Pular para o conteúdo principal

O ESPÍRITO SANTO - PNEUMATOLOGIA (2ª PARTE)

O ESPíRITO ATUANDO ENTRE OS PROFETAS
Os profetas no Velho Testamento tinham a tarefa de entregamensagens do Espírito de Deus para o povo.
Era importante para o povo saber a diferença entre um falso profeta e o verdadeiro profeta dDeus. O termo "Espírito Santo" é usado nos Salmos e eIsaías para separar o Espírito de Deus dqualqueoutro espírito, tanto de homem quanto de Deus (Salmo 51:11; Isaías 63:10-11).
Um falso profeta não tinha o Espírito Santo. Um profeta que tinha uma mensagem do EspíritSanto deveria ter o carátede uma pessoa obediente a Deus.
 pov poderi reconhece o  falso  profeta  pel avaliação  d se caráte be como  pelmensagem que ele entregava. Os profetas escreveram sobre o Espírito de duas maneiras significativas.
O Espírito inspirava profecia que seria conhecida novamente no futuro, quando Jesus estivesse nterra. Os últimos profetas, como Ezequiel, Ageu e Zacarias, proclamaraque o Espírito era o inspiradoda profecia.
Isto significa que o Espírito lhes deu as palavras que proclamaram e registraram.
O Espírito de Deus era responsável por tudo que os escritores da Bíblia registraram.
Os profetas tamm escreveram que Deus mostraria seu poder através dEspírito nfuturo. Isaíaprofetizou que o Espírito viria outra vez para ungir uhomem que traria salvação para todas as pessoa(Isaías 11:2; Isaías 42:1; Isaías 61:1).
Ele estava falando de Jesus, o Messias. O Messias era o rei que os judeus estavam esperandoAtravés de Jesus, o Espírito teria liberdade sobre Israel (Ezequiel 39:29; Joe2:28-29; Zacarias 12:10) como parte de uma nova aliança entre Deus e o home(Jeremias 31:31-34; Ezequiel 36:26-27).
A aliança era umpromessa de Deus de qumandaria seu Espírito para dirigir sepovo. Oisraelitas haviaquebrado sua antiga aliança com Deus porque continuaram a desobedecê-lo. Sob nova aliança, Deus prometeu perd-los.
Entre o tempo do Velho e do Novo Testamento, acreditava-se que o Espírito não estava maipresente em Israel.
Durante aquele tempo a voz do Espírito não era mais ouvida através da voz dos profetas. Mas Espírito foi conhecido de novo quando o Messias, Jesus Cristo, veio à terra.
Ele é a terceira pessoa da TRINDADE. Ele aplica na vida das pessoas as bênçãos da salvação (Jo 7.38-39).
Como Auxiliador (Jo 16.7, NTLH; RA e RC, Consolador), ele dá nova vida (Gl 6.8), convence (Jo 16.8-11) dá  força  (R 8.26-27) distribu DON (1C 12.1-11) produ virtude (G 5.22-26) VADVOGADO.

REFERENCIA DO ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO:

GN 1:2- E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito dDeus se movia sobre a face das águas.
EX 31:3 E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo lavor;
NM 11:17 - Então eu descerei e ali falarei contigo, e tirarei do Espírito que está sobre ti, e o poresobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu não a leves sozinho.
JZ  3:10    vei sobr el  Espírit d SENHOR  julgo  Israel  sai à  peleja;
JZ 14:6 - Então o Espírito do SENHOR se apossou dele tão poderosamentque despedaçou lo, como quedespedaça um cabrito, setenada na sua mão; porénem a seu panem a sua mãe deu a saber o que tinha feito.
1 SM 10:6 E o Espírito do SENHOR se apoderará de ti, e profetizarás coeles, e tornar-te-ás uoutro homem.
1 SM 11:6 Então o Espírito de Deus se apoderou de Saul, ouvindo estas palavras; e acendeu-se egrande maneira a sua ira.
1 S16:13 - Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desdaquele dia ediante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou Ramá.
2S 23:2    Espírit d SENHO falo po mim   su palavr está  n minh boca.
NE 9:20 - E deste o teu bom Espírito, para os ensinar; e o teu maná não retiraste da sua boca; águlhes deste na sua sede.
NE 9:30 - Porém estendeste a tua benignidade sobre eles por muitos anos, e testificaste contreles pelo teu Espíritopelo ministério dos teus profetas; porém eles não deram ouvidos; por isso oentregaste nas mãos dos povos das terras.
SL 33:6 - Pela palavra do SENHOforafeitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca.
S 104:30   Envia  te Espírito  sã criados,   assi renova  fac d terra.
SL 139:7Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face?
SL 143:10   Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-mpoterra plana.
IS 11:2  - E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR,o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.
IS 32:15  - Até que se derrame sobre s o Espírito lá do alto; então o deserto se tornará em campfértil, e o campo fértiserá reputado por um bosque.
IS 40:13 - Quem guiou o Espírito do SENHORou como seu conselheiro o ensinou? Com quetomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento?
IS 42:1  - EIS aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha almapus o meu Espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.
IS 44:3  - Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meEspírito    sobre    a    tua    posteridade,    e    a    minha    bênção    sobre    os    teus    descendentes.
IS 48:16 Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em quaquilo se fez eu estava ali, e agora o SenhoDEUS me enviou a mim, e o seu Espírito.
IS 59:1 Então temerão o nome do SENHOdesde o poente, e a sua glória desde o nascente do sol; vindo o inimigo comuma corrente de águas, Espírito do SENHOR arvorará contra ele a subandeira.
IS 59:20-21- E virá uRedentor a Sião e aos que em Ja se convertereda transgressão, diz SENHOR. Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o SENHOR: o meu espírito, que está sobre ti, e aminhapalavras, que puna tua boca, não se desviarão da tua boca nem da boca da tudescendêncianem da boca da descendência da tua descendênciadiz o SENHORdesde agora e partodo o sempre.
IS 61: - O ESPIRITO do SenhoDEUS está sobre mim; porque o SENHOme ungiu, para pregaboas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
IS 63:10- Mas eles foram rebeldes;contristararn seu Espírito Santo; por isso se lhes tomou einimigo, e ele mesmo pelejou contra eles. Todavia se lembrou dos diada antiguidade, de Moisés, e do seu povo, dizendo: Onde está agora o que os fez subido mar coos pastores do seu rebanho? Ondestá o que s no meio deles o seu Espírito Santo?
IS 63:14- Como o animal que desce ao vale, o Espírito do SENHOR lhedeu descanso; assiguiaste ao teu povo, para te fazeres unome glorioso.
EZ 3:12 - E levantou-me o Espírito, e ouvi por detrás de mim uma voz de grande estrondo, qudizia: Bendita seja a glória do SENHOR, desde o seu lugar.
EZ 8:3 - E estendeu a forma de uma mão, e tomou-me pelos cabelos da minha cabeça; e Espírito me levantou entre aterra e o céu, e levou-me a Jerusalém em visões de Deus, até à entrada dporta do tio de dentro, que olha para o norte,
EZ 36:27  - E poredentro de vós o meu Espírito, e fareque andeis nos meus estatutos, e guardeios meus juízos, e os observeis.
EZ 37:1 - VEIO sobre mim a mão do Senhor e ele me fez sair no Espírito do Senhor;me s nmeio do vale que estava cheio de ossos.
EZ 37:9 - E ele medisse: Profetiza ao Espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao EspíritoAssim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó Espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
JL 2:28  - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossafilhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E tamm sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
MQ 2:7  - O vós que sois chamados casa de Jacó, porventura encurtou-se o Espírito do SENHORo estas as suas obras? E não é assique fazebem as minhas palavras ao que anda retamente?
MQ 3:8 - Mas estou cheio do poder do Espírito do Senhor, de juízo e força, p/anunciar a Ja a sua transgressão e a Israel o seu pecado.
AG.2:5- Segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espíritpermanece no meio de vós; não temais.
ZC.4:6- E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não poforça riem por violência, mas sipelo meu Espírito, diz o SENHOdos Exércitos.
ZC.7:12 - Simfizeram os seus corações como pedra de diamante, para que não ouvissem a leinem apalavras que o SENHOR doExércitoenviara pelo seu Espírito por intermédio dos primeiroprofetas; daí veio a grande ira do SENHOdos Exércitos.

Z12:10Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito dgraça e de súplicas; e olharão para mim, a quetraspassaram; e prant-lo-ão sobre ele, como quepranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelprimogênito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A DIVISÃO DOS DONS ESPIRITUAIS

Os 9 Dons do Espírito Santo Vamos dividi-los da seguinte maneira: Três Dons de  Revelação   (que revelam algo); Três Dons de  Poder  (que fazem algo); Três Dons    Vocais ou inspiracionais  (que dizem algo). 1° Três Dons deRevelação: - A Palavra da Sabedoria -A Palavra do Conhecimento -O Discernimento de Espíritos SABEDORIA O Dom da Sabedoria nos dá uma revelção da mente de Deus e trata do Futuro. (Gen.6:8-22)    Noé. ( História de Noé,destruição da Terra e    Construção da Arca) CONHECIMENTO O Dom do Conhecimento nos dá uma revelação das coisas do presente ou do passado. (Atos.9:10-11) Ananias vai até Saulo e ora por ele. (Apc.1:10-20) João tinha intimidade com Deus DISCERNIMENTO O Dom do Discernimento lida com espírito que existem na dimensão espiritual,quer ser Espírito Santo, espírito satânico ou espírito humano. (Atos.1:16-18) Paulo discerene o espírito da jovem adivinhadora 2° TRÊS DONS DE PODER: -O Dom da Fé; -Dom de Operação de Milagres; -Dons de Cura . O DOM DA FÉ O Dom da

SIGNIFICADOS DO TABERNÁCULO!

O TABERNÁCULO, SÍMBOLO DO CÉU 1. INTRODUÇÃO                 O Tabernáculo era o  centro da vida religiosa  dos judeus no deserto e  base para o desenvol-vimento espiritual  do povo, isto é, ensinando-lhes um meio definido de buscarem a Deus, e nos primeiros séculos após a sua chegada a Canaã até à construção do Templo de Jerusalém. Para nós, hoje, a base para o nosso desenvolvimento espiritual é: a Bíblia, a igreja, Cristo e a vida dos apóstolos.                 Entre o lugar onde estava situado o Tabernáculo e o acampamento dos israelitas havia uma cerca de linho branco com mais ou menos 2,70 metros de altura, pendurada em pilares. Isso diz respeito à santidade de Deus.                 Foi erguido no deserto no 1º dia do 1º mês do 2º ano do livramento de Israel (Ex 40.2).                 Conforme Ex 25.9 a 26.30 Moisés deveria construir o Tabernáculo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte.                 A Epístola aos Hebreus (8.5) nos informa que o Taberná

KAVOD E SHEKINAH

A Presença do Senhor enchia o  Santo dos Santos Ex 40:34-35 " Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o  tabernáculo ; De maneira que  Moisés  não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo." Quando a glória do Senhor desceu e encheu o tabernáculo pela primeira vez, deve ter sido um espetáculo temeroso. Deus se agradou do seu povo, não por causa da sua bondade, mas porque os seus pecados foram cobertos e eles um dia seriam pagos por Cristo um dia. Creio que o  sumo sacerdote  sentiu prazer de entrar na presença do Senhor no Santo dos Santos. A palavra hebraica para habitação ou presença de Deus é " Sh'cheenah " ou, como nós pronunciamos: Shekinah (Chequiná). O termo Shekinah era muitas vezes usado na palavra Deus. Na mente judaica, vinha do fato que Ele " habitou " ou " descansou " entre o seu povo, seja um indivíduo, uma tr