias maneiras pelos quais as pessoas podem entender a vida, influenciando a maneira pelo qual a pessoa pode ver Deus, origens, mal, natureza humana, valores e destino. Cada uma é singular, pois seus conceitos são exclusivos.
ARGUMENTO COSMOLÓGICO: A ciência exige uma causa para todo efeito:
* A causa do sem fim é a existência do infinito; * A causa da eternidade é a existência do Eterno;
* A causa do espaço ilimitado é a onipresença;  * A causa do poder é a onipotência;
* A causa da sabedoria é a onisciência; * A causa da personalidade é o pessoal;
* A causa das emoções é o emocional; * A causa da vontade é a o volução;
* A causa da ética é a moral; * A causa da espiritualidade é o espiritual;
* A causa da beleza é a estica; * A causa da retidão é a santidade;
* A causa do amar é o amor; * A causa da vida é a existência;
* A causa de tudo se concentra em Deus.
Apenas uma cosmovisão pode ser verdadeira: TEÍSMO:
* Deus é um ser infinito e pessoal (1 Co.8:6);
* O mundo foi criado e é finito (Sl.89:11);
* Deus é além do mundo e atua no universo (Rm.1:25);
* Os milagres são possíveis e reais (Hb.2:4);
* Possuímos alma imortal e corpo mortal (1 Co.15:54);
* No destino humano haverá julgamento: recompensas aos justos e juízos aos ímpios (1 Pe.4:17);
* A origem do mal implica nosso livre arbítrio (Gn.2:17);
* No fim, o mal será derrotado por Deus (Ap.3:21);
* A base de toda ética é baseada em Deus (2 Co.1:12);
* A natureza da ética de Deus é absoluta (Ml.3:6);
* Na história e seus objetivos, ela é linear, proposital e determinada por Deus (Is. 14:26).

FALSAS IDÉIAS SOBRE A REALIDADE DA EXISNCIA DE DEUS:
* ATEÍSMO: Doutrina que nega a existência do Deus Supremo ou quaisquer outros deuses. Consiste na negação absoluta de uma idéia da existência de Deus. Para eles, não Deus. Algumas pessoas se dizem ateus porque vivem sem Deus, se recusam explicitamente  a pensar
em Deus, ou em buscá-lo, ou em preocupar-se com Ele. Estas pessoas vivem somente para si mesmos,
por isso são ateus, não buscam a Deus.
Ateu dogmático: Deus não existe, não quero nem considerar o assunto”;
Ateu na prática: talvez Deus exista..., mas toda religião é fraude...., viverei ignorando o assunto;
Ateu virtual: Sim, acredito em Deus, mas é impessoal, é a força da.... Dogmatizar que Deus não existe é clamar ter o conhecimento de todas as coisas, inteligências, espaços e tempos!

* AGNOSTICISMO:  Posição metodológica que somente aceita uma afirmativa como verdadeira se esta tiver uma evidência lógica satisfatória. Afirma, que não sabemos e nem podemos saber se existe um deus. Teoria que diz que é impossível para o homem saber se Deus existe ou não.
Dizem  que  não  se  pode  chegar  a tal conhecimento.  As pessoas  que  aceitam  esta  teoria  são ensinadas a não ter em nada. Esta teoria se identifica modernamente com o Positivismo, que afirma que   somente   se   pode   aceitar   com verdad aqueles   fatos   que   possa se observado ou experimentados,  submetendo-os  então ao exame e ou a estudos. Portanto, como a idéia de Deus não há como submetê-la a exames físicos, estes se recusam a ocuparem-se dela.

* CETICISMO: Filosofia segundo a qual ninguém pode chegar a qualquer conhecimento.
Duvida da existência de Deus, em maior ou menor grau que o agnosticismo. O ceticismo não nega, mas exige que se duvide da existência de Deus. Dizem que o verdadeiro conhecimentose é que este existe, es am da capacidade do homem.




* POLITEÍSMO: Crença na existência de vários deuses. Religião em que há pluralidade de deuses. Geralmente essa crença em vários deuses é acompanhada de idolatria.

* PANTEÍSMO  (MONISMO):  Doutrina que afirma que a totalidade do universo é um único deus; ele es imanente em tudo, e todas as coisas são deus, quer sejam boas, quer sejam más. Para eles, Deus é tudo e tudo é Deus. Esse modo de pensar faz do homem Deus, e Deus de homem.
Segundo esta doutrina, todas as coisas são como pedaços de Deus, por exemplo: um pau, o sol,
uma formiga, uma flor, uma pedra, uma árvore, um papel, o homem. Consideram  a Deus como uma imensa folha de papel, que foi rasgada em milhões de pedacinhos.  Dizem que Deus é tudo e tudo é Deus; todas as coisas são meros aspectos, modificações ou partes de Deus”.
Os 5 principais tipos de panteísmo o:
-Materialismo  Panteístico:  Deus é o universo; este é impessoal  e só material, é eterno e vida gera-se espontaneamente.”  Isto viola a 2a. lei da Termodinâmica, todos os fatos científicos.
-Hilozoísmo  ou  Panpsiquismo:   Cada  partícula  de  matéria  tem  um  princípio  de  vida,  uma pequenina  alma-mente  [para  muitos,  a realidade  final].  Deus  é só um nome  para  a alma-mente  do universo. -Neutralismo: Só existe uma subsncia neutra, que é aparente ora como matéria, ora como mente. Deus é só um nome para a totalidade dessa substância.”
-Idealismo: A realidade  final é: a) minha mente [então o universo só existe na minha mente, só eu existo!]; ou b) uma mente infinita, que pode ser impessoal ou pessoal.”
-Misticismo  filosóficoApós muito esforço místico-moral...  (Oh o nirvana!), descubro que eu e Deus, o universo inteiro, somos um só. Desaparece a noção de ‘eu e os outros’, interior e exterior’, etc. Todos e tudo somos um.

Panteísmo é inaceitável porque:
-Viola os argumentos de causa-e-efeito, vistos acima;
-É determinístico,  enquanto  que nossa conscncia  grita que somos livres e responsáveis  pelos nossos atos (por isso punimos criminosos...);
-Destrói as bases da moral, implicando que não existe pecado, errado, condenação, etc., violando
nossa consciência (Rm 2:15). Crer que Deus [tamm] é mau foi que levou pagãos a honrarem o mal!
-Torna religião impossível: se eu sou Deus, como adorar e servir a mim mesmo?!...
-Deífica e envaidece o homem, tornando-o [parte de] Deus.
-Contraria a realidade concreta: o universo que não se auto-mantém.

DUALISMO:  Teoria  concernente  a  duas  substâncias  ou  princípios  distintos  e  irredutíveis, dividindo as substâncias individuais, classificações morais ou as entidades, como explicação possível do mundo e da vida. Dois seres, um bom e um outro mal.

DEÍSMO: Teoria  que  diz  que  Deus  é  o  princípio  ou  causa  do  mundo,  infuso  ou  difuso  na natureza, como o arquiteto do universo. Deus criou o mundo e o “abandonou” a própria sorte.
Afirmam  que Deus  se encontra  no mundo,  poiEle é o Criador  deste,  porém  Ele não exerce
qualquer tipo de donio completo sobre ele.

2) NOMENCLATURA NO ANTIGO TESTAMENTO EM HEBRÁICO (NOME DE DEUS):
* Myhla elohiym - plural  - o (verdadeiro) Deus  (Gn. 1:1);
* hwhy   Y@hovah - Javé =" Aquele que existe"; o nome próprio do único Deus verdadeiro; nome impronuncvel. (Gn.2:4);
* ynda Adonay - Senhor-título, usado para substituir Javé como expressão judáica de reverência
(Gn.15:2);

NOMENCLATURA NO NOVO TESTAMENTO EM GREGO (NOME DE DEUS):
* yeov theos - A divindade suprema; Deus. (Mt. 1:23);
* kuriov kurios (supremacia) - aquele a quem uma pessoa ou coisas pertence, sobre o qual ele tem o poder de decisão; Mestre, Messias. (Mt.1:20).



3) A REVELAÇÃO DE DEUS:
2 TIPOS: (Natural ou Geral) e (Especial ou Sobrenatural)  - Deus é o mysteriutremendum, mistério fascinador, oculto e desconhecido (At.17:23), mas a história humana é o registro das ações de Deus no tempo (At.17:26), pois Deus domina sobre todos os homens (Dn.4:17), num plano e prositos divinos para o Reino de Deus na terra (Dn.2:7). Se Deus não se revelar, o homem não pode conhecê- lo.Ele é incompreensível;só  o Espírito Santo conhece suas profundezas.Deus  deseja que o homem o conheça,o adore e viva em sua comunhão.

REVELAÇÃO NATURAL OU GERAL
criação  pode  nos  revelar  a  existência  de  Deus:  Deus  é  o  Criador;  é  uma  norma  para  a sociedade e meio de condenação (Insuficiente porque o pecado adulterou a fé humana-(Rm.1:19-20).
- Nas Artes: Deus se revela nas artes pois Deus é belo e fez um belo mundo e criou seres para apreciarem  essa beleza. O homem é apenas um subcriador”,  dotados de dons criativos que revelam algo de sua natureza maravilhosa.
- Na Música: Deus se revela na música pois os anjos o louvam (Jó.38:7;Is.6:3;Ap.4:8;  Ap.5:12). A voz humana é um instrumento musical criado por Deus e também os anjos, foram criados para louvar a Deus (Sl.150:3-5; Ap.8:2; Ap.14:2). A música manifesta a glória de Deus, bem como a criação.
- Na Natureza: A revelação geral revela Deus como criador, mas não revela o redentor, narrando apenas  a  grandeza  de  Deus  (Sl.8:1;  Is.40:12-17).  Ela  é  ampla,  revelando  as  verdades  da  ciência, história e matemática, pelas leis da natureza e tamm é essencial para a razão humana pelo questionamento dos fatos da vida.

- Nos governos:  Ademais,  a revelação  geral de Deus (Criação) é essencial  a governo humano pois  apesar  de  nem  todas  as  sociedades  estarem  debaixo  da  lei  judáica,  estão  embaixo  das  leis universais que regem a natureza.

e-mail: viniciuslima1969@hotmail.com

whatsapp:(12)98876-5996

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A DIVISÃO DOS DONS ESPIRITUAIS

Os 9 Dons do Espírito Santo Vamos dividi-los da seguinte maneira: Três Dons de  Revelação   (que revelam algo); Três Dons de  Poder  (que fazem algo); Três Dons    Vocais ou inspiracionais  (que dizem algo). 1° Três Dons deRevelação: - A Palavra da Sabedoria -A Palavra do Conhecimento -O Discernimento de Espíritos SABEDORIA O Dom da Sabedoria nos dá uma revelção da mente de Deus e trata do Futuro. (Gen.6:8-22)    Noé. ( História de Noé,destruição da Terra e    Construção da Arca) CONHECIMENTO O Dom do Conhecimento nos dá uma revelação das coisas do presente ou do passado. (Atos.9:10-11) Ananias vai até Saulo e ora por ele. (Apc.1:10-20) João tinha intimidade com Deus DISCERNIMENTO O Dom do Discernimento lida com espírito que existem na dimensão espiritual,quer ser Espírito Santo, espírito satânico ou espírito humano. (Atos.1:16-18) Paulo discerene o espírito da jovem adivinhadora 2° TRÊS DONS DE PODER: -O Dom da Fé; -Dom de Operação de Milagres; -Dons de Cura . O DOM DA FÉ O Dom da

SIGNIFICADOS DO TABERNÁCULO!

O TABERNÁCULO, SÍMBOLO DO CÉU 1. INTRODUÇÃO                 O Tabernáculo era o  centro da vida religiosa  dos judeus no deserto e  base para o desenvol-vimento espiritual  do povo, isto é, ensinando-lhes um meio definido de buscarem a Deus, e nos primeiros séculos após a sua chegada a Canaã até à construção do Templo de Jerusalém. Para nós, hoje, a base para o nosso desenvolvimento espiritual é: a Bíblia, a igreja, Cristo e a vida dos apóstolos.                 Entre o lugar onde estava situado o Tabernáculo e o acampamento dos israelitas havia uma cerca de linho branco com mais ou menos 2,70 metros de altura, pendurada em pilares. Isso diz respeito à santidade de Deus.                 Foi erguido no deserto no 1º dia do 1º mês do 2º ano do livramento de Israel (Ex 40.2).                 Conforme Ex 25.9 a 26.30 Moisés deveria construir o Tabernáculo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte.                 A Epístola aos Hebreus (8.5) nos informa que o Taberná

KAVOD E SHEKINAH

A Presença do Senhor enchia o  Santo dos Santos Ex 40:34-35 " Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o  tabernáculo ; De maneira que  Moisés  não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo." Quando a glória do Senhor desceu e encheu o tabernáculo pela primeira vez, deve ter sido um espetáculo temeroso. Deus se agradou do seu povo, não por causa da sua bondade, mas porque os seus pecados foram cobertos e eles um dia seriam pagos por Cristo um dia. Creio que o  sumo sacerdote  sentiu prazer de entrar na presença do Senhor no Santo dos Santos. A palavra hebraica para habitação ou presença de Deus é " Sh'cheenah " ou, como nós pronunciamos: Shekinah (Chequiná). O termo Shekinah era muitas vezes usado na palavra Deus. Na mente judaica, vinha do fato que Ele " habitou " ou " descansou " entre o seu povo, seja um indivíduo, uma tr