Pular para o conteúdo principal

ANTROPOLOGIA 2ª PARTE

PROBLEMAS DOS EVOLUCIONISTAS CUJOS FATOS NÃO SÃO CONCLUSIVOS PARA SUAS PROVAS:

Tanto a terra como o universo tiveram um início e nem sempre existiram;
Ausência de dados quanto à origem da vida sobre a terra;
A repentina aparição da vida, como evidenciam os fósseis;
O fato de muitos tipos do reino animal (phyla) tantos simples como os mais complexos aparecem, aparecem simultaneamente logo no princípio e seguem existindo hoje sem mudança ou transformação;
Não existem fósseis de transiçãoentre as formas vitais mais simples e mais complexas;
Não existe a menor prova de mudança de um tipo phylumpara outro.
Torna-se necessária a nebulosa e hipotética doutrina da emergência, o cientismo, como que
possuindo todas as respostas para os problemas transcendentes dos homens;
Em lugar de elos perdidos, falta a corrente inteira: existem tremendos vazios carentes de dados
necessários e acerca dos quais estamos na mais completa ignorância.

A GRANDE QUESTÃO: Está no fato de que os cientistas não aceitam o sobrenatural para origem de todas as coisas. Os fatos reais que se referem à mente e ao espírito do homem e sua consciência moral e seus sentidos dos valores e estéticos  ou religiosos não concordam com as explicações do naturalismo mecânico. E assim, como os tlogos defendem a Deus como Criador, os evolucionistas têm o direito em crer no Naturalismo.
O Naturalismo é Doutrina que fala daquilo que é produzido pela natureza. Doutrina ou escola
literária intensa a qualquer idealização da realidade, e que insiste particularmente nos aspectos que, no homem, resultam da natureza e de suas leis.
Nele, todo conjunto de fenômenos pode ser reduzido, por um encadeamento mecânico, a fatos do
mundo concreto material sem a intervenção de nenhuma causa transcendente.
P.  ex.:  em  moraldoutrina  que  fundamenta  a  conduta  humana  na  satisfação  dos  instintos biológicos e assim, preconiza a volta à natureza e à simplicidade primitiva, quer nas instituições sociais, quer na maneira de viver; naturismo, sem a presença ou intervenção divina..

A VISÃO BÍBLICA DA CRIAÇÃO DO HOMEM:

2)CRIAÇÃO DO HOMEM:
Deus criou homem à sua imagem (Gn.1:1),superior aos irracionais (1 Co.15:39). A natureza divina penetrou na sua substância material(corpo)e substância imaterial(alma),que se retira ao corpo morrer.(natureza humana).
Em 1 Tess.5:23 e Heb.4:12, homem possui Espírito,Alma e Corpo;o espírito e alma representam a não-física.Distintos,espírito  e  alma  são  inseparáveis,  entrosados,  quase  se  confundem(Ec.12:7  e Ap.6:9).

3)CORPO: (No Antigo testamento em Hebráico e Aramáico):
* gaviyah corpo físico (Gn.47:18);
* owr pele, couro (Ex.22:27);
* basar  - carne, como algo fgil e errante (Ex.30:32);
* beten ventre (lugar oco e vazio) (Sl.31:9);
* shor cordão umbilical, umbigo (Pv.3:8); sentido de parente carnal; força física do corpo (Pv.5:11);
* ‘etsem sentido de osso, essência e substância do corpo (Pv.16:24);
* geshem (aramaico) corpo físico; (Dn.4:33);

A palavra corpo em hebráico também pode indicar sentido de corpo sem vida:
* nabelah corpo morto, cadáver (1 Rs.13:25);
* guwphah corpo morto (Fechado)-cadáver (1 Cr.10:12);
*nephesh ser outrora vivo (que respirava) (Ag.2:13);

CORPO (No Novo Testamento em Grego):
* soma corpo físico (que também pode indicar a igreja que projeta a sombra do sol da justiça, que é
Jesus) (Mt.5:29);
ptoma o corpo caído (carcaça sem vida) (Mc.6:29);
O corpo indica: Casa(2 Co.5:1);Invólucro(Dn.7:15);Templo(1 Rs.8:27) - Parte externa que nos envolve, de carne e pele.

4)ESPÍRITO: (No Antigo testamento em Hebraico e Aramáico):
* ruwach indicando o entusiasmo e vigor (Gn.45:27);
*n@shamah indicando respiração, fôlego ofegante (Pv.20:27);
*ruwach (aramaico) espírito, vento, sede da mente;

(No Novo testamento em Grego):
*pneuma fôlego; Capaz de ter conhecimento de Deus e comunhão com Ele, de forma individual.  Formado  por  Deuna  parte  interna  da  natureza  do  homem,  capade  se  renovar  e desenvolver - (Salmo 51:10).

O ESPÍRITO É: O centro e a fonte da vida humana. É o que faz o homem diferente de todas
as   demais  coisas;  podend s tornar  a   morad do  Espírito  Santo  (Rm.8:16),   centro  de adoração(Jo.4:23); oração,cântico,bênção(1 Co.4:15) e de serviço (Rm.1:9 e Fp.1:27).
O  Espírito  representa  a  natureza  suprema  dhomem,  regendo  a  qualidade  do  seu  caráter, conforme influências: Devemos: Guardá-lo(Ml.2:15);dominá-lo(Pv.16:32); renová-lo(Ez.18:31); transformá-lo(Ez.11:19)Espírito é comum aos que passaram p/outra vida.(At.23:9); Arrebatar é estado de espírito  (Ap.4:2).

5)ALMA: (No Antigo testamento em Hebraico):
        * nephesh chay (Alma vivente) lugar das emoções e paies reanimadas (Gn.2:7); (No Novo testamento em Grego):
*psuche  fôlego,  força  vital  que  anima  o  corpo  (respiração),  indicando  o  lugar  dos
sentimentos, desejos, afeições, aversões (nosso coração), constituída por Deus como um ser moral designado para vida eterna, como uma essência que difere do corpo e não é dissolvida pela morte (distinta de outras partes do corpo).

Também se refere aos mortos:
*rapha’ como almas espirituais abatidas, entristecidas e levadas abaixo (descida) (Jô.26:5);
A alma indica a parte que vemos em relação à vida atual. Pessoas falecidas são almasquando ao passado (Ap.20:4). A alma dá o conhecimento de si próprio.Ela possui e usa o espírito(fonte de vida) e lhe dá expressão no corpo.
A alma é o espírito encarnado mediante o corpo; a combinação destes dois elementos, o espírito e o corpo. Se há uma paixão opressora, a alma (vida egocêntrica natural) venceu o espírito e o homem é vítima da carne.
Assim,o espírito já não domina e a pessoa está em estado de morte e precisa e uma regeneração divina. (Cl.3:10). A alma é o princípio inteligente e vivificante que anima o corpo humano, usando para expressar e comunicar.
Veio a existir com o sopro sobrenatural de Deus, mas não é parte de Deus, mas dom e obra dEle. (Zc.12:1).
OBS:A alma distingue a vida animal dos vegetais, qupossuem vidinconsciente. Os animais também possuem almas, ou seja, vida consciente.A alma dos homens se distingue dos
animais, pois as deles só vivem enquanto durar o corpo (Ec.3:21) Alma do homem é vivificada pelo espírito,que o segue as a morte.

ORIGEM DA ALMA: Resultado do sopro de vida no homem e no caso da descendência, se pode explicar como um processo de cooperação entre  o  Criador (Pai dos Espíritos) e os pais, onde  o processo normal de reprodução humana põem em execução as leis da vida,fazendo com que a alma nasça no mundo-Mistério(Ec.11:5;Jó 10:8)

ALMA E CORPO: Relação se descreve assim:
1)A Alma é a depositária da vida , relacionada ao sustento, risco e perda da vida;muitas
vezes, alma, tipifica vida (Gn.9:5; Pv.7:23; At.15:26). A vida é o resultado do entrosamento do corpo com a alma;quando a alma e o corpo se separam, ele não mais existe, restando apenas moléculas materiais em rápida decomposição.
2)A alma permeia e habita em todas as partes do corpo e afeta todos os membros, como sentimentos se atribuem ao corpo: a2) Coração e rins: (Sl. 73:21; Pv.23:16; Jó.38:36); b2) Entranhas: (Jr.4:19; Is.16:11); c2) ventre: (Jó.20:23; Jó.15:35; Jo.7:38).As partes internas(entranhas)descrevem ligação da alma e do corpo como centro dos sentimentos, experiência espiritual e sabedoria.
3)Pelo corpo, a alma recebe impressões do mundo exterior (sentidos);por meio do rebro e
nervos, a alma elabora impressões pelo intelecto, razão, memória e imaginação.
4)Alma  estabelece  contatcom  o  mundo  pelo  corpo:oEU;sentir,  pensar  e  atos;sem  o membro,a alma não funciona bem:-lesão cerebral causa demência.
 ALMA E  PECADO:A  alma vive naturalmentpor instintos,  impulsos inatos implantados na criatura, como forças motrizes da personalidade que Deus o dotou para sua experiência terrestre,originando e preservando a humanidade.

5 INSTINTOS HUMANOS IMPORTANTES:(Gênesis.):
a)Auto-preservação - Nos avisa dos perigos e nos capacita a cuidar de s mesmos.(implica proibição de aviso): após o pecado, originou-se egoismo,irritabilidade, inveja e ira;
b)Aquisição - (conseguir)-conduz a adquirir as provisões para o sustento;(Adão recebeu Éden);
após o pecado originou-se roubo e cobiça;
c)Busca de Alimento - impulso que leva a satisfazer a fome natural.(...vos tenho dado todas as
ervas que dão semente...); após o pecado, gerou-se bebedice e glutonaria;
 d)Reprodução - conduz a perpetuação da espécie.(...homem e mulher os criou...frutificai-vos e multiplicai-vos); as o pecado gerou-se impureza, perversão, prostituição e adultério;
e)domínio - conduz a exercer certa iniciativa própria necessária para o desempenho da vocação e
responsabilidades.(enchei a terra, sujeitai e dominai). Após o pecado, gerou-se tirania,arrogância, injustiça e implicância. O homem foi elevado à dignidade de possuir livre-arbítrio e razão para se disciplinar, como árbitro de seu destino. Deus ims uma lei para regulamento das faculdades do homem; entendimento da lei, produziu a consciência (relativo ao conhecimento).

ALMA NO PECADO: Alma consciente usa voluntariamente o corpo para pecar contra Deus.Alma pecaminosa + corpo, origina corpo do pecado/carne(Rm.6:6; Gl.5:24). A inclinação e desejo da alma para usar o corpo,denomina de mente carnal (Rm.8:7). Logo, o homem será julgado, segundo o que fez por meio do corpo (2 Co.5:10) e isso envolve ressurreição (Jo.5:28-29). A carne é a soma total dos instintos do homem, anormais pelo pecado de Adão e atos voluntários pecadores.
ALMA E CORAÇÃO: Na escritura, coração significa centro de alguma coisa:centro de sua personalidade, de onde procedem impulsos e caráter (Mt. 12:40; Sl.46:2);Centro do desejo:(Sl.105:3);emoções(Is.65:14);moral(Rm.2:15 e Hb.8:10; Pv.4:23).
          ALMA   SANGUE Sangue,font d vida   física;escal d criatura   determin valo do sangue,desde Jesus a animal (Lv.17:11).
À IMAGEM DELE: Parentesco(anthropos)que olha para o alto;Caráter moral(religião); Razão:(arte);imortalidade e domínio.

MARCUS VINICIUS
(12)98876-5996
e-mail: viniciuslima1969@hotmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A DIVISÃO DOS DONS ESPIRITUAIS

Os 9 Dons do Espírito Santo Vamos dividi-los da seguinte maneira: Três Dons de  Revelação   (que revelam algo); Três Dons de  Poder  (que fazem algo); Três Dons    Vocais ou inspiracionais  (que dizem algo). 1° Três Dons deRevelação: - A Palavra da Sabedoria -A Palavra do Conhecimento -O Discernimento de Espíritos SABEDORIA O Dom da Sabedoria nos dá uma revelção da mente de Deus e trata do Futuro. (Gen.6:8-22)    Noé. ( História de Noé,destruição da Terra e    Construção da Arca) CONHECIMENTO O Dom do Conhecimento nos dá uma revelação das coisas do presente ou do passado. (Atos.9:10-11) Ananias vai até Saulo e ora por ele. (Apc.1:10-20) João tinha intimidade com Deus DISCERNIMENTO O Dom do Discernimento lida com espírito que existem na dimensão espiritual,quer ser Espírito Santo, espírito satânico ou espírito humano. (Atos.1:16-18) Paulo discerene o espírito da jovem adivinhadora 2° TRÊS DONS DE PODER: -O Dom da Fé; -Dom de Operação de Milagres; -Dons de Cura . O DOM DA FÉ O Dom da

SIGNIFICADOS DO TABERNÁCULO!

O TABERNÁCULO, SÍMBOLO DO CÉU 1. INTRODUÇÃO                 O Tabernáculo era o  centro da vida religiosa  dos judeus no deserto e  base para o desenvol-vimento espiritual  do povo, isto é, ensinando-lhes um meio definido de buscarem a Deus, e nos primeiros séculos após a sua chegada a Canaã até à construção do Templo de Jerusalém. Para nós, hoje, a base para o nosso desenvolvimento espiritual é: a Bíblia, a igreja, Cristo e a vida dos apóstolos.                 Entre o lugar onde estava situado o Tabernáculo e o acampamento dos israelitas havia uma cerca de linho branco com mais ou menos 2,70 metros de altura, pendurada em pilares. Isso diz respeito à santidade de Deus.                 Foi erguido no deserto no 1º dia do 1º mês do 2º ano do livramento de Israel (Ex 40.2).                 Conforme Ex 25.9 a 26.30 Moisés deveria construir o Tabernáculo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte.                 A Epístola aos Hebreus (8.5) nos informa que o Taberná

KAVOD E SHEKINAH

A Presença do Senhor enchia o  Santo dos Santos Ex 40:34-35 " Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o  tabernáculo ; De maneira que  Moisés  não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo." Quando a glória do Senhor desceu e encheu o tabernáculo pela primeira vez, deve ter sido um espetáculo temeroso. Deus se agradou do seu povo, não por causa da sua bondade, mas porque os seus pecados foram cobertos e eles um dia seriam pagos por Cristo um dia. Creio que o  sumo sacerdote  sentiu prazer de entrar na presença do Senhor no Santo dos Santos. A palavra hebraica para habitação ou presença de Deus é " Sh'cheenah " ou, como nós pronunciamos: Shekinah (Chequiná). O termo Shekinah era muitas vezes usado na palavra Deus. Na mente judaica, vinha do fato que Ele " habitou " ou " descansou " entre o seu povo, seja um indivíduo, uma tr