Pular para o conteúdo principal

O ESPÍRITO SANTO - PNEUMATOLOGIA

TEOLOGIA SISTEMÁTICA:


AULA 9 ESPÍRITO SANTO

NO ANTIGO TESTAMENTO:
* ruwach qodesh Espírito Santo (Sl.51:11; Is.63:10-11).

NO NOVO TESTAMENTO:
             *pneuma hagios Espírito Santo.

ESPIRITO SANTO:(Conhecido por seus nomes e símbolos).
1)É uma pessoa;exerce atributos de personalidade:a)Mente (Rm.8:27); b) Vontade (1 Co.12:11); c) Sentimento (Ef.4:30); A Ele são atribuídos atividades pessoais: a) Revela (2Pe.1:21); b) Ensina (10.14:26); c) Clama (Gl.4:6); d) intercede (Rm.8:26); e) fala (Ap.2:7); f) Ordena (At.16:6,7); g) testifica (1Jo.15:26); h) se entristece (Ef.4:30); i) se mente contra Ele (At.5:3); j) pode ser blasfemado (Mt.12:31,32).
Personalidade indicada por vir em forma de pomba (Mt.3:16) e de se distinguir de seus dons (1Co.12:11).O Espírito é como o vento, real apesar de não ter forma corpórea.

Conceituá-Io é difícil porque:
a) Suas operações nas Escrituras são invisíveis, secretas e internas;
b) Ele nunca fala de si mesmo ou se apresenta, sempre se ocultando atrás do Senhor Jesus e nas profundezas de nosso homem interior. (Jo.16:13).
Tem personalidade distinta e separada de Deus:Procede de Deus,é enviado por Deus e é dom dado aos homens, mas não é independente de Deus,  representando o único Deus nas esferas do pensamento, da vontade e da atividade.

2) Nomes:
a)Espírito de Deus (Lc. 11:20):
b) Deus absoluto: Cria e preserva o Universo. É Deus absoluto pelos seus atributos divinos.
Além  disso,  Ele  cria  (Gn.1:2),  regenera  (Jó.33:4)  e  ressuscita  (10.3:5-8;Rm.8:11)  sendo classificado com o Pai e o Filho.(1Co.12:4-6; 2Co.13:13; Mt.28:19; Ap.1:4).
c) Espírito de Cristo (Rm.8:9) Motivos:
1)Enviado em nome de Jesus(Jo.14:26);
2)Enviado por Cristo (Jo.4:10),que tamm batiza com Ele(Mt.3:11);
3)Sua missão glorifica Jesus (Jo.16:14);
4)Cristo presente na Igreja por Ele (não tomar o lugar de Jesus, mas fazê-lo real, tornando-o onipresente no mundo) Mt.18:20-Conexão entre Cristo e Espírito é tão íntima que se confunde:Crente em Cristo como no Espírito (Gl.2:20;Rm.8:9,10);
d)Consolador (Nos ajuda, ensina, guia e está conosco para enfrentar o mal (Jo.14:16)- Consolador-Parácleto,  no  grego-Nos  tribunais antigos,uamigo  era  chamado  para  eventualidades (Advocatus-latim), assistiam seus amigos por amor e consideração, ajudando nos sábios conselhos, amparando nas provas, dificuldades e perigos, sem recompensa ou remuneração.

O ESPIRITO SANTO FAZ DE FORMA INVISIVEL, O QUE JESUS FARIA DE FORMA VISIVEL

Jesus enviou Espírito mas é presente nEle(Mesmo nível).
CRISTO VIVE EM MIM - A vida de Jesus, sua natureza, sentimentos e virtudes são comunicados aos crentes, pelo Espírito Santo. Jesus continua agindo no céu nos defendendo do acusador dos irmãos e o Espírito Santo faz calar os acusadores da Igreja amada.
Não é o Cristo terreno que o Espírito comunica, mas o Cristo Celestial, reinvestido de poder e glória. A vida terrena de Jesus era pobreza (2Co.8:9), ganhou a riqueza da graça na cruz (Ef.1:7) e no trono assegurou sua riqueza de glória (Et.3:16)
Depois da ascensão ao Pai,enviou o Espírito Santo para comunicar as riquezas de sua herança e ensina mais do que Cristo ensinou, embora nEle.
e)Espírito Santo - Santo porque é o Espírito do Santo e a sua obra principal é a santificação. Jesus fez algo por s e em s, agora.
f) Espírito da Promessa Sua graça e poder são algumas das bênçãos prometidas no Antigo
Testamento. (Ez.36:7 e Joel 2:28);
g) Espírito da Verdade Veio revelar o filho, como intérprete celestial. abrindo a mente dos homens
para Cristo, guiando à verdade (Jo.16:13).
h)  Espírito  da  Graça  Dá  graça  ao  homepara  que  se  arrependa;  concede  podepara santificação perseverança    serviço   (Quem   se   afast dele s separ d misericórdi de Deus.(Hb.10:29; Zc.12:10);
i) Espírito da Vida Criador que preserva a vida natural (Rm.8:2; Ap.11:1); 1) Espírito de Adoção
(Rm.8:15)-Ele testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus.

3)Símbolos:
 (meramente descrevem suas operões adotados, devido a pobreza da linguagem humana.)
a) Fogo (Is. 4:4; Mt.3:1 1; Lc.3:16)-limpeza, purificação, intrepidez ardente, zelo produzido pela unção, pois o fogo aquece, ilumina, espalha-se e purifica (Jr.20:9);
b)Vento  (Ez.37:7-10;  Jo.3:8,At.2:2)-Obra  regeneradora  do  Espírito,de  maneira  misteriosa  e independente, penetrante, purificante e vivificante.
c) Agua (Ex. 17:6; Ex.36:25-27;47:1; Jo.3:5; 4:14; 7:38,39)-Fonte de água viva, mais pura, rio da vida inundando nossas almas, limpando a poeira do pecado, refrescando, saciando a sede, tornando frutífero o estéril, purifica o que está sujo e restaura a beleza. água vivacorrenteza que não está parada como a água fétida de cisternas e brejos; representa a novidade de vida, a cada dia.
d) Selo (Ef.1:13; 2Tm.2:1 9)-Expressa: Possessão - sinal seguro de propriedade divina (2 Tm.2:19; Ef.1:13; Ap.7:3); Penhor ou herança, garantia da glória vindoura; zelo pela impressão (Et4:30).
e) Azeite - (Símbolo mais comum e conhecido, simbolizando utilidade, frutificação, beleza, vida e transformação. Era usado para alimento, iluminação, lubrificação, cura e alívio da pele. Assim, o Espírito fortalece, ilumina, liberta, cura e alivia a alma.
f)  Pomba  -  Significa  brandura,  doçura,  amabilidade,  inocência,  suavidade,  paz,  pureza  e paciência.Tradução judáica:o Espírito pousou como pomba sobre as águas.(Gn.1:2)
A pomba que Noé soltou, simboliza a graça de Deus que achou ramo verde.(Gn.8:8)

4)No Antigo Testamento:Revelado de 3 Maneiras:
a)Criador ou smico-Manifesta-se pelas leis da natureza, que são evidências de sua presença e operação. Ele sustenta o homem, crente ou ímpio (Gn.2:7,Jó.33:4; Dn.5:23; At.17:28);
b) dinâmico ou doador de poder- Cria o homem para o Reino de Deus, em consagração. Duas Classes: Obreiros (homens de ação, organizadores e executivos) ex. Josué, Otoniel, José, Moisés, Gideão, Sansão; etc. e Locutores (profetas e mestres) Profetas: recebiam mensagens dDeus e entregavam ao Povo, poder que descia de tempos em tempos para mensagens não concebidas por suas mentes, que o distinguia dos falsos profetas (Ez.13:2)”profeta, indica inspiração, borbulhar- eloquência-(Jo.7:38). Expressões proféticas indicavam inspiração repentina e sobrenatural, de 3 formas: Origem: Deus derramou, s, deu, encheu com o Espírito aos profetas; Variedade:
O Espírito estava com eles, descansava neles e o tomava *lnfluêncía:
Estavam cheios, movidos, tomados pelo Espírito Santo que falava por eles.
O extase era um domínio espiritual profético, como arrebatamento de espírito (Ez.8:1-3,ls.6; Ap.1:10; At.22:17), semelhantes à experiência de ser batizado ou cheio com o Espírito-Impacto direto do Espírito Santo no espírito humano, onde a pessoa fica num estado estático.
c)Espírito Regenerador:Sua presença acentuada,destacada como bênção futura, com a vinda do Messias, reunindo 4 características:
*Operativo o acentuado-transformador da natureza humana, como presença santificadora que influencia o caráter(SI.51:11);
*Bênção futura - derramar geral do Espírito como fonte de santidade, sem precedentes, para purificar o coração do povo (bel 2:28-32),
Sobre toda a carne:sem distinção de idade, sexo ou posição;
*Conexão(vinda-Messias)-Ponto culminante do derramamento é a vinda do Messias-Rei, onde o Espírito Santo pousará com poder (Profeta Perfeito).
Messias é o doador do E.Santo.Cristo morre,é glorificado,parte e envia o consolador (Jo.16:7; Jo.7:39; Jo.12:23) * Características Especiais - Espírito pleno viria somente após obra do filho; seria dado universalmente e moraria permanentemente (Dom).Exceção Elias e Enoque-”cheiosdEle.
O Espírito de Deus é Deus em ação dentro de nós, sobre s ou em torno de s. É Deus operando, fazendo coisas acontecerem no mundo.
Não podemos ver o Espírito, mas podemos ver os resultados do seu poder. O Espírito de Deus estava presente quando o mundo foi criado.
Deus enviou seu Espírito para fazer coisas poderosas entre seu povo, Israel.
Mais tarde, Deus enviou seu Espirito quando Jesus viveu na terra e desde então o Espírito tem estado presente com os cristãos.

O ESPíRITO NO VELHO TESTAMENTO
A Bíblia usa a palavra "espírito" de três maneiras diferentes. É um vento de Deus, o sopro da vida e um espírito que enche uma pessoa com emoção forte e poder.

DESCRIÇÕES
No livro de Gênesis, foi o vento de Deus que fez com que as águas do Dilúvio parassem de subir (Gênesis 8:1).
Este mesmo vento de Deus soprou gafanhotos por todo o Egito (Êxodo 10:13) e enviou codornizes para os israelitas comerem (Êxodo 14:21).
Deus soprou vento de suas narinas para abrir as águas do Mar Vermelho de tal maneira que os israelitas pudessem atravessar em terra seca.
Em Gênesis 2:7, lemos que Deus criou o homem soprando Seu Espírito dentro dele. Os seres humanos têm vida por causa do sopro da vida , ou espírito que está dentro deles.
Através do seu Espírito, Deus é a fonte de toda a vida, tanto animal quanto humana.
No Velho Testamento o Espírito de Deus algumas vezes enchia as pessoas, fazendo com que elas dissessem ou fizessem coisas que normalmente não poderiam fazer, de modo a atender os propósitos de Deus.
As pessoas cheias do Espírito passavam a ter grande responsabilidade por causa do Espírito que estava dentro delas. Líderes eram reconhecidos por causa do Espírito dentro deles.
Em Juízes 3, O Espírito de Deus encheu um homem chamado Otniel.
Ele se tornou juiz e foi capaz de vencer uma guerra e manter a paz em Israel durante quarenta anos. O Espírito de Deus também encheu outros juízes tais como Gideão e Jefté.
Por causa do Espírito de Deus, eles foram capazes de conquistar seus inimigos. Algumas vezes, como no caso de Saul, Deus mandaria um espírito mau para preencher algm a fim de que seus planos se cumprissem (I Samuel 16:14-16; Juízes 9:23; I Reis 22:19-23).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIGNIFICADOS DO TABERNÁCULO!

O TABERNÁCULO, SÍMBOLO DO CÉU 1. INTRODUÇÃO                 O Tabernáculo era o  centro da vida religiosa  dos judeus no deserto e  base para o desenvol-vimento espiritual  do povo, isto é, ensinando-lhes um meio definido de buscarem a Deus, e nos primeiros séculos após a sua chegada a Canaã até à construção do Templo de Jerusalém. Para nós, hoje, a base para o nosso desenvolvimento espiritual é: a Bíblia, a igreja, Cristo e a vida dos apóstolos.                 Entre o lugar onde estava situado o Tabernáculo e o acampamento dos israelitas havia uma cerca de linho branco com mais ou menos 2,70 metros de altura, pendurada em pilares. Isso diz respeito à santidade de Deus.                 Foi erguido no deserto no 1º dia do 1º mês do ...

A DIVISÃO DOS DONS ESPIRITUAIS

Os 9 Dons do Espírito Santo Vamos dividi-los da seguinte maneira: Três Dons de  Revelação   (que revelam algo); Três Dons de  Poder  (que fazem algo); Três Dons    Vocais ou inspiracionais  (que dizem algo). 1° Três Dons deRevelação: - A Palavra da Sabedoria -A Palavra do Conhecimento -O Discernimento de Espíritos SABEDORIA O Dom da Sabedoria nos dá uma revelção da mente de Deus e trata do Futuro. (Gen.6:8-22)    Noé. ( História de Noé,destruição da Terra e    Construção da Arca) CONHECIMENTO O Dom do Conhecimento nos dá uma revelação das coisas do presente ou do passado. (Atos.9:10-11) Ananias vai até Saulo e ora por ele. (Apc.1:10-20) João tinha intimidade com Deus DISCERNIMENTO O Dom do Discernimento lida com espírito que existem na dimensão espiritual,quer ser Espírito Santo, espírito satânico ou espírito humano. (Atos.1:16-18) Paulo discerene o espírito da jovem adivinhadora 2° TRÊS DONS DE PODER: -O Dom da Fé; -Dom de Opera...

KAVOD E SHEKINAH

A Presença do Senhor enchia o  Santo dos Santos Ex 40:34-35 " Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o  tabernáculo ; De maneira que  Moisés  não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo." Quando a glória do Senhor desceu e encheu o tabernáculo pela primeira vez, deve ter sido um espetáculo temeroso. Deus se agradou do seu povo, não por causa da sua bondade, mas porque os seus pecados foram cobertos e eles um dia seriam pagos por Cristo um dia. Creio que o  sumo sacerdote  sentiu prazer de entrar na presença do Senhor no Santo dos Santos. A palavra hebraica para habitação ou presença de Deus é " Sh'cheenah " ou, como nós pronunciamos: Shekinah (Chequiná). O termo Shekinah era muitas vezes usado na palavra Deus. Na mente judaica, vinha do fato que Ele " habitou " ou " descansou " entre o seu povo, seja um indivíduo, uma tr...