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ESTUDANDO SOBRE A DOUTRINA DATRINDADE

TRINDADE:

PNEUMÁTOLOGIA-Doutr.do Espírito Santo:Ensina,orienta,convence,intercede pela Igreja.

5)ESPÍRITO SANTO EM CRISTO:  O Messias seria ungido com o Espírito Santo que opera sobre, dentro e por meio de Cristo.
Os  títulos  Espírito  de  Cristo  e  Espírito  de  Jesus  Cnsto indicam  sua  íntima  relação  não compartilhada por nenhum outro homem. Desde o princípio ao fim de sua vida terrena, Jesus esteve intimamente ligado ao Espírito Santo. Cristo é o Espírito Vivificante (1Co.4:5)não significa que Jesus é o Espírito,mas que Ele dá o Espírito e através dEle, exerce onipresença.Vejamos as fases do aspecto do ministério de Cristo:
a) Nascimento: O Espírito Santo foi o agente da milagrosa concepção de Jesus, descendo sobre
Maria.Deus, o Pai, operou a substância da natureza humana de Jesus, em ato divino.
Cristo imaculado e perfeitamente consagrado (Um nascido de mulher, homem, santo, e filho de
Deus, esmagando cabeça do diabo-Gn.3:15; 1 Co.15:45-47).
b)Batismo-Concebido pelo Espírito e Sendo Templo do Espírito, Jesus foi agora, ungido pelo
Espírito;Assim como desceu sobre Maria na concepção, desceu em Jesus, ungindo-o como Sacerdote, Profeta e Rei.
c) Ministério:Foi levado pelo Espírito ao deserto(Mar 1:12) e sabia que o Espírito estava sobre Ele
para se cumprir o ministério profetizado em lsaías.(ls.11:2 e 61:1) .
Além disso, pelo dedo de Deus,o Espírito, expulsou demônios (Lc.11:20/At.10:38) Jesus testificou que o Pai estava nEle e era o operador de milagres.(Jo.14:10);
d)Crucificação: Lhe deu força para continuar até a morte(Hb.9:14); suportando a afronta e dor
pelo Espírito Santo (Hb.12:2);
e)Ressurreição: O Espírito Santo foi o agente vivificante na ressurreição de Cristo (Rm.1:4;8:11);
Jesus soprouo Espírito Santo sobre Eles e disse, recebei o Espírito(Jo.20:22;At.1:2).
O sopro divino simbolizava um ato criador. Não foi a Pessoa do Espírito Santo que foi comunicada,
mas a inspiração de sua Vida,ou certeza de sua presença, como dom da ascensão. (graça de dotação).
f)Ascensão:As a ascensão,o Espírito veio a ser o Espírito de Cristo no sentido de ser concedido
a outros; Repousar”-Jo.1:33(ou derramar do Espírito)
Jesus envia o Espírito sobre outros, como Messias (At.2:33 e Ap.5:6).
Jesus concede a bênção que Ele mesmo desfruta, o Espírito Santo, fazendo-nos co-participantes com Ele mesmo.  Não apenas do dom, mas da comunhão com o Espírito Santo, em comum privilégio de bênção de ser o Espírito Santo concedido a s
Todos os membros do corpo de Cristo, como reino de sacerdotes,participam da mesma unção que mana da cabeça, Cristo, nosso Sumo Sacerdote que está nos céus.

6)ESPÍRITO SANTO NO HOMEM:Sete considerações:
a)Convicção: Promotor de Justiça, convencendo sobre a verdade espiritual:
1)Pecado de incredulidade;
2)Justiça de Cristo (Jo.1 6:10);
3) juízo sobre satas(Jo.16:11 /Lc.11:21)

b)Regeneração(vivificar alma como novo fôlego de vida);
c)Habitação (Relação pessoal,interior:Deus e homem)- vontade sujeita, adoração única,prática cristã,caráter-fruto espiritual e fé,receber espírito da verdade;
d)Santificação
e)Revestir de poder(dons)e
f)Glorificação-vindouro.

7)TRIUNO  DEUS(TRINDADE)-nome  significa  união  de  três  partes  ou  expressões  em  uma só.Expressão usada a primeira vez por Tertuliano Séc.II DC Ex. Água nos 3 estados num mesmo recipiente.Ex.(1Jo. 5:7- Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.
1 Jo.5:8 - E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num.Deus é um.
O monoteísmo é uma verdade e a divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo é uma verdade.
A Unidade Divina é uma Unidade Composta, onde há realmente três pessoas distintas, cada uma das quais é a unidade, mas cada um é consciente das outras duas, em comunhão.
Não é o caso de haver três deuses independentes com existência própria.
Os três cooperam unidos no mesmo propósito. (Eu e o Pai somos um- Jo.10:30 e não,Eu Sou o Pai.)O pai cria (o filho e o Espírito São cooperadores); o filho redime (0 Pai e o Espírito enviam o filho a redimir) e o Espírito Santo santifica (Pai e filho cooperam nesta Obra).
A trindade é uma comunhão eterna, mas a obra da redenção do homem, tornou sua manifestação histórica. A Doutrina da trindade é uma doutrina revelada e não concebida pela razão humana. (1Co.2:16). Essa Palavra não aparece na Bíblia, mas encontra-se na Bíblia, provas de sua existência.
E muito difícil achar termos humanos para expressar a unidade da Divindade e a distinção das
Pessoas. (Não são 3 deuses, nem três aspectos ou manifestações de Deus, como prega o TRITEISMO).
Não é uma pessoa apenas, apesar de ser um Só Deus, como prega o SABELIANISMO. O Pai ama e envia o filho; o filho veio do Pai e voltou para o Pai. O Pai e o filho enviam o Espírito; O Espírito intercede junto ao Pai. (Jo.17:1).Para combater estas heresias, a doutrina da trindade foi preservada através de dogma Credo de Atanásio c.V:Adoramos um Deus em trindade, trindade em unidade.
As três pessoas que compõe o ser único de Deus - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - são
chamados de a Trindade. A palavra "Trindade" não aparece na bíblia.
Os estudiosos criaram-na para descrever os três seres que constituem Deus.
Através da bíblia, Deus está presente como sendo o Pai, o Filho e o Espírito Santo - não são três
"deuses", mas sim três personas do único Deus (veja, por exemplo, Mateus 28:19; 1Coríntios 16:23-24;
2 Coríntios 13:13). As Escrituras apresentam o Pai como a fonte da criação, o que dá a vida e Deus de todo o universo (veja João 5:26; 1 Coríntios 8:6; Efésios 3:14-15).
O Filho é retratado mais como a imagem do Deus invisível, a representação exata do seu ser e de
sua natureza e o Messias redentor (veja Filipenses 2:5-6; Colossenses 1:14-16; Hebreus 1:1-3).
O Espírito é Deus agindo, Deus alcançando as pessoas - influenciando-as, mudando-as internamente, enchendo-as e guiando-as (veja João 14:26 ; 15:26; Gálatas 4:6; Efésios 2:18).
Todos os três formam uma trindade, vivendo dentro do outro e trabalhando juntos para cumprir seu
plano divíno para o universo (veja João 16:13-15).
A união das três pessoas -- Pai, Filho e Espírito Santo -- formando um Deus. Deus é ao mesmo tempo uno e trino (Mt 3.13-17; 28.19; 2Co 13.13).

PROVAS DA TRINDADE NA BÍBLIA:
Nome de Deus em hebráico (im-indica plural) Elohyim (Gn. 1:1); Verbo no plural Façamos... (Gn.1:26);
Expressão como um de nós (plural) – (Gn.3:22); Verbo no plural Desçamos (Gn.11:7);

Aparições de Jesus no AT antes de nascer por Maria: (Reconhecido como Deus e como homem): Deus teria aparência de homem e homem teria aparência divina (Gn.1:27);
Deus e Abraão (Gn.18:2);
Deus e Ja (Gn.32:24); Deus e Josué (Js.5:13); Deus e Israel (Jz.2:4); Deus e Gideão (Jz.6:21); Deus e Manoá (Jz.13:3-6); Deus e deuses? (Sl.82:1);
Deus e homem (Sl.82:6-7);
Deus tem um filho (Pv. 30:4);
Deus fala que olharão para Ele, que é aquele (Jesus) que traspassaram (Zc.12:10); O Senhor diz que o (outro) Senhor repreenda? 2 Senhores? (Zc.3:2); Deus Forte se fez menino (Is.9:6);
Por isso Deus, o teu Deus... (Sl. 45:7);
O Eterno, o Senhor, o Criador (3 substantivos seguidos de artigo; 3 pessoas) (Is.40:28);

8) SETE SIGNIFICADOS_DE IMPORTÂNCIA DA TRINDADE:
1) Confere a compreensão acerca da natureza de Deus porque somos formados por uma alma, um corpo e um espírito, onde o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus.
2) Deus é triúno, com cada pessoa divina com função  e propósito; o homem combina os 3
aspectos (material, espiritual e sentimental).
3)Deus opera em sua Criação-Deus Pai planeja, o Filho é o agente e o Espírito Santo realiza;
4)Tira a iia de Estagnação-Deus é dimico e Ele é a própria plenitude da vida;
5) Conceito nega o deismo-afinal, Deus age na criação, Ele quer conduzir homens ao seu seio familiar (Rm.8:29);
6) Sub-entende unidade na adversidade-Cristo é o centro de tudo, mas os homens não perdem identidade;
7) Limita rivais ao seu poder- falsos,supostos deuses.

Analise os comparativos:
Pai testifica do Filho (Mt.3:17); Filho Testifica do Pai (Jo.5:19); Filho Testificou do Espírito (Jo.14:26); Espírito Testificou do Filho (Jo.15:26).
Atributos Divinos da trindade: PAI FILHO E. SANTO:
Onipresença: Jr.23:24; Mt.28:20; SI.139:7; Onipotência: Gn.17:1; Mt.28:18; Lc.1:35; Onisciência: 1Pe.1:2; Jo.21:17; 1Co. 2:10; Criador: Gn. 1:1; lo. 1:3; ló. 33:4; Eternidade: Rm. 16:26; Ap.22:13; Hb. 9:14; Santidade: Ap. 4:8; At. 3:14; 1 Jo. 2:20; Santificador: Jo. 10:36; Hb. 2:11; 1 Pe. 1:2; Salvador: Is. 43:11: 2 Tm.1:1O TI. 3:5;

9) FRUTO DO ESPÍRITO x REVESTIMENTO DE PODER (BATISMO NO ESPÍRITO SANTO)
* FRUTO DO ESPÍRITO:              karpos              pneuma  O CRISTÃO:
O homem no qual habita o Espírito Santo! Santificado como o Tabernáculo; Santo, por dever guardar a Santidade do Seu Templo interior (1 Co.6:19 e Rm.12:1). O Espírito Santo opera na alma gradualmente; fé fortalecida pelas provas e amor fortificado pelas dificuldades e tentações.
O Evangelho que foi o nosso Novo Nascimento, continua a ser nosso Crescimento na Vida Cristã.
O Espírito Santo age diretamente sobre a alma, produzindo virtudes especiais do caráter cristão conhecidos como fruto do Espírito (GI.5:22-3).
A obra do Espírito é progressiva, de dentro para fora, atacando falhas e fazendo um dia, o homem
ser perfeito, glorificado e resplandecente pelo Espírito Santo. Essa é a regeneração para a vida eterna.
*  REVESTIMENTO  DE  PODER:                enduo                   dunamis  -  Jesus:  Encarnado  pelo
Espírito Santo no ventre de Maria, mas batizado no Espírito Santo, como adultoLC 1:35 - E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso tamm o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. MC 1:7 - E João pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das suas alparcas. Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão. E, logo que saiu da água, viu os céus abertos, e o Espírito, que como pomba descia sobre ele. E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo. E logo o Espírito o impeliu para o deserto.
Batismo no Espírito Santo antes do Batismo nas Águas: (At.10:44-Cornélio e sua família):E,
dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.  Respondeu,  então,  Pedro:  Pode  algm  porventura  recusar  a  água,  para  que  não  sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados em nome do SENHOR. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.
(Batismo de Paulo):At.19:7- Manias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão
Saulo, o SENHOR Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.
Batismo no Espírito Santo as o Batismo nas águas  - (At.19:1-Paulo e alguns discípulos em
Éfeso):Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. E estes eram, ao todo, uns doze homens.

a) Sua natureza:Mas recebereis a virtude do Espírito (At.1:8);
1) Poder para servir;não a regeneração para a vida eterna.(Espírito vem, repousa, enche).
2) Essas palavras de Atos, foram dirigidas a homens que já estavam em íntima relação com Cristo. Foram enviados a pregar; armados com poder espiritual (Mt.10:1).(At.8:12-16)-Pessoas batizadas nas águas em Cristo,receberam o Espírito Santo dias depois.Existe a possibilidade de uma pessoa estar em contato com Cristo e ser seu discípulo, mas carecer do revestimento especial.
3 Houve manifestação especial (At.2: 1-4), dessa  promess(AI. 1:8), com falar em outros
idiomas(Sobrenatural)-At.10:44-46; 19:1-6 e 9:14-19.
4) Esse revestimento é descrito como batismo (At.1:5) Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Quando Paulo fala que há um só batismo, se referia ao batismo literal nas águas. (Ef.4:5)-Tanto os judeus como os pagãos praticavam lavagens cerimoniais, mas o batismo anunciado por João era o batismo cristão, realizado uma única vez.
5) Batismo é usado para experiência espiritual porque é a imersão no poder vitalizante do Espírito,
descrevendo como ser cheio do Espírito Santo.

b) Caractesticas Especiais:É claro que a pessoa não pode ser cristã sem ter o Espírito(Rm.8:9); todas as pessoas regeneradas têm o Espírito, então, quhá de diferente no Batismo no Espírito Santo?E claro que é o mesmo Espírito que regenera(conversão), santifica(produzindo fruto do Espírito), dá vigor, ilumina e reveste de dons espirituais.
ATENÇAO: Existe um propósito especial de dar energia à natureza humana para o serviço da obra
de Deus. Poder que vem do céu, produzindo efeitos extraordinários. O batismo com o Espírito Santo é um batismo de poder, de caráter especial, que nem todos os cristãos têm experimentado, ainda.
LÍNGUAS ESTRANHAS Evidência na igreja primitiva por necessidade da época (1 Co.12:30),
mas as o batismo sempre aparece algum dom.

c) Evidência inicial:Acompanhada da expressão oral repentina e sobrenatural.
A glossolália (o falar em línguas) era o dom mais popular dos primeiros séculos da igreja.(1 Co.14). A recepção do Espírito Santo não é uma cerimônia, nem teoria doutrinária, mas uma verdadeira
experiência. (Língua Estranha no NT: Mc.16:17; At.2:3-1 1;At.1O:46; At.19:6; 1 Co.12:10).
O Novo testamento estava em processo de formação;
O Espírito Santo precisava ajudar as igrejas a se orientarem na verdade.
Os astolos eram poucos, as igrejas distantes, os meios de transporte e comunicação vagarosos. As iias se propagavam nos passos das pessoas e as igrejas em toda parte eram infestadas de falsos mestres, a afirmarem toda espécie de coisas a respeito de Cristo, sem nenhum registro escrito de veracidade.

O dom de línguas, provavelmente, estrangeiras, em Corinto evidenciava que se um irmão se levantasse numa reunião e falasse em uma língua que os seus conhecidos soubessem que ele não havia estudado a língua, era clara evidência de que estava no domínio direto do Espírito Santo.

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