TRINDADE:
PNEUMÁTOLOGIA-Doutr.do Espírito Santo:Ensina,orienta,convence,intercede pela Igreja.
5)ESPÍRITO SANTO EM CRISTO: O Messias seria ungido com o Espírito Santo que opera sobre,
dentro e por
meio de Cristo.
Os títulos “Espírito de Cristo e Espírito de
Jesus Cnsto”, indicam
sua íntima
relação não compartilhada por nenhum outro homem. Desde o princípio ao fim de sua vida terrena, Jesus esteve intimamente ligado ao Espírito Santo. Cristo é o “Espírito Vivificante” (1Co.4:5)não significa que Jesus é o Espírito,mas que Ele dá o Espírito e através dEle, exerce onipresença.Vejamos as fases do aspecto do ministério de Cristo:
a) Nascimento: O Espírito Santo foi o agente da milagrosa concepção de Jesus, descendo sobre
Maria.Deus, o Pai, operou a substância da natureza humana de Jesus, em ato divino.
Cristo imaculado e perfeitamente consagrado (Um nascido de mulher, homem, santo, e filho de
Deus, esmagando cabeça do diabo-Gn.3:15; 1 Co.15:45-47).
b)Batismo-Concebido pelo Espírito e Sendo Templo do Espírito, Jesus foi agora, ungido pelo
Espírito;Assim como desceu sobre Maria na concepção, desceu em Jesus, ungindo-o como Sacerdote,
Profeta e Rei.
c) Ministério:Foi levado pelo Espírito ao deserto(Mar
1:12) e sabia que o Espírito estava sobre Ele
para se cumprir
o ministério profetizado em lsaías.(ls.11:2 e 61:1) .
Além disso, pelo dedo de Deus,o Espírito, expulsou demônios (Lc.11:20/At.10:38)
Jesus testificou que o Pai estava nEle e era o operador de milagres.(Jo.14:10);
d)Crucificação: Lhe deu força para continuar até a morte(Hb.9:14); suportando a afronta e dor
pelo Espírito Santo (Hb.12:2);
e)Ressurreição: O Espírito Santo foi o agente vivificante na ressurreição de Cristo (Rm.1:4;8:11);
Jesus “soprou”o Espírito Santo sobre Eles e disse, recebei o Espírito(Jo.20:22;At.1:2).
O sopro divino simbolizava um
ato criador. Não foi
a Pessoa do Espírito Santo que foi comunicada,
mas a inspiração de sua Vida,ou certeza de sua presença, como dom
da
ascensão. (graça de dotação).
f)Ascensão:Após a ascensão,o Espírito veio a ser
o Espírito de Cristo no sentido de ser concedido
a outros; “Repousar”-Jo.1:33(ou derramar
do
Espírito)
Jesus envia o Espírito sobre outros, como Messias (At.2:33 e Ap.5:6).
Jesus concede a bênção que Ele mesmo desfruta, o Espírito Santo,
fazendo-nos co-participantes com Ele mesmo. Não apenas do dom, mas da comunhão com o Espírito Santo, em comum
privilégio de bênção de ser
o Espírito Santo concedido a nós
Todos os membros do corpo de Cristo, como reino de sacerdotes,participam da mesma unção que mana da cabeça, Cristo, nosso Sumo Sacerdote que está nos céus.
6)ESPÍRITO SANTO NO HOMEM:Sete considerações:
a)Convicção: Promotor de Justiça, convencendo sobre a verdade espiritual:
1)Pecado de incredulidade;
2)Justiça de Cristo (Jo.1 6:10);
3) juízo sobre satanás(Jo.16:11 /Lc.11:21)
b)Regeneração(vivificar alma como novo fôlego de vida);
c)Habitação (Relação pessoal,interior:Deus e homem)- vontade sujeita, adoração única,prática cristã,caráter-fruto espiritual e fé,receber espírito da verdade;
d)Santificação
e)Revestir de poder(dons)e
f)Glorificação-vindouro.
7)TRIUNO DEUS(TRINDADE)-nome significa união
de três
partes ou
expressões em
uma
só.Expressão usada a primeira vez por Tertuliano Séc.II DC Ex. Água nos 3 estados num mesmo
recipiente.Ex.(1Jo. 5:7- Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e
estes três são um.
1 Jo.5:8 -
E três são os que testificam
na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três
concordam num.Deus é um.
O monoteísmo é uma verdade e a divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo é uma verdade.
A Unidade Divina é uma Unidade Composta, onde há realmente três
pessoas
distintas, cada uma das quais é a unidade, mas cada um é consciente das outras duas, em comunhão.
Não é o caso de haver
três deuses independentes com existência própria.
Os três cooperam unidos no mesmo propósito. (Eu e o Pai somos um- Jo.10:30 e não,Eu Sou o Pai.)O pai cria (o filho e o Espírito São cooperadores); o filho redime (0 Pai e o Espírito enviam o
filho a
redimir)
e o
Espírito Santo santifica (Pai e filho cooperam
nesta Obra).
A trindade é uma comunhão eterna, mas a obra da redenção do homem, tornou sua manifestação histórica. A Doutrina da trindade é uma doutrina revelada e não concebida pela razão humana. (1Co.2:16). Essa Palavra não aparece na Bíblia, mas encontra-se na Bíblia, provas de sua existência.
E muito difícil achar termos humanos para expressar a unidade da Divindade e a distinção das
Pessoas. (Não são 3 deuses, nem três aspectos ou manifestações de Deus, como prega o TRITEISMO).
Não é uma pessoa apenas, apesar
de ser
um Só Deus, como prega o SABELIANISMO. O Pai ama e envia o filho; o filho veio do Pai e voltou para o Pai. O Pai
e o
filho enviam o Espírito; O Espírito
intercede junto ao Pai. (Jo.17:1).Para combater
estas heresias, a doutrina da trindade foi preservada
através de dogma Credo de Atanásio Séc.V:“Adoramos um Deus em trindade, trindade em unidade.”
As três pessoas que compõe o ser único de Deus - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - são
chamados de a Trindade. A palavra "Trindade" não aparece na bíblia.
Os estudiosos criaram-na para descrever os três seres que constituem Deus.
Através da bíblia, Deus está presente como sendo o Pai, o Filho e o Espírito Santo - não são três
"deuses", mas sim três personas do único Deus (veja, por exemplo, Mateus 28:19; 1Coríntios 16:23-24;
2 Coríntios 13:13). As Escrituras apresentam o Pai como a fonte da criação, o que dá a vida e Deus de
todo o universo (veja João 5:26; 1 Coríntios 8:6; Efésios 3:14-15).
O Filho é retratado mais como a imagem do Deus invisível, a representação exata do seu ser e de
sua natureza e o Messias redentor
(veja
Filipenses 2:5-6; Colossenses 1:14-16; Hebreus 1:1-3).
O Espírito é Deus agindo, Deus
alcançando as pessoas - influenciando-as, mudando-as
internamente, enchendo-as e guiando-as (veja João 14:26 ; 15:26; Gálatas 4:6; Efésios 2:18).
Todos os três formam uma trindade, vivendo dentro do outro e trabalhando juntos para cumprir seu
plano divíno para o universo (veja João 16:13-15).
A união das três pessoas --
Pai, Filho e Espírito Santo --
formando um só Deus. Deus é ao mesmo
tempo uno e trino (Mt 3.13-17; 28.19; 2Co 13.13).
PROVAS DA TRINDADE NA BÍBLIA:
Nome de Deus em hebráico (im-indica plural) – Elohyim
(Gn. 1:1);
Verbo no plural Façamos... (Gn.1:26);
Expressão como um de nós (plural) – (Gn.3:22);
Verbo no plural Desçamos (Gn.11:7);
Aparições de Jesus
no AT antes de nascer por Maria: (Reconhecido como Deus e como homem):
Deus teria aparência de homem e homem teria aparência divina (Gn.1:27);
Deus e Abraão (Gn.18:2);
Deus e Jacó (Gn.32:24);
Deus e Josué (Js.5:13);
Deus e Israel (Jz.2:4); Deus e Gideão (Jz.6:21);
Deus e Manoá (Jz.13:3-6); Deus e deuses? (Sl.82:1);
Deus e homem (Sl.82:6-7);
Deus tem um filho (Pv. 30:4);
Deus fala que olharão para Ele, que é aquele (Jesus) que traspassaram (Zc.12:10); O Senhor diz que o (outro) Senhor repreenda? 2 Senhores? (Zc.3:2); Deus Forte se fez menino (Is.9:6);
Por isso Deus, o teu Deus... (Sl. 45:7);
O Eterno, o Senhor, o Criador (3 substantivos seguidos de artigo; 3 pessoas) – (Is.40:28);
8) SETE SIGNIFICADOS_DE IMPORTÂNCIA DA TRINDADE:
1) Confere a compreensão acerca da natureza de Deus – porque somos formados por uma alma,
um corpo e um espírito, onde o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus.
2) Deus é triúno, com cada pessoa divina com função
e propósito; o homem combina os 3
aspectos (material, espiritual e sentimental).
3)Deus opera em sua Criação-Deus Pai
planeja, o Filho é o agente e o Espírito Santo realiza;
4)Tira a idéia de Estagnação-Deus é dinâmico e Ele é a própria plenitude da vida;
5) Conceito nega o deismo-afinal, Deus age na criação, Ele quer conduzir homens ao seu seio
familiar (Rm.8:29);
6) Sub-entende unidade na adversidade-Cristo é o centro de tudo, mas os homens não perdem
identidade;
7) Limita rivais ao seu poder- falsos,supostos deuses.
Analise os comparativos:
Pai testifica do Filho (Mt.3:17); Filho Testifica do Pai
(Jo.5:19); Filho Testificou do Espírito (Jo.14:26); Espírito Testificou do Filho (Jo.15:26).
Atributos Divinos da trindade: PAI FILHO E. SANTO:
Onipresença: Jr.23:24; Mt.28:20; SI.139:7; Onipotência: Gn.17:1; Mt.28:18; Lc.1:35; Onisciência: 1Pe.1:2; Jo.21:17; 1Co. 2:10; Criador: Gn. 1:1; lo. 1:3; ló. 33:4; Eternidade: Rm. 16:26; Ap.22:13; Hb. 9:14;
Santidade: Ap. 4:8; At. 3:14; 1 Jo. 2:20;
Santificador: Jo. 10:36; Hb. 2:11; 1 Pe. 1:2; Salvador: Is. 43:11: 2 Tm.1:1O TI. 3:5;
9) FRUTO DO ESPÍRITO x REVESTIMENTO DE PODER (BATISMO NO ESPÍRITO SANTO)
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O homem no qual habita o Espírito Santo! Santificado como o Tabernáculo; Santo, por
dever guardar
a Santidade do Seu Templo interior (1 Co.6:19 e Rm.12:1). O Espírito Santo opera na alma gradualmente; fé fortalecida pelas provas e amor fortificado pelas dificuldades e tentações.
O Evangelho que foi o nosso Novo Nascimento, continua a ser nosso Crescimento na Vida Cristã.
O Espírito Santo age diretamente sobre a alma, produzindo virtudes especiais do caráter cristão
conhecidos como fruto do Espírito (GI.5:22-3).
A obra do Espírito é progressiva, de dentro para fora, atacando falhas e fazendo um dia, o homem
ser perfeito, glorificado e resplandecente pelo Espírito Santo. Essa é a regeneração para a vida eterna.
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Espírito Santo no ventre de Maria, mas batizado no Espírito Santo, como adulto: LC 1:35 - E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. MC 1:7 - E João pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de,
abaixando-me, desatar a correia das suas alparcas. Eu, em
verdade, tenho-vos batizado com
água; ele, porém, vos batizará com
o Espírito Santo.E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré da
Galiléia, foi batizado por João, no Jordão. E, logo que saiu da água, viu os céus abertos, e o Espírito,
que como pomba descia sobre ele. E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado
em quem me comprazo. E logo o Espírito o impeliu para o deserto.
Batismo no Espírito Santo antes do Batismo nas Águas: (At.10:44-Cornélio e sua família):E,
dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham
vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom
do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus. Respondeu,
então, Pedro: Pode
alguém
porventura recusar a água,
para que não sejam
batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados em
nome do SENHOR. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.
(Batismo de Paulo):At.19:7- Manias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão
Saulo, o SENHOR Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou
a vista; e, levantando-se, foi batizado.
Batismo no Espírito Santo após o Batismo nas águas - (At.19:1-Paulo e alguns discípulos em
Éfeso):Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles
disseram-lhe: Nós nem
ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois
batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo
disse: Certamente João batizou com o batismo do
arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após
ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os
que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre
eles o Espírito Santo; e falavam
línguas, e profetizavam. E estes eram, ao todo, uns doze homens.
a) Sua natureza:Mas recebereis a virtude do Espírito (At.1:8);
1) Poder para servir;não a regeneração para a vida eterna.(Espírito vem, repousa, enche).
2) Essas palavras de Atos, foram
dirigidas a homens que já estavam em
íntima relação com Cristo.
Foram
enviados a pregar; armados com poder
espiritual (Mt.10:1).(At.8:12-16)-Pessoas batizadas nas
águas em Cristo,receberam
o Espírito Santo dias depois.Existe a possibilidade de uma pessoa estar em
contato com Cristo e ser seu discípulo, mas carecer
do
revestimento especial.
3) Houve manifestação especial (At.2: 1-4), dessa promessa (AI. 1:8), com falar em outros
idiomas(Sobrenatural)-At.10:44-46; 19:1-6 e 9:14-19.
4) Esse revestimento é descrito como batismo (At.1:5) Porque, na verdade, João batizou com
água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Quando Paulo fala que há um só batismo, se referia
ao
batismo literal nas águas. (Ef.4:5)-Tanto os judeus como
os pagãos
praticavam lavagens cerimoniais, mas o batismo anunciado por João era o batismo cristão, realizado
uma única vez.
5) Batismo é usado para experiência espiritual porque é a imersão no poder vitalizante do Espírito,
descrevendo como ser
cheio do Espírito Santo.
b) Características Especiais:É claro que a pessoa não pode ser cristã sem ter o Espírito(Rm.8:9);
todas as pessoas regeneradas têm o Espírito, então, que há de diferente no Batismo no Espírito
Santo?E claro que é
o mesmo Espírito que
regenera(conversão), santifica(produzindo
fruto do Espírito),
dá vigor, ilumina e reveste de dons espirituais.
ATENÇAO: Existe um propósito especial de dar energia à natureza humana para o serviço da obra
de Deus. Poder que vem do céu, produzindo efeitos extraordinários. O batismo com o Espírito Santo é um
batismo de poder, de caráter
especial, que nem
todos os cristãos têm experimentado, ainda.
LÍNGUAS ESTRANHAS – Evidência na igreja primitiva por necessidade da época (1 Co.12:30),
mas após o batismo sempre aparece algum dom.
c) Evidência inicial:Acompanhada da expressão oral repentina e sobrenatural.
A glossolália (o falar
em línguas) era o dom
mais popular dos primeiros séculos da igreja.(1 Co.14).
A recepção do Espírito Santo não é uma cerimônia, nem teoria doutrinária, mas uma verdadeira
experiência. (Língua Estranha no NT: Mc.16:17; At.2:3-1 1;At.1O:46; At.19:6; 1 Co.12:10).
O Novo testamento estava em processo de formação;
O Espírito Santo precisava ajudar as igrejas a se orientarem na verdade.
Os apóstolos eram poucos, as igrejas distantes, os meios de transporte e comunicação vagarosos. As idéias se propagavam nos passos das pessoas e as igrejas em toda parte eram infestadas de
falsos mestres, a afirmarem toda espécie de coisas a respeito de Cristo, sem nenhum registro escrito de veracidade.
O dom de línguas, provavelmente, estrangeiras, em Corinto evidenciava que se um irmão se
levantasse numa reunião e falasse em uma língua que os seus conhecidos soubessem que ele não
havia estudado a língua, era clara evidência de que estava no domínio direto do Espírito Santo.
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